(Uma releitura teatral baseada na obra de Guimarães Rosa)
O Diabo na Rua no Meio do Redemunho (2023), longa-metragem nacional dramático, distribuído pela Filmes do Estação, estreia, oficialmente, nos cinemas brasileiros, no dia 15 de agosto de 2024, com classificação indicativa 18 anos e 127 minutos de duração.
Alguns meses após a estreia do filme “Grande Sertão” de Guel Arraes, os cinéfilos brasileiros terão a oportunidade de apreciar uma nova versão cinematográfica da obra “Grande Sertão: Veredas” do escritor Guimarães Rosa.
Essa nova versão, dirigida por Bia Lessa, trata-se de um projeto inovador que compartilha apenas duas semelhanças com a adaptação anterior de Guel Arraes. A primeira é a presença de Caio Blat (reprisando seu papel como Riobaldo, o jagunço dividido entre dois bandos rivais, apaixonado pelo misterioso Diadorim) e Luisa Arraes (que anteriormente deu vida ao personagem que se torna a obsessão de Riobaldo, mas que agora assume múltiplos papéis, incluindo uma interpretação de Riobaldo).
A segunda similaridade é a influência teatral em ambas as produções. Porém, a atual versão representa essencialmente a transposição da obra teatral já encenada (tendo a própria Bia Lessa como diretora) para o formato de vídeo.
Com recursos financeiros limitados, a obra opta por não utilizar cenários elaborados ou locações externas, preferindo valer-se de técnicas cênicas tradicionais para criar a ambientação. Essas técnicas incluem o uso de tecidos e objetos que simulam outros itens, como armas ou seres vivos, uma prática comum no teatro. O talento do elenco é o foco principal, com atores habilidosos que dão vida a personagens e cenários, transformando-se em animais ou objetos de fundo enquanto os protagonistas atuam à frente. Esse método remete ao treinamento fundamental de atores, onde exercícios de transformação são um elemento básico da formação artística.
Em resumo, “O Diabo na Rua no meio do Redemunho” pode não ser do agrado de todos os públicos, visto que as decisões artísticas da diretora podem restringir o público-alvo, sendo possivelmente mais apreciado por profissionais do teatro, especialmente aqueles envolvidos nas atividades complementares do projeto. Para o público em geral, a fidelidade aos diálogos literários e a aproximação com a estrutura de uma peça teatral podem resultar em uma experiência desafiadora.
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