Nova versão de “Grande Sertão: Veredas” ganha trailer, cartaz e data de estreia

Estrelado por Caio Blat e Luiza Lemmertz, o filme terá lançamento com oficinas e palestras

Uma novíssima adaptação do clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, o filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, com direção de Bia Lessa, estrelado por Caio Blat (Riobaldo) e Luiza Lemmertz (Diadorim), ganha trailer e cartaz. O filme terá um lançamento diferenciado nos cinemas a partir do dia 15 de agosto, com distribuição da Filmes do Estação, dentro do projeto Mãos à Obra, que é apresentado pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de incentivo à Cultura. O título do longa-metragem é uma das frases mais famosas do livro, que narra a trajetória do jagunço Riobaldo, enfrentando seus demônios em guerras pelo Sertão mineiro. A produção do longa foi realizada pela produtora 2+3 Produções, em coprodução com a Globo Filmes, Canal Brasil, RioFilme, 2+2 Comunicações e em associação com: Quanta, Effects Film e O Grivo. O lançamento do filme se desdobrará no projeto Mãos à Obra, nas cidades – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, São Luis, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre -, onde serão promovidos encontros com a diretora e o elenco e serão desenvolvidas diversas atividades em torno do universo de criação do filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”. O projeto consiste em apresentação do making of da peça dirigida por Bia Lessa, do documentário premiado “Onde Nascem as Ideias”, de Carolina Sá e da projeção do filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, em teatros, cinemas ou espaços educacionais, além de palestras, debates e oficinas sobre o tema. As palestras abordarão diferentes aspectos da obra de Guimarães Rosa, como sua linguagem, temáticas, além de explorar o processo criativo de Bia Lessa. As oficinas, por sua vez, oferecerão oportunidades de aprendizado e experimentação para os participantes. Os debates, as palestras, as oficinas e exibições do making of e do documentário serão gratuitas.

O filme fez sua estreia mundial no Festival do Rio 2024 e em seguida participou de diversos festivais nacionais e internacionais como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2023, a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, o Festival du Cinéma Brésilien de Paris, a Mostra Cinebrasil Berlim e o Panorama Brasileiro do Cine en El Kirchner e exibição na Universidade de Yale.

“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” é o resultado de um longo trabalho de Lessa com a literatura de Guimarães Rosa. Bia Lessa diz: “Este filme vem do desejo de dialogar com a linguagem cinematográfica da mesma forma que Guimarães estabeleceu um diálogo com a língua portuguesa escrita e oral.” Primeiro, ela fez uma exposição no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com textos do autor. Depois, transformou o livro em peça de teatro, com a parceria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em montagem de enorme sucesso de público e de crítica, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio, no SESC, em São Paulo e em várias capitais brasileiras. E, durante a pandemia, entre 2020 e 2022, retrabalhou as histórias de Riobaldo, desta vez para o cinema, com os mesmos atores da peça. O elenco reúne Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes, Leonardo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Lucas Oranmian, Daniel Passi, Elias de Castro e Balbino de Paula.

Na tela do cinema, os atores transitam por um espaço sem referências geográficas nem fronteiras. Se no teatro os personagens estavam aprisionados numa jaula construída por Paulo Mendes da Rocha e Camila Toledo, na tela do cinema eles perambulam num vazio acinzentado, atordoados entre o delírio, a memória, a fúria e a paixão. São personagens de um sertão onde a ferocidade das emoções é o que há de concreto diante do trágico da vida intensamente vivida. O sertão imaginário de Lessa, como o de Guimarães Rosa, expõe as encruzilhadas da tragédia na representação do mundo como lugar de dúvidas dilacerantes. Neste sertão nebuloso, o próprio cinema, como suporte para apreensão da realidade, é posto em questão por uma metafísica que desafia os limites da linguagem.

“O Diabo Na Rua no Meio do Redemunho” é a quarta incursão pelo audiovisual de Bia Lessa, depois dos longas-metragens “Crede-mi” (de 1996, dirigido em parceria com Dany Roland), de “Então Morri” (de 2016, outra parceria com Dany Roland) e de uma série audiovisual, a trilogia “Cartas Ao Mundo” (pesquisa autoral de Bia em torno da linguagem cinematográfica de Glauber Rocha). Lessa é uma artista multimídia com uma extensa produção e já trabalhou com teatro, ópera, exposições, shows, desfiles de moda, videoarte, instalações, além de performances e trabalhos de curadoria para museus e bienais. Atualmente, prepara o Pavilhão do Brasil para a expo 2025 em Osaka.


Sinopse

Riobaldo, um jagunço (cangaceiro ou pistoleiro) revive sua vida turbulenta no sertão. Ele relata suas experiências como membro de dois bandos inimigos entre si, um bando liderado por Joca Ramiro e o outro, por Zé Bebelo. Posteriormente, assume a liderança do bando após a morte de Ramiro. O enredo é marcado pela presença de um personagem enigmático chamado Diadorim, que se torna o grande amor de Riobaldo e despertando no mesmo inúmeras questões: “Aonde está o Demo? Está fora ou dentro do homem? Como um homem pode amar outro homem? Coração da gente – o escuro, escuros…” Diadorim é um mistério constante para Riobaldo e a verdadeira identidade de Diadorim é revelada apenas no clímax da história.

A narrativa é não linear, com reflexões filosóficas entrelaçadas com cenas detalhadas da vida e das batalhas sangrentas no sertão, incluindo crenças populares, lendas e tradições. No cerne estão as questões de dualidade, ambiguidade e conflito interior. Riobaldo constantemente lida com escolhas morais e dilemas éticos, enquanto busca entender seu lugar no mundo e sua própria natureza. A relação entre Riobaldo e Diadorim simboliza muitos desses temas, explorando a complexidade da identidade, gênero e afetos profundos.


Programação

São Paulo
Cinesesc


De 15 a 21/08 – Exibição “O Diabo Na Rua no Meio do Redemunho”

15/08 – Sessão especial “O Diabo Na Rua no Meio do Redemunho”, a partir de 18h30 no foyer, exibição as 20h seguida de debate – presença de Bia Lessa e Luiza Lemmertz

19/08 – Abertura da sessão com Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes (a confirmar) e Bia Lessa

Centro de Pesquisa e Formação – SESC 14 Bis

20/08 – Oficina Processo Criativo com Bia Lessa e equipe, Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, das 10h30 às 18h

Espaço Augusta – Mostra Mãos à Obra* (15 a 21 de agosto de 2024)

Exibição:
*Excetuando “O Diabo Na Rua no Meio do Redemunho”, os demais filmes contarão com entrada franca

• O Diabo Na Rua no Meio do Redemunho, de Bia Lessa (107 min) – com bilheteria
19/08 – Sessão especial às 19h30 de “O Diabo Na Rua no Meio do Redemunho” seguida de debate com Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes (a confirmar) e Bia Lessa

• Onde Nascem as Ideias, de Carolina Sá (57 min)
• Making-of do Grande Sertão: Veredas, de Bia Lessa
• Mutum, de Sandra Kogut (1h35min)
• Poema desentranhado de uma nota de rodapé, de Suzana Macedo (25 min)
• Outras Estórias, de Pedro Bial (100 min)

Oficina (gratuita)
17 e 18/08 – Processo Criativo com Bia Lessa e equipe, no Espaço Augusta (sábado das 10h às 18h e domingo das 10h às 14h)

Rio de Janeiro

De 22 a 05/09 – Estação NET Botafogo 1

Dia 22/08 – Sessão especial com participação de convidados, Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes, entre outros atores do filme, apresentação Dj Dany Roland

De 23 a 25/08 Oficina de Processo criativo com Bia Lessa e equipe

De 22 a 05/09 Exibição de Mostra Mãos à Obra: Universo Guimarães Rosa com debates, palestras com convidados

Belo Horizonte – de 29/8 a 04/09 – Belas Artes

São Luis – 12 a 18/09

Salvador – 19 a 26/09

Fortaleza e Porto Alegre – previstas para outubro.

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