Série protagonizada por Matheus Nachtergaele, “Chabadabadá” estreia no Canal Brasil

Baseada em crônicas do jornalista cearense Xico Sá, produção aborda complexidades dos relacionamentos atuais. Os seis episódios vão ao ar no dia 27 de setembro 

Matheus Nachtergaele e Hermila Guedes. Fotos: Victor Jucá

“Chabadabadá”série protagonizada por Matheus Nachtergaele, estreia no Canal Brasil na sexta-feira, dia 27 de setembro, às 21h, em formato de maratona com seis episódios em sequência. Dirigida por Tuca Siqueira e Júlia Moraes e escrita por Anna Carolina Francisco, a produção se passa no Recife e conta a história do jornalista e cronista Quincas (Matheus Nachtergaele), que foi deixado pela sua mulher e se vê perdido. Enquanto tenta se recuperar, ele conhece Joana (Hermila Guedes), mas tem dificuldade de se permitir e encarar de frente suas emoções. Nesse processo de mudanças e descobertas, Quincas esbarra em histórias de amores e desamores que inspiram crônicas e despertam reflexões sobre a complexidade dos relacionamentos no mundo contemporâneo que forçam o protagonista a rever sua masculinidade.

“Quincas é um cara sensível e moderno, mas um pouco egocêntrico, pensa muito no trabalho e é um macho em construção para um novo mundo, onde as mulheres já são outras e as sexualidades transitam mais livremente. Ele é um cara com muitas aventuras ainda pela frente até aprender a amar. Ele é adulto, mas não está adulto para amar. E parece que a gente está vivendo muito isso agora, temos que reaprender como que ama, como não ama. Quincas é o narrador da história, como um cronista, e mostra sua própria aventura amorosa com as suas mulheres, mas há outros personagens do Recife, de diferentes idades, cores e sexualidades, também tentando amar. É um grande quebra-cabeça de pessoas tentando aprender a amar”, reflete Matheus Nachtergaele.

A história é baseada em crônicas do livro homônimo do jornalista e escritor cearense Xico Sá e traz no elenco nomes como Hermila Guedes, Aura do Nascimento, Mário Sérgio Cabral, Maycon Douglas e Mohana Uchôa. Todos os episódios estarão disponíveis no Globoplay+Canais na data da estreia.  

Na história, Quincas (Matheus Nachtergaele) é um homem de meia idade que divide seu tempo entre o trabalho, os amigos e termina todas as noites no bar. Nessa rotina sequenciada e sem rumo, o cronista não consegue falar sobre seus sentimentos e dar atenção à companheira Rita (Laís Vieira), que o abandona. Sem entender o que aconteceu e sem saber como lidar, ele procura desabafar com amigos e desconhecidos e começa a se interessar por outras mulheres, como Joana (Hermila Guedes), por quem se apaixona, mas não sabe gerenciar o sentimento.

Quincas também se depara com relacionamentos conturbados de pessoas ao seu redor. Essas vivências o inspiram a escrever crônicas que despertam reflexões sobre as complexidades das relações no mundo atual. Na série, seu personagem busca dialogar e questionar o espectador, em uma quebra da quarta parede, olhando com frequência para a câmera. Dessa forma, ele também revê seus próprios comportamentos e atitudes.

“Em ‘Chabadabadá’ a quebra da quarta parede tem a ver com uma tradição do cinema que eu sempre fiz com o diretor Cláudio Assis. Quincas e a história com seus amores vão costurar todos os episódios da série. Cada protagonista, quando está no seu episódio de protagonismo, olha para a câmera. É como se fosse um direito que o protagonista do episódio tem: romper a ficção e falar com as pessoas. A quebra da quarta parede é muito teatral quando nós, de certa maneira, combinamos e sabemos que aquilo não é verdade, que é ficção e vamos continuar juntos. Também acredito que a quebra da quarta parede seja um ganho de confiança, quanto ao exercício, tanto para o ator como para a plateia. É legal ver como cada ator faz isso, com que intenção e com que grau de coragem e por que”, explica o ator.

A série tem seis episódios com duração de 30 minutos cada e aborda diversas temáticas que envolvem relacionamentos. No primeiro episódio, Quincas (Nachtergaele) sofre uma desilusão amorosa, é abandonado por sua companheira e passa os próximos dias entre bares e na internet. No segundo capítulo, ao conhecer a médica veterinária Joana (Hermila Guedes), ele se debruça em sua história e tenta enxergar uma segunda chance para o amor. Mafê (Aura do Nascimento) também vira uma companhia fiel do protagonista em um chat online.

