Sessão especial do doc SEM PENA, de Eugênio Puppo, na Cinemateca Brasileira (rel)

CINEMATECA BRASILEIRA realiza sessão especial do documentário SEM PENA, de Eugênio Puppo

Exibição gratuita acontece no dia 02 de outubro, às 20h, seguida de debate com o diretor do filme, a produtora executiva Marina Dias, a crítica Cultural e professora Rita von Hunty e a escritora e ensaísta da Iniciativa Negra, Juliana Borges

No dia 2 de outubro de 2024, quando se completam 32 anos do Massacre do Carandiru, a Cinemateca Brasileira sediará uma exibição especial do documentário Sem Pena, acompanhada de um debate. O evento marca os 10 anos do lançamento do longa, que foi eleito Melhor Filme pelo Júri Popular no 47º Festival de Brasília e Melhor Documentário do Ano pela Crítica no 41º Sesc Melhores Filmes. A obra revela as falhas do sistema de justiça brasileiro e levanta questões sobre injustiças, seletividade e a cultura do medo, estimulando reflexões sobre como essa lógica contribui para o aumento da violência e a “porta-giratória” do sistema.

Após a exibição, será realizado um debate com o diretor do filme, Eugenio Puppo; a idealizadora e produtora executiva, Marina Dias; além de especialistas que vão explorar como o documentário continua relevante e revisitar suas discussões no contexto atual, comentando as mudanças ocorridas na última década. O evento não apenas celebrará a trajetória da obra, mas também fomentará diálogos críticos sobre o estado atual do sistema penal brasileiro.

SEM PENA
Sinopse: Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente. Eleito Melhor Filme pelo Júri Popular no 47º Festival de Brasília e Melhor Documentário do Ano pela Crítica – 41º Sesc Melhores Filmes.
Direção: Eugenio Puppo
Ano: 2014
Cromia: Colorido
Duração: 88 minutos
País: Brasil (SP)
Idealização: Eugenio Puppo e Marina Dias
Produção Executiva: Eugenio Puppo, Hugo Leonardo, Marina Dias e Paula Sion de Souza Naves
Realização: Heco Produções e Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD)
Classificação indicativa: 12 anos


CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

Horário de funcionamento

Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h

Salas de cinema: conforme a grade de programação.

Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)

Sala Oscarito (104 lugares)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

Compartilhe