Oito projetos brasileiros de ficção são selecionados para o Serial Bridges Rio

De 30 de setembro a 4 de outubro, workshop reunirá showrunners e produtores para uma semana de treinamento com mentores internacionais. Melhor projeto será apresentado no Series Mania 2025, o maior festival de séries do mundo

O Series Mania Institute, da França, acaba de divulgar a lista final com os oito projetos selecionados para a segunda edição do workshop Serial Bridges Rio 2024. Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, o concorrido programa reunirá, na sede da Firjan, oito duplas representando algumas das mais importantes produtoras brasileiras de audiovisual para uma imersão no mercado internacional de séries. Ao final da semana, a dupla que apresentar o melhor pitching será premiada e participará do Series Mania Forum 2025, em Lille, na França – maior evento do mundo exclusivamente dedicado a obras seriadas. O Serial Bridges Rio 2024 tem apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Riofilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura; da Embaixada da França no Brasil e do Projeto Paradiso; em parceria com o Festival do Rio/RioMarket, SICAV e Firjan. A realização é do Series Mania Institute

Os projetos selecionados foram: “Dog Walker”, da Beirada Produções (RJ), com participação da dupla João Hombeeck e Milla Monteiro; “Labirinto”, da Muritiba Filmes (Curitiba), com Mano Cappu e Juliana Sakae; “Ligações Perigosas”, da Indústria Imaginária (RJ), com Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Nauenberg; “Mulher de Ferro”, da Sanuto Produções (RJ), com Jarsom Wayans e Emanuele Cristina Sanuto Barbosa Mendes; “Picolé, Pintinho e Pipa”, da Black Pen Filmes (RJ), com Gustavo Melo e Mariana Veil; “Tornando-se Tarsila”, da Gullane Entretenimento (SP), com Janaína Tokitaka e Ana Saito; “A Verdadeira História de Pedro”, da Ocean Films (Florianópolis), com Aleksei Abib e Analu Bambirra; e “Os Guardiões”, da Cinefilm (SP), com Fernanda Senatori e Mariana Nunes. Todos os projetos têm roteiros originais para 1ª temporada. 

O objetivo do Serial Bridges Rio 2024 é proporcionar aos participantes uma imersão no mercado internacional de séries, com mentores da área de roteirização, como Eszter Angyalosy e Camila Agustini, além de especialistas no mercado europeu de coproduções, como Steve MatthewsGuillaume Pommier e Jerômine Ader (veja abaixo as biografias)

O Serial Bridges Rio 2024 terá coordenação de Pierre Ziemniak, diretor do Series Mania Institute, e a delegação institucional é composta por Jérémie KesslerAmélie LeenhardtDelphyne Besse e Juliett Lécuyer. Durante o programa, os selecionados terão a oportunidade de fortalecer suas habilidades dramatúrgicas e  aprimorar técnicas e ferramentas para compreensão de sistemas de financiamento internacionais.  

Mentores:

Eszter Angyalosy é roteirista e consultora de roteiros baseada na Hungria. Ela lidera os estudos no prestigiado Torino Series Lab e colabora como tutora e palestrante em diversos laboratórios e oficinas internacionais de roteirização, como Eureka Series, Serial Eyes, Internationale Filmschule Köln e Stowe Story Labs, nos Estados Unidos. Ela é também uma das fundadoras da Joyrider, uma empresa internacional de desenvolvimento e produção de TV. Sua obsessão por contar histórias tem guiado sua carreira: começou na indústria do livro em 2008 antes de transitar para a TV como editora de histórias na HBO Hungria em 2015. Deixou a empresa em 2018 e começou a trabalhar como escritora e consultora freelancer. Seus créditos na escrita incluem, entre outros, o romance jovem-adulto “Wonderland”, publicado em 2015; o documentário original da HBO “Divas” (2021); o curta-metragem premiado “Last Chance” (2022), sua estreia como diretora; e a série de comédia policial “Frust”, dirigida pelo vencedor do Oscar Danis Tanović, que será lançada ainda este ano.

