Documentário é um gênero da produção artística que tende a informar e representar, parcial e subjetivamente, uma realidade (não-ficcional), seja sobre pessoas, culturas, animais, etc.
O Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade – encontra-se em sua 29° edição e é sobre uma das produções apresentadas, neste ano de 2024, que iremos falar: “Verissimo”.
Verissimo, aborda os 15 (quinze) dias que antecederam o aniversário de 80 anos do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, completados em 2016.
A direção ficou por conta do carioca Angelo Defanti, que tem em seu currículo diversos curta-metragens, porém, sendo mais conhecido pelo filme “O Clube dos Anjos (2020)”, que por coincidência ou não, é adaptação do livro homônimo escrito pelo próprio Luis Fernando Verissimo em 1998.
Sobretudo Produção, Lacuna Filmes e Canal Brasil são os responsáveis pela produção do documentário, sendo de responsabilidade da Boulevard Filmes, Vitrine Filmes e Spcine a distribuição.
O elenco não era profissional, pois tratou-se dos integrantes da família do escritor, que aliás pareceram bem à vontade diante das câmeras, como o espectador poderá notar durante toda a obra.
Segundo comentários do diretor, a presença dele e de apenas outra pessoa na equipe foram o suficiente para manterem-se discretos, e praticamente passarem a ser vistos, pelos demais, como parte da paisagem da casa. Importante ressaltar que, a gravação se estendeu por 30 dias e o material bruto possuía 100 horas de filmagem que abrangiam os 15 dias anteriores e os 15 dias posteriores ao aniversário de 80 anos, obedecendo variações de horários.
A ideia original do diretor de retratar 30 dias da vida de Verissimo foi descartada no material final, permanecendo a primeira quinzena que antevia o aniversário, considerado o melhor momento de corte para história apresentada. Na verdade, 16 dias, pois, ainda adentra um dia após.
Durante os quase 90 minutos de duração, acompanharemos Verissimo realizando exercícios físicos simples, tomando café da manhã, brincando com sua neta e neto, escrevendo em seu computador, participando de entrevistas, interagindo com seus fãs, assistindo pela televisão os jogos de seu amado time do coração (Sport Clube Internacional de Porto Alegre), mas principalmente observaremos seu jeito introspectivo, ainda mais se comparado com o jeito de Lucia, sua extrovertida esposa.
No geral, pouco se fala de sua obra, mas muito se fala de sua importância e contribuição para cultura. Toda fragilidade daquele que é considerado um dos maiores cronistas nacionais é retratada. Você se sensibiliza com sua vulnerabilidade. Sinceramente, esperava pouco e acabei recebendo muito. Foi uma grata surpresa!
Publicado originalmente em https://www.pegaessanovidade.com.br/pega-essa-dica-verissimo/
Compartilhe