No Dia das Crianças, Canal Brasil exibe maratona especial

Nove curtas-metragens apresentam diferentes visões da infância e abordam temas como autonomia, maturidade precoce, desigualdade social, tradições culturais e inclusão

“Baile”, de Cíntia Domit Bittar; “Dinho”, de Leo Tabosa; “Trincheira”, de Paulo Silver; e “Infantaria”, de Laís Santos Araújo. Foto: Divulgação

No dia 12 de outubro, data em que é celebrado o Dia das Crianças, o Canal Brasil abre espaço em sua grade para uma maratona de curtas-metragens que destacam diferentes temas relacionados à infância como autonomia, maturidade precoce, desigualdade social, tradições culturais e inclusão. A partir das 18h, serão exibidos: “Cadarço”, de Eduardo Mattos; “Baile”, de Cíntia Domit Bittar; “Entre Muros”, de Gleison Mota; “Naiá e a Lua”, de Leandro Tadashi; “Dinho”, de Leo Tabosa; “Trinca-Ferro”, de Maria Fabiola; “Entre Silêncios”, de Marcelo Augusto; “Trincheira”, de Paulo Silver; e “Infantaria”, de Laís Santos Araújo.

O curta-metragem que abre a maratona é “Cadarço”, de Eduardo Mattos. No filme, Zeca (João Casolaro) não sabe amarrar seus cadarços e sua mãe costuma ajudá-lo, até que em um dia na escola, ele leva um tombo na frente da menina por quem é apaixonado e precisa tomar uma atitude. Na sequência, “Baile”, de Cíntia Domit Bittar, gira em torno de Andréa (Emilly de Jesus), que demonstra fascinação e curiosidade pelas histórias de vida de suas matriarcas: mãe e bisavó. Em “Entre Muros”, de Gleison Mota, José (Pedro Samuel Nascimento) passa suas férias no trabalho de sua mãe a ajudando. O curta-metragem “Naiá e a Lua”, de Leandro Tadashi, fala sobre Naiá (Liviane Arã), que é fascinada pela lua.

Também integram a maratona o filme “Dinho”, de Leo Tabosa. No curta, Juan Calado interpreta Dinho e, mesmo com pouca idade, já tem sua vida marcada por diversos tipos de abandonos. Em “Trinca-Ferro”, de Maria Fabiola, a pré-adolescente Pia (Gabriela Setum) perdeu sua mãe e tem os animais como escape emocional. Já o curta-metragem “Entre Silêncios”, de Marcelo Augusto, mostra a vida de uma menina, interpretada por Aurora Jockyman, que tem deficiência auditiva. Em “Trincheira”, de Paulo Silver, um menino (Gabriel Nunes Xavier) enxerga a desigualdade social ao viver em um lixão, que fica ao lado de um condomínio luxuoso.

A maratona Dia das Crianças no Canal Brasil encerra a programação com a exibição de “Infantaria”, de Laís Santos Araújo. No filme, Ane Oliva interpreta Joana, que tem o desejo de menstruar. 

Maratona Curta na Tela: Dia das Crianças

Horário: Sábado, 12/10, a partir das 18h

“Cadarço” (2017) (17’)

Horário: Sábado, dia 12/10, às 18h

Classificação: 10 anos

Direção: Eduardo Mattos

Sinopse: Todos os dias é a mesma coisa: a mãe de Zeca lhe acorda, calçando-lhe os sapatos. Vai ver que é por isso que ele nunca aprendeu a amarrá-los. Tudo ia bem. Até por que a menina mais linda da escola andava sorrindo pra ele. Mas levar um baita tombo na frente dela foi demais!  Zeca precisa tomar uma atitude radical.

“Baile” (2019) (18’)

Horário: Sábado, dia 12/10, às 18h15

Classificação: Livre

Direção: Cíntia Domit Bittar

Sinopse: Há certos dias que, mesmo sem grandes acontecimentos, nos forçam a crescer. Andrea tem só 10 anos e talvez ainda não perceba que hoje foi um desses dias.

“Entre Muros” (2021) (15’)

Horário: Sábado, dia 12/10, às 18h35

Classificação: Livre

Direção: Gleison Mota

Sinopse: Em suas férias escolares, José é levado por sua mãe para ajudar nas tarefas domésticas em um condomínio de luxo. Cercado pelos grandes muros, José quer brincar de bola na parte externa.

“Naiá e a Lua” (2010) (13’)

Horário: Sábado, dia 12/10, às 18h50

Classificação: Livre

Direção: Leandro Tadashi

Sinopse: A jovem indiana Naia se apaixona pela lua depois de ouvir a história de como as estrelas surgiram no céu.

“Dinho” (2021) (29’)

Horário: Sábado, dia 12/10, às 19h

Classificação: Livre

Direção: Leo Tabosa

Sinopse: A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.

“Trinca-Ferro” (2022) (18′)

Horário:  Sábado, dia 12/10, às 19h20

Direção: Maria Fabiola

Classificação: 12 anos

Sinopse: Benjamin e Pia vivem isolados desde que a mãe da menina morreu. Enquanto ela vive as questões da transição para a pré-adolescência, ele tem na criação de pássaros a sua válvula de escape emocional. Tudo muda quando Pia pede um gato de presente de aniversário.

“Entre Silêncios” (2022) (7’)

Horário: Sábado, dia 12/10, às 19h40

Classificação: 12 anos

Direção: Marcelo Augusto

Sinopse: Uma garotinha desenha, quando os pais brigam ela resolve tirar o aparelho auditivo, ela encontra uma arma na gaveta da estante.

“Trincheira” (2019) (15’)

Horário: Sábado, dia 12/10, às 19h55

Classificação: Livre

Direção: Paulo Silver

Sinopse: Num aterro sanitário, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

“Infantaria” (2022) (24’)

Horário: Sábado, dia 12/10, às 20h10

Classificação: 14 anos

Direção: Laís Santos Araújo

Sinopse: Em um cenário opulento e exuberante, está sendo realizada uma festa de aniversário. Joana anseia por sua primeira menstruação, seu irmão Dudu anseia por seu pai ausente, enquanto Verbena está desafiadoramente procurando uma saída.

Compartilhe