Telecine lança sessão ‘Filme para Sentir’ e oferece alívio emocional ao espectador

Marca inaugura sessão nos canais da TV paga após identificar que os consumidores desejam ter controle sobre as emoções na hora do entretenimento

‘Instinto Materno’, com Anne Hathaway, foi classificado pela curadoria do Telecine com a emoção ‘surpresa’ e é um dos filmes que ilustra a campanha de marca. Foto:divulgação

Em outubro, o Telecine traz uma grande novidade na programação: a sessão ‘Filme para Sentir’, que a partir do dia 14 de outubro vai ao ar às segundas-feiras, às 22h, em seus seis canais de TV. A nova faixa deixa claro para os espectadores quais sensações cada título desperta — funcionando como um ‘spoiler emocional’. A partir de uma curadoria especializada, o Telecine pretende proporcionar conforto, alívio emocional e controle da ansiedade aos assinantes, que agora podem escolher como querem se sentir antes de decidirem o que assistir na TV ou no streaming. A sessão foi criada após pesquisas de comportamento encomendadas pela marca identificarem nos consumidores de filmes o desejo de controle sobre os sentimentos na hora do entretenimento. A novidade faz parte do conjunto de ações da campanha ‘Filmes para Sentir’, que apresenta em peça institucional as obras e emoções destacadas pelo Telecine. Assista ao vídeo.

As emoções usadas para classificar os filmes (apaixonado, relaxado, alegre, eletrizado, surpreso, emocionado, intrigado, nostálgico, assustado) também podem ser encontradas em listas no catálogo do streaming, disponíveis no Globoplay, no Prime Video Channels e nas plataformas digitais das operadoras de TV paga.

Confira ao final do texto o serviço completo das primeiras exibições da sessão ‘Filme Para Sentir’.

Pesquisas 

Encomendadas pelo Telecine e desenvolvidas pelo Coletivo Tsuru, Umanità e Instituto Quantas, as pesquisas ‘Gêneros e Emoções’, ‘Jornada do Consumidor de Filmes’ e ‘Filmes e Séries: o protagonismo do tempo’ analisam de que formas assistir a um filme ou série pode oferecer alívio emocional e controle da ansiedade aos consumidores, principalmente no contexto de aumento dos níveis de estresse da população brasileira* após a pandemia de Covid-19, que gerou um consumo excessivo de telas e impulsionou o estado de hiperconectividade. No comparativo entre diferentes formatos de entretenimento (filmes, séries, notícias, programas de TV, esportes, novelas e reality shows), os filmes levaram a melhor, com 97% dos entrevistados** afirmando que assistem a pelo menos uma produção fílmica por semana. 

Entre os benefícios de filmes para o controle de ansiedade, os consumidores declararam preferência pelo formato por apresentar, a curto-prazo, narrativas com começo, meio e fim; ao contrário de uma série, por exemplo, que exige uma dedicação maior de tempo para ser concluída. Outra diferença apontada pela pesquisa é que muitos sentem que filmes são mais focados na trama, enquanto nas séries a ênfase está nos personagens, que vivem diversas situações em diferentes arcos narrativos ao longo da trama. Dessa forma, a percepção geral é de que séries estão mais conectadas com a realidade, enquanto filmes são uma fuga desta.

Para a maioria dos respondentes da pesquisa, os filmes proporcionam uma oportunidade para desconectar-se das preocupações diárias e explorar emoções de maneira confortável, através de histórias que permitem uma forma de relaxamento e ajudam as pessoas em seus desafios internos com uma perspectiva renovada. Nesse contexto, Daniela Evelyn, head de inteligência de mercado do Telecine, conta que 74% dos entrevistados afirmam que assistir a um filme traz uma sensação similar à de fazer uma sessão de terapia. 

“O estudo nos levou a perceber que o filme reforçou seu lugar como momento de fuga da realidade, em meio a uma transformação digital que foi responsável por um avanço de 10 anos em menos de dois anos de isolamento. É importante entender como esse contexto de aceleração tecnológica sem precedentes influencia nosso comportamento e nossas escolhas. Assistir a um filme, hoje, vai além do simples entretenimento, é um momento de introspecção e renovação em que a arte oferece um espaço para o espectador se desligar temporariamente das demandas da vida diária”.

A pesquisa completa está disponível para consulta na Plataforma Gente, da Globo.


Sessão ‘Filme Para Sentir’

Toda segunda-feira, na faixa das 22h, nos Telecine Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult. 

  • ‘Sem Remorso’ (Eletrizado)

No Telecine Premium, dia 14, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do GloboplayPrime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: John Kelly, um SEAL da Marinha, segue um caminho para vingar o assassinato da sua esposa apenas para se encontrar dentro de uma conspiração maior.

Diretor: Stefano Sollima

Elenco: Michael B. Jordan, Jodie Turner-Smith, Jamie Bell

  • ‘Blitz’ (Eletrizado)

No Telecine Action, dia 14, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do GloboplayPrime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Quando um serial killer, chamado de “The Blitz”, começa a assassinar policiais pela cidade, o sargento Brant e o oficial Nash precisam achar o suspeito e prendê-lo.

Diretor: Elliott Lester

Elenco: Aidan Gillen, Jason Statham, Paddy Considine

  • ‘O Baile dos 41’ (Intrigado)

No Telecine Touch, dia 14, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do GloboplayPrime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Ignacio se casou com a filha do presidente do México, mas esconde um segredo que causa escândalo na sociedade: frequenta um ambiente onde homens usam roupas femininas.

Diretor: David Pablos

Elenco: Alfonso Herrera, Emiliano Zurita, Mabel Cadena

  • ‘Babe, O Porquinho Atrapalhado’ (Nostálgico)

No Telecine Fun, dia 14, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do GloboplayPrime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Na fazenda do sr. Hogget, todos os animais vivem em harmonia, cada um ocupando seu devido lugar. A exceção é Babe, um porquinho órfão que acredita ser um cão pastor.

Diretor: Chris Noonan

Elenco: Chistine Cavanaugh, James Cromwell, Miriam Margolyes

  • ‘Trolls 3: Juntos Novamente’ (Alegre)

No Telecine Pipoca, dia 14, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do GloboplayPrime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Poppy descobre que Tronco fazia parte de uma famosa boyband com seus quatro irmãos. Agora, os dois embarcam numa jornada para salvar um deles de um sequestro.

Diretor: Tim Heitz, Walt Dohrn

Elenco: Anna Kendrick, Justin Timberlake, Kenan Thompson

  • A Salvação’ (Eletrizado)

No Telecine Cult, dia 14, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do GloboplayPrime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Em 1870, John mata o assassino de sua família. Logo, ele vira alvo do irmão do criminoso, líder da gangue local. Agora, John precisa lutar pela sua sobrevivência.

Diretor: Kristian Levring

Elenco: Eva Green, Jeffrey Dean Morgan, Mads Mikkelsen

Compartilhe