CINEMATECA BRASILEIRA realiza sessão especial do documentário SEM PENA, de Eugênio Puppo
Exibição gratuita acontece no dia 02 de outubro, às 20h, seguida de debate com o diretor do filme, a produtora executiva Marina Dias, a crítica Cultural e professora Rita von Hunty e a escritora e ensaísta da Iniciativa Negra, Juliana Borges
No dia 2 de outubro de 2024, quando se completam 32 anos do Massacre do Carandiru, a Cinemateca Brasileira sediará uma exibição especial do documentário Sem Pena, acompanhada de um debate. O evento marca os 10 anos do lançamento do longa, que foi eleito Melhor Filme pelo Júri Popular no 47º Festival de Brasília e Melhor Documentário do Ano pela Crítica no 41º Sesc Melhores Filmes. A obra revela as falhas do sistema de justiça brasileiro e levanta questões sobre injustiças, seletividade e a cultura do medo, estimulando reflexões sobre como essa lógica contribui para o aumento da violência e a “porta-giratória” do sistema.
Após a exibição, será realizado um debate com o diretor do filme, Eugenio Puppo; a idealizadora e produtora executiva, Marina Dias; além de especialistas que vão explorar como o documentário continua relevante e revisitar suas discussões no contexto atual, comentando as mudanças ocorridas na última década. O evento não apenas celebrará a trajetória da obra, mas também fomentará diálogos críticos sobre o estado atual do sistema penal brasileiro.
SEM PENA
Sinopse: Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente. Eleito Melhor Filme pelo Júri Popular no 47º Festival de Brasília e Melhor Documentário do Ano pela Crítica – 41º Sesc Melhores Filmes.
Direção: Eugenio Puppo
Ano: 2014
Cromia: Colorido
Duração: 88 minutos
País: Brasil (SP)
Idealização: Eugenio Puppo e Marina Dias
Produção Executiva: Eugenio Puppo, Hugo Leonardo, Marina Dias e Paula Sion de Souza Naves
Realização: Heco Produções e Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD)
Classificação indicativa: 12 anos
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão