A Coisa, 1985 (por Peter P. Douglas)

Quando uma gosma branca com textura macia começa a escorrer do chão em uma mina industrial, a primeira reação do homem é mergulhar o dedo e comer. Porque, claro, é assim que descobrimos alimentos desde a pré‑história: tentativa, erro e zero instinto de sobrevivência. Acontece que a tal coisa é gostosa — e os poderosos logo a transformam em uma nova sensação de sobremesa. Como toda coisa gostosa, há um porém: é viciante, cheia de micro‑organismos e transforma quem come demais em “zumbis”. Assim, cabe ao jovem Jason (Scott Bloom) e ao sabotador industrial Moe (Michael Moriarty) acabar com a tal coisa antes que ela acabe com todo mundo.

Dirigido pelo mestre dos filmes B, Larry Cohen, “A Coisa” (The Stuff, 1985) é a definição de clássico cult. Feito de forma desleixada, com atuações duvidosas, roteiro questionável e comentários sociais óbvios, o filme funciona graças aos efeitos práticos, ao humor seco e ao charme absurdo.

Os anúncios fictícios são o ponto alto, com o slogan “nunca é o suficiente” ganhando notoriedade fora do círculo dos fãs de terror cult. É uma crítica divertida às grandes corporações alimentícias, sugerindo que talvez Coca‑Cola e Pepsi não tenham exatamente nossos melhores interesses em mente.

Entre os personagens, não posso deixar de citar a adorável Nicole (Andrea Marcovicci) e, principalmente, Charlie Chocolate (Garrett Morris) que rouba a cena, entrando no filme com uma explosão de kung fu e abrindo caminho a socos por portas e “zumbis”. O protagonista Jason aparece menos, mas sua cena destruindo a prateleira de “The Stuff” no supermercado é deliciosa.

As cenas de ação também são ótimas, especialmente a do homem atacado por seu cachorro viciado em “The Stuff”. “Eu compro mais!”, ele grita antes de morrer — e o cachorro, sinceramente, parece tão decepcionado quanto eu fico quando acabam meus salgadinhos.

Cult do início ao fim, quem prefere terror menos irônico pode se decepcionar com “A Coisa”. É lento, barato, bobo e quase sem tensão. Como fã de terror cômico, adorei — mas não é para todos. Mas ainda hoje é uma ótima obra para fãs novos e antigos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *