Ubisoft lança ferramenta de acessibilidade Open Source para desenvolvedores criarem experiências inclusivas para jogadores com daltonismo

Solução gratuita ajuda equipes a adotar design inclusivo desde o início

São Paulo, 14 de abril de 2025 – A Ubisoft acaba de anunciar, durante a Game Accessibility Conference, o lançamento do Chroma, um simulador de daltonismo em tempo real. Desenvolvido para aproximar a visão criativa da acessibilidade, o Chroma permite que desenvolvedores e criadores experimentem seus conteúdos sob a perspectiva de pessoas com daltonismo, promovendo um futuro mais inclusivo nos videogames e em outras formas de mídia. O melhor: a ferramenta está agora disponível gratuitamente em código aberto, facilitando a integração aos fluxos de trabalho e incentivando criações acessíveis desde o início.

A equipe de Controle de Qualidade da Ubisoft na Índia liderou o projeto do Chroma com foco em resolver desafios enfrentados por jogadores daltônicos e melhorar suas experiências. A solução nasceu de insights vindos das próprias equipes de desenvolvimento da Ubisoft, que identificaram pontos críticos e colaboraram ativamente na implementação. Desde a identificação do problema até a entrega da solução, o objetivo foi criar uma ferramenta que ajudasse os times a testar e desenvolver conteúdos mais inclusivos. Com contribuições de David Tisserand (Diretor de Acessibilidade) e Ian Hamilton (Consultor de Acessibilidade), foi desenvolvido um simulador de alta precisão que aplica filtros de daltonismo em tempo real, sem comprometer o desempenho. O Chroma utiliza o algoritmo Color Oracle, garantindo simulações confiáveis e condizentes com as deficiências visuais reais.

Ritu Chowdhary, diretora de controle de qualidade da Ubisoft, afirma“Na Ubisoft, tornar o Chroma uma ferramenta de código aberto é um compromisso com o futuro — onde acessibilidade não é apenas uma funcionalidade, mas uma mentalidade. O design inclusivo eleva a experiência de todos os jogadores. Tenho um imenso orgulho da equipe de Controle de Qualidade na Índia, que liderou esse projeto com propósito, confiança e paixão.”

Com o Chroma, criadores agora podem identificar e corrigir decisões de design que não atendam às diretrizes de acessibilidade voltadas ao daltonismo. A ferramenta permite avaliar a acessibilidade de jogos de maneira mais rápida e abrangente do que nunca. Desde o desenvolvimento de jogos e design de interfaces até arte digital, desenvolvimento de software e filmmaking, o Chroma oferece aos profissionais uma oportunidade inédita de criar com precisão e ainda mais empatia.

Jawad Shakil, Gerente de Projetos da área de Controle de Qualidade da Ubisoftdiz“O Chroma foi criado com um propósito claro — tornar a acessibilidade para daltonismo uma parte natural do processo criativo e de testes. A equipe superou desafios significativos durante o desenvolvimento, como questões de desempenho em tempo real e a escolha do algoritmo ideal para alimentar a ferramenta. Por meio da colaboração com especialistas em acessibilidade e ajustes baseados em feedbacks, foi possível criar uma solução sem lags ou imprecisões, tornando os testes de acessibilidade mais ágeis e eficientes. O Chroma é uma prova da inovação e dedicação da equipe, e já está transformando a forma como se pensa acessibilidade no design de games. Torná-lo open source é um orgulhoso passo rumo ao compartilhamento desse avanço com toda a comunidade.”

A partir de hoje, o Chroma está disponível como ferramenta de código aberto, e a Ubisoft convida desenvolvedores, profissionais de garantia de qualidade e controle de qualidade (QA/QC), artistas e defensores da acessibilidade de todo o mundo a utilizarem, aprimorarem e expandirem essa inovação.


Sobre a Ubisoft

A Ubisoft é uma desenvolvedora de universos dedicada a enriquecer a vida de jogadores com experiências de entretenimento originais e memoráveis. Os times da Ubisoft espalhados por estúdios e escritórios comerciais em todo o mundo trabalham para criar e desenvolver um portfólio imersivo e diversificado de games, com marcas como Assassin’s Creed®, Brawlhalla®, For Honor®, Far Cry®, Tom Clancy’s Ghost Recon®, Just Dance®, Rabbids, Tom Clancy’s Rainbow Six®, The Crew®, and Tom Clancy’s The Division. Por meio do Ubisoft Connect, os jogadores podem desfrutar de um ecossistema de serviços para aprimorar sua experiência de jogo, obter recompensas e se conectar com amigos em várias plataformas. Com o serviço de assinatura Ubisoft +, os usuários têm acesso a um catálogo crescente com mais de cem jogos e DLCs da Ubisoft. No ano fiscal de 2023-24, a Ubisoft registrou vendas globais de € 2,32 bilhões. Para saber mais, visite o site oficial.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *