O Pássaro Pintado, 2019 (por Peter P. Douglas)

Baseado no controverso livro homônimo, escrito em 1965 por Jerzy Kosiński, o longa-metragem “O Pássaro Pintado” (The Painted Bird, 2019), narra, em seus 170 minutos de duração, a jornada de um jovem garoto judeu (Petr Kotlár) enviado por seus pais para viver com a tia, mas que, após a morte dela, tenta voltar para casa, através de uma Europa Oriental devastada pela Segunda Guerra Mundial — uma sequência de encontros brutais que fariam qualquer pessoa reconsiderar a própria fé na humanidade.

Este épico dramático, quase sem diálogos e, em preto e branco, dirigido por Václav Marhoul, é o primeiro longa-metragem a usar uma linguagem intereslava, justamente para evitar que o público associe a história a um país específico. A narrativa é dividida em capítulos claros, cada um nomeado em homenagem ao personagem central da vinheta correspondente.

A palavra “angustiante” é praticamente obrigatória ao falar do filme. Nos primeiros cinco minutos, há uma cena gráfica de violência contra animais que funciona como um aviso: “se você acha isso pesado, prepare-se, porque só piora”. E piora mesmo. O filme é horrivelmente torturante, insuportavelmente peculiar e absolutamente comprometido em não oferecer nenhum alívio emocional (nem mesmo em seu final “feliz”).

Com um elenco cheio de rostos conhecidos (Julian Sands, Stellan Skarsgard, Udo Kier, Harvey Keitel), “O Pássaro Pintado” é um filme difícil: perturbador, cruel, perverso e angustiante. Mas também é, muito provavelmente, um lembrete brutal das dignidades fundamentais que sustentam o conceito de direitos humanos. É o tipo de obra que não quer ser “agradável”; quer ser necessária. E consegue.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *