Kerry divulga seu estudo Taste Charts deste ano, com as principais tendências de sabores de acordo com a demanda dos consumidores
![](https://casaldougkelly.com.br/wp-content/uploads/2025/01/kerry.png)
A Kerry, multinacional líder em nutrição sustentável, divulgou seu estudo Taste Charts 2025, uma ferramenta importante para apoiar os líderes de inovação do setor de alimentos e bebidas em todo o mundo. Já em sua 13ª edição, os gráficos de Taste Charts são uma ferramenta indispensável de insights sobre o consumidor, com cada previsão ancorada na realidade e voltada para a inovação. Esse ano, o destaque global é para os ciclos de vida dos sabores Cítricos e do Pistache.
O sabor é o elemento essencial e inegociável no desenvolvimento de alimentos e bebidas. Considerando que a América Latina inclui as regiões da América Central e do Caribe, a região Andina, região Cone Sul o Brasil e o México, observamos que a presença de frutas cítricas é predominante nas previsões de tendências de sabor para 2025. Existem 50 sabores cítricos em destaque, principalmente em bebidas frias e à base de água. Em paralelo, o Pistache segue evoluindo dentre novas criações em alimentos e bebidas no Food service, estabelecendo uma conexão interessante entre inovação e tradição.
Segundo Fernanda Fontolan, gerente sênior de Marketing Taste da Kerry para a América Latina, a edição deste ano traz uma seleção exclusiva de sabores e tendências, combinando insights globais com a experiência dos principais especialistas em sabores para ajudar as marcas a antecipar mudanças no mercado e criar produtos impactantes.
“O Taste Charts 2025 funciona como uma bússola para sabores, guiando a indústria com praticidade e inovação, oferecendo as informações necessárias para atender às expectativas dos consumidores e permitindo que as marcas se destaquem com inovações ousadas e sustentáveis. Além disso, permite antecipar tendências e implementá-las efetivamente em alimentos e bebidas, seja em produtos existentes que precisam ser modificados ou em novos produtos”, diz a executiva.
Pedro Tatoni, Gerente de Marketing da Kerry para Brasil e Cone Sul, reforça que Taste Charts é essencial para auxiliar no planejamento de lançamentos que atendam novas demandas, como sabores alcoólicos sem álcool, aromas frutados e herbais, ou até mesmo snacks com baixo teor de sal e açúcar. “Ajudar a superar os desafios dos fabricantes da indústria de alimentos e bebidas no próximo ano é o que impulsiona a realização deste extenso e detalhado estudo da Kerry. Os resultados, além de funcionarem como um mapa para os negócios, reforçam nosso principal objetivo, que é auxiliar na criação de produtos que os consumidores vão gostar e nos quais poderão confiar plenamente”, finaliza.
Pistache como o grande preferido
O “ciclo de vida do Pistache” está em plena ascensão porque esse é um sabor em destaque no Brasil. Nos últimos três anos, houve um crescimento de 8% nos lançamentos de produtos de pistache em todo o mundo e as buscas por pistache atingiram o seu pico no último mês de novembro, posicionando-o como um sabor indulgente desejado para as festas de fim de ano.
“Estamos observando uma reemergência do pistache, graças à tendência do fruto seco e do creme de pistache. De 2018 a 2024, houve um aumento constante nas buscas e, no ano passado, houve o maior número de buscas já registrado. É interessante salientar que, de 2019 em diante, tornou-se um sabor dominante e mainstream, algo como “popular”, em produtos doces, bem como emergente em bebidas quentes e lácteas, além de bebidas frias e à base de água”, pontua Tatoni. Segundo o estudo, Pistache aparece como um sabor emergente e em ascensão em todo o mundo.
“O Pistache está passando por um renascimento, aparecendo como creme, recheios e toppings em sobremesas, confeitos e até mesmo bebidas. Isso está sendo alimentado pela influência do entusiasmo nas redes sociais, acentuada pelo interesse do consumidor e por uma crescente apreciação pelo luxuoso perfil de sabor”, destaca Fernanda.
Reinventando os Cítricos
Laranja sanguínea, Yuzu, Limão Caviar, Pomelo, Limão Kaffir e Quincã – os dois últimos, frutos cítricos originários do Sudeste Asiático tropical e Sudeste da China, respectivamente –, estão difundindo a inovação de produtos com uma espécie de nova inspiração. Os sabores que cresceram no último ano estão se mostrando promissores e destaca-se uma variedade de cítricos únicos, como os já citados, mas também bálsamo de limão e tangerina.
Contudo, as tendências cítricas variam por região. Os sabores emergentes, como laranja sanguínea, yuzu, limão, pomelo, kaffir e kumquat, estão infundindo inovação nos produtos. Já no Brasil, as tendências de citrus atuais incluem sabores como Toranja, Torta de Creme de Limão, Limonada Rosa e Limão Siciliano.
Embora dominem o espaço das bebidas refrescantes, a evolução dos cítricos é notável. Eles estão agora adicionando dimensão e profundidade além das bebidas, criando um nicho nas tradições culinárias, doces diferentes e snacks salgados. Mesmo com os clássicos sabores cítricos especiais de Limão, Laranja e Lima continuando a dominar, o mercado permanece vibrante e emocionante com a chegada dessas novas variedades e aplicações.
Principais insights para os sabores do futuro no Brasil em 2025
- Os sabores em Savoury mais populares incluem Cream Cheese, Cogumelos e Mussarela de Búfala. Sabores emergentes incluem Alho Negro, Azeitona Preta e Atum. O Sweet Chili também está ganhando destaque, indicando um interesse crescente por sabores picantes.
- Sabores como Pistache, Cheesecake, Cupuaçu e Morango & Creme estão ganhando espaço no segmento Sweet. Além disso, sabores clássicos como Brigadeiro, Doce de Leite, Chocolate Amargo, Caramelo e Manga estão se destacando nos últimos 5 anos. O Speculoos, um biscoito com especiarias, emerge e está ganhando popularidade.
- Na categoria Salty Snacks, sabores tradicionais como Queijo, Presunto, Churrasco e Pizza estão sendo acompanhados por emergentes como Mel e Mostarda, Pepperoni, Ketchup, o doce e surpreendente Brownie, Costelinha com Limão, Cream Cheese, Alecrim e Camarão. Flamin’ Hot, altamente picante, está entre os sabores com maior crescimento no último ano.
- Na categoria de Beverages – Water & Cold, sabores como Pink Lemonade, Ginger Ale, Marula e Cupuaçu estão se destacando. Se consolidam os frutados como Manga, Goiaba e Tangerina. São emergentes o Vermouth e Bitters, além dos exóticos Flor de Sabugueiro, Pitaya e Hibisco.
- Entre as bebidas como chás, cafés, bebidas nutricionais, shakes, chocolate quente da categoria Beverages – Dairy & Hot, os sabores como Lavanda, Avelã e Café se destacam.
- Na categoria de Ingredientes, destacam-se Ginseng e Cacau (funcionais); Coentro e Cominho (alternativos); Chili e Pimenta Preta (multisensoriais); além das especiarias visuais Cravo, Casca de Laranja e Canela.
Sustentabilidade encontra a inovação
Alinhado com a missão da Kerry de nutrição sustentável, o estudo Taste Charts 2025 demonstra como o prazer e a responsabilidade social e ambiental podem se alinhar. Desde a redução dos níveis de sódio até a incorporação de perfis de sabor de lácteos provenientes de fontes sustentáveis, estas soluções refletem produtos que apoiam o bem-estar tanto das pessoas quanto do planeta.
Os Taste Charts de 2025 da Kerry estão disponíveis online e oferecem uma maneira imersiva de explorar as tendências globais de sabor. Quem consultar pode baixar o estudo com foco em Brasil e demais regiões do mundo, comparar sabores globais e mergulhar em insights personalizados para as suas necessidades de mercado.
Para experenciar e começar a explorar o futuro da inovação de sabor, visite Taste Charts 2025 clicando aqui.
Sobre os Taste Charts
Abrangendo 13 regiões globais, os Gráficos de Sabor 2025 categorizam sabores em quatro segmentos distintos — Mainstream, Key, Up & Coming e Emerging— enquanto mergulham em categorias alimentares e de bebidas cruciais, como Sweet, Savoury, Salty Snack, Beverages – Dairy & Hot e Beverages – Water & Cold. Esta hierarquia ajuda profissionais do setor de alimentos e bebidas a identificar quais sabores estão no auge, ganhando atenção, e quais apresentam novas oportunidades de diferenciação. Uma exploração interativa das tendências globais de sabor de Taste Charts 2025 da Kerry está mais responsivas do que nunca, oferecendo aos profissionais uma maneira dinâmica de explorar as tendências globais de sabor. Através da ferramenta interativa, as marcas podem:
- Explorar Tendências Globais: Comparar sabores entre regiões para identificar tendências emergentes e estabelecidas.
- Baixar Taste Charts Regionais: Acessar gráficos regionais adaptados a sub-regiões específicas e obter insights mais profundos sobre as preferências do mercado local.
- Comparar Sabores Globalmente: Identificar e acompanhar os sabores e ingredientes que mais crescem e aprender como os sabores globais estão influenciando os mercados regionais.
Sobre a Kerry
A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. São 30 anos de transformações e crescimento na América Latina em jornada de sucesso que continua a evoluir. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um melhor impacto para o planeta. Nossas principais percepções do consumidor, equipe global de RD&A de mais de 1.100 cientistas de alimentos e extensa presença global nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável e alcançaremos mais de dois bilhões de consumidores com soluções de nutrição sustentável até 2030. Para obter mais informações, visite Kerry.com
Compartilhe