Kleber Mendonça Filho comenta a sessão especial do filme.

Vencedor de quatro prêmios no Festival de Cannes e selecionado para diversos festivais internacionais, “O Agente Secreto” ganhou sessão especial no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira, 7. O longa foi apresentado ao presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva, que conferiu a produção em primeira mão ao lado da primeira-dama Janja, da Ministra da Cultura Margareth Menezes, da secretária do audiovisual Joelma Gonzaga, e convidados.
Embalada pelo frevo, com performance do grupo pernambucano Guerreiros do Passo, a sessão foi acompanhada por parte da equipe responsável pelo filme, incluindo os vencedores dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator em Cannes, Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura. Também estiveram presentes Alice Carvalho, Carlos Francisco, Tânia Maria, a produtora Emilie Lesclaux, o diretor assistente Leonardo Lacca, e a distribuidora Silvia Cruz. A comitiva levou ainda a Palma de Ouro de Melhor Direção, recebida em Cannes.

“Como artista e cidadão brasileiro, foi uma honra ser recebido no Palácio da Alvorada pelo Presidente Lula e pela primeira dama Janja. Apresentamos “O Agente Secreto”, uma produção brasileira feita com recursos públicos e privados do Brasil, em coprodução com a França, Alemanha e Holanda. Esse filme irá representar o Brasil em quase 100 países como produto brasileiro e tem sido reconhecido artisticamente no exterior. Acredito que o líder de uma nação como o Brasil valorizar brasileiras e brasileiros trabalhadores da Cultura e que colaboram com um sentido de cidadania e de identidade é uma prova prática de Democracia. Grato à Ministra da Cultura Margareth Menezes, à frente de um Ministério que havia sido extinto há poucos anos, trazido de volta por esse governo que entende a importância da produção artística brasileira. Obrigado Vitrine Filmes. Grato ainda pela excelente projeção e som do Cine Alvorada, uma das salas de cinema mais belas que eu já tive a sorte de visitar. Obrigado Oscar Niemeyer!,” declarou Kleber Mendonça Filho.

Organizada pela equipe do Ministério da Cultura — a ministra Margareth Menezes, o secretário-executivo do MinC Márcio Tavares, e a secretária do audiovisual Joelma Gonzaga —, a sessão foi marcada por momentos vibrantes. Além da apresentação do grupo Guerreiros do Passo, que levou o frevo e a cultura pernambucana para o Palácio da Alvorada, Tânia Maria, que brilhou em “Bacurau” e volta a estrelar um longa de Kleber Mendonça Filho em “O Agente Secreto”, assistiu ao filme pela primeira vez na noite de ontem. Já a atriz Alice Carvalho homenageou Preta Gil em seu figurino, com foto da cantora ao lado de Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte — estado em que nasceu.

Seleção para o NYFF e Festival de Brasília
Antes de chegar ao circuito comercial brasileiro, no dia 6 de novembro, “O Agente Secreto” segue recebendo sessões especiais no Brasil e no mundo. Nesta semana, o filme foi anunciado como parte da programação do 63º Festival de Cinema de Nova York e como o longa de abertura do Festival de Brasília, que em 2025 completa 60 anos. As primeiras sessões públicas no Brasil, que ocorrem no dia 10 de setembro, no Cinema São Luiz e no centenário Cinema do Parque, tiveram seus ingressos esgotados em menos de um minuto no último dia 4. A produção também integra a “Special Presentations” do Festival de Toronto, onde faz sua première canadense em setembro.
Anteriormente, o longa esgotou todas as sessões de pré-estreia em Portugal, após passar também pelo Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia, Festival de Cinema de Sydney, na Austrália, e pelos festivais franceses Cinéma Paradiso Louvre – com exibição gratuitamente e ao ar livre nos jardins do Museu do Louvre – e Cannes, onde fez sua estreia mundial e garantiu os prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho; Melhor Ator, para Wagner Moura; Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).
Neon anuncia data de estreia nos Estados Unidos
Na última semana, a Neon, distribuidora responsável pelo lançamento de “O Agente Secreto” nos Estados Unidos, divulgou que o longa inicia sua carreira no circuito norte-americano no dia 26 de novembro, quando chega aos cinemas de Nova York. No dia 5 de dezembro, entra em cartaz também em salas de Los Angeles, e, posteriormente, amplia seu alcance para todo o território dos EUA.
O filme tem estreia confirmada em 94 países das Américas do Norte e Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.
Ambientado no Recife de 1977, “O Agente Secreto” chega oficialmente aos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro, e ganha sessões especiais e antecipadas já em setembro e outubro. O longa é um thriller político, que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Candido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas. A produção é assinada por Emilie Lesclaux, e é uma coprodução com a CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha), e conta com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes. Internacionalmente, será lançado pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).