Camila Agustini é roteirista e consultora de roteiros luso-brasileira, graduada pela EICTV (Cuba). É coautora do filme “Manas,” dirigido por Marianna Brennand (Festival de Cinema de Veneza, Prêmio DirecEng, Giornate Degli Autori, 2024). Criadora e roteirista principal de “Amar É Para Os Fortes” (Amazon Studios). Criadora e roteirista de uma série de TV para a Globoplay, que está atualmente aguardando a liberação para produção. Supervisora de roteiro em “Levante”, dirigido por Lillah Halla, premiado com o Prêmio Fipresci no Festival de Cinema de Cannes 2023, e que ficou entre os seis filmes pré-selecionados para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar®️ 2025 de Melhor Filme Internacional. Sob a supervisão de Guillermo Arriaga, escreveu o roteiro para “Um Lobo Entre os Cisnes”, um longa-metragem dirigido por Marcos Schetchman e Helena Varvaki.

Consultora de roteiro para diversos laboratórios (Produire au Sud, ICAU, Incubadora Paradiso, Sesc Argumenta, Nuevas Miradas, PanoramaLab, etc.) e para filmes como “Menarca” (Lillah Halla, Semaine de la Critique, Cannes, 2020), “Greta” (Armando Praça, Berlinale, 2019), “Batalha de Shangrilá” (Severino Neto, 2019), “Mar de Dentro” (Dainara Toffoli, 2021), “Sansón” (Pavel Quevedo, 2021), entre outros. Programadora do FRAPA e do FRAPA [LAB], o principal festival de roteiros na América Latina. Jurada do Emmy Internacional em 2022. Professora na EICTV e Cena15 (o laboratório mais importante para o desenvolvimento de projetos de longa-metragem e séries de TV no Nordeste do Brasil). Trabalhou no desenvolvimento de projetos transmedia na TV Globo (Brasil), onde também atuou como analista de projetos para cinema e séries de TV.

Especialistas:

Guillaume Pommier é atualmente Co-diretor de Distribuição da Federation. Depois de obter (dolorosamente) seu bacharelado, ele rapidamente abandonou a universidade e começou a trabalhar desde cedo. Iniciou sua carreira no ramo de distribuição há doze anos na Newen Distribution (que atualmente integra o grupo TF1). Ele então ingressou no Lagardère Studios (adquirido pela Mediawan desde então) e foi contratado pela Federation há cinco anos.

Jeromine Ader é graduada em Direito e tem mestrado em Negócios, ambos em Londres. Iniciou sua carreira na distribuição francesa na Gaumont e passou seis anos na Superprod, vendendo internacionalmente conteúdo infantil. Hoje, como Gerente de Vendas Internacionais na Federation, gerencia a distribuição de conteúdos de múltiplos gêneros, incluindo ficção, conteúdo infantil e filmes em mercados globais.

Steve Matthews é o Executivo de Parcerias de Conteúdo na Banijay Entertainment, onde atua como um facilitador chave no processo de desenvolvimento de produção do grupo, apoiando a busca por oportunidades de coprodução em todo o alcance da empresa e, de maneira geral, expandindo a pipeline de negócios e parcerias criativas, principalmente no setor de drama. Matthews ingressou na Banijay Entertainment vindo da HBO Europa, onde atuou mais recentemente como VP, Produtor Executivo de Roteiros, tendo se juntado à empresa em 2014. Nesse cargo, ele colaborou com equipes locais na Europa Central, Espanha e Países Nórdicos para liderar o desenvolvimento de séries originais e minisséries, além de adaptações internacionais. Ele trabalhou em produções, incluindo “Pustina”, “Umbre”, “Blinded By The Lights”, “Uspjeh”, “The Sleepers”, “Foodie Love”, “Gösta”; e especificamente no portfólio da Banijay, “30 Coins (Pokeepsie)”, “Beforeigners (Rubicon)” e “Beartown (Filmlance)”.

https://seriesmania.com/institute/serial-bridges-rio

Compartilhe