No terceiro episódio, Quincas tenta ajudar seu melhor amigo Leandro (Mário Sérgio Cabral), que está sendo traído pelo marido. As dificuldades do “empreendedor das ruas” Kléber (Maycon Douglas) também são tema de um dos episódios. Assim como a decepção de Laura (Mohana Uchôa), amiga de Joana (Hermila), que tenta não desistir do amor. O sexto e último episódio traz uma reviravolta para Quincas e Joana.

SOBRE OS PERSONAGENS

Quincas (Matheus Nachtergaele)

Com quase 50 anos, Quincas passa a maior parte dos seus dias como se ainda tivesse 20. Nascido no sertão de Pernambuco, se mudou para Recife e se encantou pela função de cronista no jornalismo. Com humor e lirismo, descreve uma situação, um gesto ou um olhar das formas mais inusitadas, um dom que faz Quincas se destacar entre as mulheres. Ao longo da vida, ele teve casamentos e separações, mas não se permite entrar em contato com suas emoções. Assim, muitas vezes, encontra na bebida o escape para elas.

Joana (Hermila Guedes)

Nascida e criada no Recife, Joana se mudou para São Paulo para cursar medicina veterinária aos 18 anos. Após voltar para Pernambuco, se dividiu entre o cuidado com a mãe e a clínica que abriu. Depois que a mãe faleceu, aos 40 anos, Joana volta a cultivar um antigo sonho: continuar seus estudos no exterior. É justamente nesse momento que conhece Quincas. Dedicada e tímida, ela é quase o oposto dele e a diferença como o cronista enxerga a vida é um desafio para o relacionamento.

Mafê (Aura do Nascimento)

Aos 19 anos, Mafê se reconhece como uma pessoa trans. Ela cursa a faculdade de psicologia e tem como foco estudar comportamento, sexualidade e performance. Para pagar as contas e ajudar a mãe, Mafê trabalha em um site de conteúdo adulto, atendendo clientes on-line, realizando desejos e – na maioria das vezes – conversando com almas solitárias em busca de companhia. 

Leandro (Mário Sérgio Cabral)

Companheiro de Quincas no jornal e nos bares, Leandro tem 35 anos e, desde a juventude, tem duas paixões: a fotografia e Pietro, seu marido. Eles moram juntos, mas não negam que a rotina se tornou entediante. Leandro é o ouvido amigo e, muitas vezes, a voz da razão nas loucuras de Quincas, mas ele precisará de ajuda após descobrir que Pietro arranjou um amante.

Kléber (Maycon Douglas)

A vida nunca foi fácil para Kléber. Ele se divide entre vários bicos, como entregador de comida, vendedor ambulante, entregador de panfleto ou o que vier. Um empreendedor das ruas, como ele mesmo gosta de dizer. Seu sorriso desmancha apenas quando Jéssica, a jovem por quem tem uma quedinha há meses, se recusa a sair com ele. 

Laura (Mohana Uchôa)

Em seus mais de 30 anos, Laura cresceu ouvindo histórias sobre como as músicas do maior cantor romântico do Brasil, Francisco Ferro, marcaram o relacionamento de seus pais. Casados há quase 40 anos, os dois são o modelo de relacionamento que Laura almeja, sem sucesso. Amorosa e sempre ansiosa para agradar, Laura se mete em uma roubada atrás da outra na busca por um companheiro. 

ELENCO

Matheus Nachtergaele – Quincas

Hermila Guedes – Joana

Mário Sérgio Cabral – Leandro

Laís Vieira – Rita

Rubem Santos – Ailton

Aura do Nascimento – Mafê

Ludmila Lopes – Duma

João Vigo – Roberto

Bruno Parmera – Pietro

Maycon Douglas – Kleber

Hilda Torres – Dolores

Mohana Uchoa – Laura

Gheuza Sena – Carmem

Arthur Canavarro – Leo

Auricéia Fraga – Mãe de Quincas

Inês Maia – Carla

“Chabadabadá” – INÉDITO

Horário: Sexta, 27/09, às 21h

Rebatida: Domingo, 29/09, às 18h

Classificação: 16 anos

Direção: Tuca Siqueira e Júlia Moraes

Sinopse: Baseada no livro homônimo de Xico Sá, a série “Chabadabadá” acompanha as desventuras de Quincas, um cronista de meia idade que se vê perdido após ser abandonado por sua mulher. Pelas ruas do Recife, ele esbarra em histórias de amores e desamores que inspiram crônicas e despertam reflexões sobre a complexidade dos relacionamentos no mundo contemporâneo. Quincas se depara com uma realidade onde seu comportamento já não cabe mais e, em meio a risos, lágrimas, chifres e álcool, é forçado a rever sua masculinidade.

Compartilhe