
No começo dos anos 2000, uma série de filmes de aventura familiar e fantasia foram produzidos para gerar um entretenimento para toda a família. Entre eles, ‘’A Fantástica Fábrica de Chocolate’’, de 2005; ‘’Arthur e os Minimoys’’, de 2006; ‘’Os Seis Signos da Luz’’, de 2007 e, não menos importante, ‘’As Crônicas de Spiderwick’’, de 2008, foram alguns que marcaram a época e entraram no imaginário coletivo de muitas das crianças que cresceram nessa época. Em todos esses filmes, o telespectador entra em um mundo fantástico, na maioria das vezes, mágico, no qual o futuro do mundo depende exclusivamente de uma criança, protagonista da história. É um cenário bastante semelhante ao que encontramos em “Vinski – O herói invisível”, de 2021, o que faz dele um filme delicioso para se assistir com a família.
O longa filândes dirigido por Juha Wuolijoki se passa em uma pequena cidade que está sofrendo com roubos diários por um misterioso ladrão de luvas amarelas, que nem a polícia e nem as empresas de segurança privada conseguem deter. Lá vive Vinski, um garoto de 10 anos, que enfrenta bullying na escola e convive com uma mãe solteira atarefada e, por isso, se sente invisível perante a sociedade, família e colegas. Um dia, após se machucar, Vinski vai até a drogaria local, onde conhece um farmacêutico misterioso que lhe presenteia com um pó mágico capaz de tornar qualquer pessoa invisível e fazê-la atravessar paredes. Com essa habilidade e protegido pelo anonimato da invisibilidade, Vinski tenta se tornar o herói que a cidade precisa para acabar com a criminalidade.
Do ponto de vista narrativo, o filme tem uma estrutura simples que segue o passo a passo da Jornada do Herói, proposto por Christopher Vogler e Joseph Campbell. Desde a contextualização do mundo comum, o chamado da aventura, o encontro com o mentor (farmacêutico) até a etapa final, o retorno do herói ao mundo comum com a mensagem de conclusão da história: a importância de descobrir o valor próprio e da responsabilidade diante aos grandes dons. Por mais de seguir essa estrutura tradicional e, por isso, não ter grandes reviravoltas, o simples funciona bem e garante ritmo ao longa. Outro fator que ajuda muito na delimitação do ritmo do filme é uma trilha sonora bem trabalhada e a relação de amizade construída entre Vinski e o farmacêutico. Com diálogos cativantes entre os dois personagens, é demonstrado que os heróis não são apenas aqueles vistos por todos, mas aqueles que também são invisíveis perante a sociedade e que fazem a diferença por coragem, inteligência e generosidade.
Filme: Vinski – O Herói Invisível (Vinski ja näkymättömyyspulveri)
Ano: 2021
País: Finlândia
Gênero: Aventura familiar
Duração: 85 minutos
Direção: Juha Wuolijoki













