Salão de Baile: This Is Ballroom (por Peter P. Douglas)

            Salão de Baile (This is Ballroom, 2023), longa-metragem documental nacional, distribuído pela Retrato Filmes, estreia, oficialmente, nos cinemas brasileiros, a partir do dia 05 de dezembro de 2024, com classificação indicativa 14 anos e 94 minutos de duração, dirigido e roteirizado por Juru e Vitã.

            O documentário acompanha uma “ball” (baile), onde os participantes têm a liberdade de explorar novas possibilidades de expressão, de identidade e gênero, além de exercitar seus potenciais artísticos. Durante o evento, várias modalidades de competição ocorrem, incluindo moda, beleza, dança, música e desfile.

            É um registro ao vivo de um pequeno baile realizado em 2022 em Niterói, nos arredores do Rio de Janeiro, e uma história do movimento Ballroom no Brasil, incluindo entrevistas com as principais personalidades de algumas casas brasileiras.

            Para os não iniciados, o ponto central do Ballroom Movement é a criação de um espaço seguro para pessoas queer multirraciais. Este é um tempo e lugar em que as leis da sociedade normal não se aplicam. Assim, o Ballroom se torna um lar, um hospital e uma igreja.

            O Ballroom se organiza em Houses (Casas) que competem em categorias de performance, com regras muito rígidas. Por exemplo, Queens podem ser “cortadas” ou eliminadas porque não seguiram as regras rígidas de uma performance, independentemente de quão talentosas elas sejam.

            As Casas também são literalmente lares onde os seus membros vivem juntos como uma família. Cada Casa tem uma Mãe que preside seus Filhos. Muitas dessas Crianças foram exiladas de suas famílias naturais por não se identificarem com o gênero que nasceram. As Casas Americanas geralmente levam nomes de marcas de moda famosas. As Casas Brasileiras têm títulos como Casa de Alafia, Casa de Blyndex, Casa de Cosmos, Casa de Imperious, Casa de Mamba Negra, para citar algumas.

            Na metade do longa, uma briga irrompe e somos lembrados de que nem tudo é paz e amor no movimento Ballroom. Para o público leigo, é oferecido um glossário didático, explicando termos e conceitos relacionados à cultura Ballroom, o que facilita a compreensão e a imersão do público no universo retratado.

            Em Resumo, “Salão de Baile: This Is Ballroom”, é um documentário fascinante e quase acadêmico em sua abordagem, oferecendo uma visão detalhada desse universo, onde o público é confrontado com momentos de drama e emoção reais.

Compartilhe