
Dirigido por Gabriel Mascaro (“Boi Neon” e “Divino Amor”), “O Último Azul” (“The Blue Trail”, em inglês) acaba de conquistar o Urso de Prata, do Grande Prêmio do Júri, na 75ª edição do Festival de Berlim.Também conhecido como Berlinale, o festival é considerado um dos maiores eventos cinematográficos do mundo ao lado do Festival de Cannes e do Festival de Veneza. Para a cerimônia de premiação, neste sábado (22), no Berlinale Palast, estiveram presentes Mascaro, Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, os produtores Rachel Daisy Ellis e Sandino Saravia Vinay, além de outros integrantes da equipe. Todd Haynes (“Carol”, “Longe do Paraíso”) foi o presidente do júri da competição oficial deste ano. Mais cedo, durante a premiação dos júris paralelos à competição principal, Mascaro conquistou dois prêmios: o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost.
“Muitos filmes que me inspiraram como cineasta estrearam aqui [na Berlinale]. Quero expressar minha mais profunda gratidão ao júri por confiar este prêmio ao meu filme. Ele existe graças à dedicação de muitas pessoas que trabalharam duro para transformar este sonho em realidade. ‘O Último Azul’ fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para encontrar um novo significado na vida”, ressaltou Gabriel Mascaro ao receber o Urso de Prata.
Denise Weinberg destaca a potência do cinema nacional: “Estamos muito, muito felizes com esse Urso de Prata e alavancando o cinema brasileiro depois de anos de trevas. Somos capazes, sim, somos criativos, sim. Temos de levantar nossa autoestima e continuar resistindo!!!”
Rodrigo Santoro complementa: “Quando o cinema brasileiro independente recebe um reconhecimento dessa relevância, a maior vencedora é a nossa cultura. É emocionante representar o Brasil num filme que nos convida a reeducar o olhar para um tema tão urgente.”
A produtora Rachel Daisy Ellis comenta a importância da temática do filme e celebra o prêmio. “Estamos todos vibrando depois do reconhecimento do filme pelo Júri oficial. Conquistar o Grande Prêmio do Júri é muito especial. ‘O Último Azul’ ganhou os corações do público e da crítica aqui e sinto que isso é apenas um começo. Temos ouvido muita gente falando da importância do filme como símbolo da rebelião contra sistemas que tendem a marginalizar os idosos. É um filme que nos faz acreditar na força da humanidade e na possibilidade de realizar nossos sonhos e viver com dignidade apesar de sistemas opressores”.
Além disso, Rachel enfatiza a diversidade da equipe do longa: “É muito lindo receber esse reconhecimento em um momento tão especial do cinema brasileiro. Esse filme reuniu pessoas do norte, nordeste, sudeste e sul do Brasil, além do Chile, México e Holanda”.
O Prêmio do Júri Ecumênico (Ecumenical Jury Prize) é concedido ao diretor cujo filme retrata ações que estejam de acordo com os Evangelhos ou que sensibilizaram os espectadores por sua temática espiritual, humana ou social. “Eu venho de um país onde temos enfrentado esses desafios sobre a aceitação de diferentes perspectivas e religiões. Estou muito emocionado em ver todos unidos pelo cinema, pela arte e diversidade. Estou muito feliz por ter conquistado esse prêmio!”, relatou Gabriel.
Já o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost (Berliner Morgenpost Reader’s Jury Award) é concedido pelos leitores do jornal Berliner Morgenpost, cujo júri é composto por 12 membros, que premiam um dos filmes na competição oficial. Segundo os votantes, “‘O Último Azul’ aborda a idade, a liberdade, a autodeterminação e amizade em um mundo distópico e hostil de um jeito alegre e colorido. Uma joia de esperança.” Mascaro agradeceu a cada um dos membros do júri e destacou: “É muito especial receber o prêmio do público e das pessoas que realmente se envolvem, leem o jornal e participam das atividades de imprensa. Para mim é muito importante receber esse tipo de feedback de vocês, que são apaixonados por cinema e filmes. Isso dá vida ao nosso filme. Muito obrigada!”.
