Operação Natal (Red One, 2024), longa-metragem estadunidense de comédia e ação, distribuído pela Warner Bros, estreia, oficialmente, nos cinemas brasileiros, a partir do dia 07 de novembro de 2024, com classificação indicativa 12 anos e 124 minutos de duração.
Reúne o diretor Jake Kasdan com seu protagonista de Jumanji (2017), Dwayne Johnson, este último como Callum Drift, o chefe de segurança do Polo Norte, que está prestes a se aposentar quando o Papai Noel sarado de J.K. Simmons – codinome: Das Neves – é sequestrado dois dias antes da véspera de Natal. Com a ajuda do lendário rastreador e “Nível 4 da Nefasta Lista” Jack O’Malley (Chris Evans), Callum visita algumas lendas folclóricas de Natal que ganham vida, como o Krampus de Kristofer Hivju e a Grila de Kiernan Shipka, a bruxa de Natal.
O elenco repleto de estrelas também inclui Lucy Liu como a diretora Zoe Harlow, uma substituta de Nick Fury para este universo mitológico e Bonnie Hunt como Mamãe Noel, além de Mary Elizabeth Ellis como Olivia.
O longa apresenta muitas sequências de ação para a dupla de protagonistas, um pouco para Liu e embora o Papai Noel esteja inconsciente na maior parte do filme, ele faz um parkour no telhado magnífico, depois que o Natal é finalmente salvo.
O dilema definitivo de travesso versus bonzinho assume uma perspectiva mais sutil, ensinando às crianças que elas não são somente a soma de seus atos travessos, e que nunca é tarde demais para ser bom, uma lição aprendida por Jack e seu filho Dylan (Wesley Kimmel).
A produção investe em efeitos visuais de qualidade, criando um universo mágico e divertido. As sequências de ação são bem coreografadas e dinâmicas, proporcionando momentos de adrenalina para o público. Porém, a história, embora divertida, é previsível em muitos momentos, com clichês comuns a filmes de ação e comédias natalinas. A construção dos vilões deixa a desejar, com motivações pouco claras. Além disso, tenta equilibrar a ação com o humor e o espírito natalino, mas por se levar a sério demais, essa mistura não se encaixa.
Em resumo, “Operação Natal”, carrega uma mensagem positiva sobre a importância da família, da amizade e do espírito natalino, mas peca em seu roteiro e no fato de tentar conciliar ação e humor de maneira agradável. O filme é uma boa opção para quem busca uma diversão leve e despretensiosa durante as festas de fim de ano, mas não espere uma obra-prima cinematográfica, e dificilmente, cumprirá a promessa de seus idealizadores de ser o início de uma franquia.
Compartilhe