Principal festival de documentários do mundo exibe a primeira sessão do longa sobre o multi-instrumentista Hermeto Pascoal no dia 17 de novembro
O documentário “O Menino d’Olho d’Água”, sobre o multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal, faz sua estreia mundial neste domingo, 17, no IDFA 2024 (International Documentary Film Festival Amsterdam), um dos mais importantes festivais de documentários do mundo. Dirigido por Lírio Ferreira e Carolina Sá, o longa integra a mostra Luminous, que se dedica a exibir títulos de estilos diferenciados.
Antes de seu lançamento mundial, o filme também teve seu primeiro trailer nacional (confira aqui) e cartaz internacional divulgados.
“O Menino d’Olho d’Água” é uma produção da Coqueirão Pictures e se debruça sobre vida e obra do icônico músico brasileiro Hermeto Pascoal, focando em três diferentes recortes: uma performance recente de Hermeto, aos 88 anos, que capta sua genialidade artística em pleno vigor; uma exploração de suas lembranças de infância no sertão de Alagoas, revelando a origem de suas influências musicais; e uma conversa intimista com o artista, em que ele compartilha sua música e reflexões sobre seu processo criativo. A produção foi viabilizada pelo Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e tem estreia prevista no canal no primeiro semestre de 2025.
SINOPSE
Na música de Hermeto Pascoal, quando nos deparamos com a complexidade harmônica e destrinchamos suas inúmeras camadas, o que se revela é uma sonoridade assombrosamente simples, que remete diretamente à sua infância, no sertão alagoano, na cidade de Olho d’Água Grande. O filme é construído a partir de três pilares: um registro atual de um show de Hermeto Pascoal na plenitude dos seus 86 anos, um mergulho na sua infância e nas suas memórias afetivas e uma entrevista com ele, que produz o que ele faz de melhor: música.
FICHA TÉCNICA
Direção: Lírio Ferreira e Carolina Sá
Roteiro: Lírio Ferreira e Carolina Sá
Empresa produtora: Coqueirão Pictures
Produção: Diogo Dahl
Produção executiva: Maria Fernanda Miguel
Fotografia: Loiro Cunha
Montagem: Cao Guimarães
Trilha sonora: O Grivo
Desenho de som: O Grivo