Protagonizado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás no elenco, o longa é situado na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza (Denise), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo. O filme foi extremamente aplaudido durante a estreia mundial na Berlinale, no dia 16 de fevereiro. Uma aventura sobre resistência e amadurecimento ao longo dos rios da Amazônia, “O Último Azul” tem previsão para chegar aos cinemas brasileiros ainda em 2025, com distribuição da Vitrine Filmes.
Mascaro já esteve na Berlinale em 2019, quando “Divino Amor” foi exibido na Mostra Panorama. “O Último Azul” é o primeiro filme brasileiro a competir pelo Urso de Ouro desde 2020. Anteriormente, o Brasil venceu o prêmio com “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, que também recebeu o Urso de Ouro de Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro, e “Tropa de Elite” (2008), de José Padilha.
Com produção da Desvia (Brasil) e Cinevinay (México), em coprodução com a Globo Filmes (Brasil), Quijote Films (Chile), Viking Film (Países Baixos), e distribuição da Vitrine Filmes no Brasil, “O Último Azul” foi produzido por Rachel Daisy Ellis (“Boi Neon”, “Rojo”) e Sandino Saravia Vinay, produtor associado de “Roma”, de Alfonso Cuarón, e coprodutor dos filmes anteriores de Gabriel Mascaro.
Crítica internacional é só elogios ao filme
O Screen Daily destaca a atuação de Denise Weinberg: “Performance vencedora da veterana dos palcos e telas brasileiras, Denise Weinberg”.
Para o The Hollywood Reporter, é “um deslumbrante filme de estrada aquático que transforma a Amazônia em uma fuga mágica do exílio para a liberdade”.
A Variety ressalta: “Situado entre a ficção científica e a fábula, ‘O Último Azul’, do diretor Gabriel Mascaro, encontra um farol de otimismo dentro de sua própria visão distópica do futuro”.
O Deadline diz que “(…) em ‘O Último Azul’, o diretor [Gabriel Mascaro] mergulha mais profundamente nos personagens, explorando especificamente o brilho do que significa conseguir se desprender de uma suposta ideia de utilidade e viver o momento”.
Para o Cineuropa, “Denise Weinberg faz um trabalho incrível ao dar vida a todas as nuances de Tereza, uma personagem absolutamente adorável, cercada por personagens coadjuvantes muito bem escritos, no qual cada um deles poderia facilmente ter seu próprio filme.
Filme já foi adquirido por mais de 15 países
De acordo com a Variety, a Lucky Number, empresa responsável pela comercialização internacional de “O Último Azul”, já vendeu o longa para diversas distribuidoras estrangeiras. São elas: Alemanha (Alamode), França (Paname), Benelux (Imagine), Espanha (Karma), Suíça (Xenix), Portugal (Nitrato), Suécia (Triart), Dinamarca (Camera), Noruega (Arthaus), Países Bálticos (A-One), Polônia (Aurora), República Tcheca e Eslováquia (Film Europe), Ex-Iugoslávia (MCF Megacom), Bulgária (Beta), Hungria (Mozinet), Israel (Lev), Austrália e Nova Zelândia (Palace), Indonésia (Falcon).
Além disso, há negociações com distribuidores dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Oriente Médio, Turquia, Grécia e Ásia. No México, a distribuição é da Pimienta.
SINOPSE
Tereza tem 77 anos, reside em uma cidade industrializada na Amazônia e recebe um chamado oficial do governo para residir numa colônia habitacional compulsória onde idosos devem “desfrutar” de seus últimos anos, permitindo que a juventude produza sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, Tereza embarca numa jornada pelos rios e afluentes para realizar um último desejo que pode mudar seu rumo para sempre.
ELENCO PRINCIPAL
Denise Weinberg (Tereza), Rodrigo Santoro (Cadu), Miriam Socarrás (Roberta) e Adanilo (Ludemir)
DEMAIS INTEGRANTES DO ELENCO
Rosa Malagueta (Esmeraldina), Clarissa Pinheiro (Joana), Dimas Mendonça (Ivan), Daniel Ferrat (Bruno), Heitor Lóris (Daniel), Rafael Cesar (Dalson), Isabela Catão (Vanessa), Daniela Reis (Junia), Diego Bauer (Genivaldo), Aldenor Santos (Marinheiro da porta clandestina), Tony Ferreira (Arlindo), Karol Medeiros (Michely), Erismar Fernandes (Orla), Júlia Kahane (Karoline), Robson Ney (Eliseu), Luana Brandão (Natalia), Ítalo Rui (Paula), Amanda Costa (Nina), Ítalo Bruce (Pedro), Matheus Sabbá (Pastor TV), Paulo Queiroz (Felix), Wallace Abreu (Marcos), Jôce Mendes (Leila), Rhuann Gabriel (Romario), Arthur Gabriel (Jansen), Maria Alice (Cleide), Ana Oliveira (Patricia), Maurício Santtos (Crupiê), Klindson Cruz (André), Isadora Gibson (Massagista)
FICHA TÉCNICA
PRODUÇÃO: Desvia (Brasil), Cinevinay (México)
COPRODUÇÃO: Globo Filmes (Brasil), Quijote Films (Chile), Viking Film (Países Baixos)
PRODUTORES: Rachel Daisy Ellis, Sandino Saravia Vinay
COPRODUTORES: Giancarlo Nasi, Marleen Slot
DIRETOR: Gabriel Mascaro
ROTEIRISTAS: Gabriel Mascaro, Tibério Azul
CINEMATOGRAFIA: Guillermo Garza AMC
EDIÇÃO: Sebastían Sepúlveda, Omar Guzmán
MÚSICA: Memo Guerra
FINANCIAMENTO: Ancine FSA, BRDE, SUAT, Funcultura, Banco do Brasil, EFICINE, Actinver, Focine/Foprocine, Fondo de Fomento Audiovisual, Ibermedia, Hubert Bals/ Netherlands Film Fund/ Fundo de coprodução Brasil-México
MARKETS/PITCHING: Cinemart, IFC
DISTRIBUIÇÃO: Vitrine Filmes
GABRIEL MASCARO | Diretor
Gabriel Mascaro (1983) é diretor e roteirista brasileiro baseado em Recife, Brasil, mais conhecido por seus filmes “Boi Neon” (Veneza, 2015), “Divino Amor” (Sundance, 2019) e “Ventos de Agosto” (Locarno, 2014). Seus longas receberam mais de 50 prêmios internacionais e “Boi Neon” foi destacado no Top 10 Melhores Filmes de 2016 pelo The New York Times. No mesmo ano, Mascaro teve uma retrospectiva no Lincoln Center em Nova York. “O Último Azul” é seu filme mais recente, selecionado para a Competição na Berlinale 2025.
DENISE WEINBERG | Tereza
Premiada atriz brasileira, Denise Weinberg recebeu, em 2016, o Prêmio APCA de Melhor Atriz de Teatro com a peça “Testamento de Maria”. Em 2006, ganhou o prêmio Shell de melhor atriz pela peça teatral “Oração Para um Pé de Chinelo” e, também, o prêmio APCA pela mesma montagem. No cinema, a atriz ganhou três prêmios pelos filmes “BMW Vermelho” (2001) de Eduardo Ramos, “Quase Nada” (2000) de Sergio Resende e “Em Nome do Pai” (2000), curta-metragem de Julio Pessoa.
Algumas peças que atuou no teatro foram “Os Imortais”, “As Criadas”, “A Dança final”, “Da possibilidade da alegria no mundo”, “Álbum de Família”, “Outono, Inverno”, “Anna Weiss”, “Oração para um pé de chinelo”, “Arsênico e alfazema”, “As lágrimas amargas de petra Von Kant”, “O Acidente”, “A serpente”, “Navalha na carne”, entre outras. Na TV, estreou na série “Alice” do canal HBO. Atuou ainda nas séries “Maysa – Quando Fala o Coração”, “Dalva e Erivelto – Uma Canção de Amor” da Rede Globo. Participou também na terceira temporada da série ‘Psi’, da HBO, pela qual foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Emmy Internacional 2018.
Atuou na telenovela “ Amor eterno amor”, na série “A Teia” e, mais recentemente, na novela “Éramos Seis”, todas da Rede Globo. Últimos papéis no cinema foram nos filmes “Greta”, “Meu Amigo Hindu”, “De Pernas Pro Ar 2 e 3”, “Super Nada”, “De Pernas Pro Ar”, “Salve Geral”, “Linha de Passe”, “Onde Anda Você?”, “My Father – Rua Alguém, 5555”, “Lost Zweig”, “Lara”, “Em Nome do Pai (curta-metragem)”, “Quase nada”, “Mauá – O Imperador e o Rei”, “Guerra de Canudos”.
RODRIGO SANTORO | Cadu
Nascido em 1975, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Rodrigo Santoro é ator e dublador. Com mais de 30 anos de carreira, esteve em cerca de setenta projetos audiovisuais, sendo mais da metade produções internacionais. Sua atuação em longas como “Bicho de Sete Cabeças” (2000), de Laís Bodanzky, “Abril Despedaçado” (2001), de Walter Salles, e “Carandiru” (2003), de Hector Babenco, lhe rendeu diversas premiações em festivais pelo mundo e abriu espaço para estrelar projetos fora do país. Em 2004, foi laureado com o prêmio Trophée Chopard do Festival Cannes.
Depois de participar de filmes como “As Panteras, Detonando” (2003) e “Simplesmente Amor” (2003), passou a dividir sua carreira entre projetos nacionais e internacionais, como as séries de televisão “Lost” (2006 a 2007), a superprodução “300” (2006) e “300: A Ascensão do Império” (2014), “Westworld” (2016 a 2020 na HBO), “O Tradutor” (2018), entre dezenas de outros. Em 2008, Rodrigo chegou a competir com dois filmes diferentes ao mesmo tempo pela Palma de Ouro no Festival de Cannes: “Che, O Argentino” e “Leonera”.
Seus trabalhos recentes no audiovisual nacional foram a série sucesso de público “Bom Dia, Verônica” (2024 na Netflix), os longas “7 Prisoneiros” (2021), de Alexandre Moratto, que teve sua estreia mundial no Festival de Veneza; “Turma da Mônica – Laços” (2019), de Daniel Rezende e a animação “Arca de Noé” (2025), maior projeto de animação do Brasil e inspirado na canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
Depois de 8 anos, Rodrigo volta ao Festival de Berlim como parte do elenco de “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, selecionado para a Mostra Competitiva do evento. Entre os próximos projetos estão os longas “Corrida dos Bichos”, de Fernando Meirelles e Ernesto Solis, e “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende, adaptação do livro homônimo do escritor português Walter Hugo Mãe.
ADANILO | Ludemir
O ator indígena Adanilo é um fenômeno. Com apenas 33 anos, está vivendo uma ótima fase de trabalhos seguidos na TV e no cinema em sua carreira. À espera do lançamento do filme argentino “Eureka”, do diretor Lisandro Alonso, o ator já participou do início da novela Renascer, da TV Globo, em que interpretou o personagem Deocleciano na juventude. Além disso, integrou o elenco do longa Noites Alienígenas, lançado em 2022, dirigido por Sérgio de Carvalho e multipremiado no Festival de Gramado daquele ano.
Em 2024, ele volta ao centro dos holofotes no novo folhetim das 19h da TV Globo, na novela Volta por Cima interpretando o sagaz Sidney, um motorista de busão, pagodeiro, bate-bola e cheio de xaveco!
DESVIA | Produtora
Desvia é uma produtora Brasileira independente fundada em 2010 pelo diretor Gabriel Mascaro e pela produtora e diretora Rachel Daisy Ellis. O foco da empresa é a produção de conteúdo para o cinema que pesquisa narrativas inovadoras. A produtora tem uma ampla experiência em coprodução internacional e seus filmes têm sido lançados nos mais importantes festivais do mundo (Cannes, Veneza, Locarno, Toronto, San Sebastian, IDFA, Roterdã, Berlim) e distribuídos internacionalmente.
GLOBO FILMES | Coprodutora
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’ e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.
VITRINE FILMES | Distribuidora
Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.
Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário “Amigo Secreto” (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento.
A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515 mil espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação “Perlimps”, de Alê Abreu, o vencedor do Festival de Gramado, “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que fez mais de 80 mil espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023.
Compartilhe