Mostra Restaurados da América Latina, a partir de quarta-feira, 12/2, na Cinemateca Brasileira

Entre as 26 obras recentemente restauradas pela Cinemateca e por outras instituições da AL, estão títulos do Brasil, Argentina, Cuba, Chile, México, Peru, Colômbia

Site _ Cinemateca Brasileira

De 12 a 23 de fevereiro de 2025, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Restaurados da América Latina, com uma seleção 26 obras, entre longas e curtas-metragens. São filmes recentemente restaurados pela própria Cinemateca e por outras instituições de preservação da América Latina.

A mostra tem como objetivo reforçar a importância do trabalho de preservação e restauração de instituições latino-americanas. A seleção também busca oferecer um panorama da riqueza e diversidade do cinema em nosso continente. Com esse intuito, algumas sessões contarão com clipes comparativos de “antes e depois” dos processos de restauração e comentários das equipes técnicas da Cinemateca Brasileira.

O público da Cinemateca Brasileira terá a oportunidade de assistir uma programação diversa, composta por longas e curtas-metragens, ficções e documentários, incluindo registros inéditos do continente, filmes clássicos e pioneiros da América Latina. A preservação da memória cinematográfica, aqui, se dá pela sua recuperação e compartilhamento.

A programação abre no dia 12 de fevereiro, às 20h, com uma sessão dupla com o curta Apuros de Genésio (1940, Sul América Filme) e o longa Meteorango Kid (1969, André Luiz Oliveira), ambos restaurados pelo Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira.

As sessões mesclam obras de diferentes países e acervos, a partir de aproximações temáticas e estéticas. Em Pioneiros reencontrados, é dado destaque aos trabalhos que permitiram a descoberta de materiais raros de obras latino-americanas do início do século passado. Na obra Em busca de Maria (Luis Ospina, Jorge Nieto, Colômbia, 1985), o primeiro longa-metragem colombiano, feito em 1922, é resgatado a partir dos únicos quatro planos sobreviventes. Já o segundo filme da sessão, Luis Pardo (Enrique Cornejo Villanueva, Peru, 1927), é considerado o longa-metragem de ficção peruano mais antigo que passou por um processo de restauro.

Compõem ainda a programação obras clássicas como Memórias do subdesenvolvimento(Tomás Gutiérrez Alea, Cuba, 1968) – um registro da revolução socialista e considerado um dos mais importantes filmes latino-americanos já feitos. Por sua vez, Prisioneiros da terra (Mario Soffici, Argentina, 1939) cria um retrato rico e honesto do conflito de classes a partir da adaptação de contos do uruguaio Horacio Quiroga. Além de suas conquistas cinematográficas, o filme também é um importante registro do dialeto guarani, que agora está praticamente perdido.

Unindo o trabalho de instituições de todo o continente, a seleção de filmes propõe uma reflexão sobre a importância da preservação e do restauro audiovisual. Revela também a riqueza do cinema latino-americano, bem como saúda os esforços empenhados em prol da memória cinematográfica e cultural.
Além das sessões, a programação conta com uma palestra, no dia 20 de fevereiro, sobre os processos de preservação e restauração de filmes, com a equipe do Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira. O evento contará com intérprete de Libras e será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.

Um catálogo também estará disponível online no site da Cinemateca Brasileira.

A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

A curadoria de filmes inclui ainda sete obras restauradas pela Cinemateca, resultantes de ações específicas, com recursos de leis de incentivo, iniciativas independentes ou por meio de parcerias internacionais, como o Hoover Institution Library & Archives, da Universidade de Stanford.

A programação das obras internacionais contou com o apoio de diferentes organizações parceiras que integram a Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF) e a Coordenadora Latino-americana de Arquivos de Imagens em Movimento (CLAIM), incluindo a Cinemateca de Bogotá, a Cineteca de Bologna, a Cineteca Nacional de Chile, a Filmoteca de la Pontificia Universidad Católica del Perú, a Filmoteca de la Universidad Nacional Autónoma de México, o Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos, o Instituto Mexicano de Cinematografía, o Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken, a World Film Foundation e o o British Film Institute.


CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão


PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 12 de fevereiro
20h – APUROS DO GENÉSIO
Brasil, 1940, 3 min, p&b, livre
Direção: Sul América Filme
Sinopse: Um esquete encenado pelo multiartista humorista Genésio Arruda, trazendo uma “brincadeira cinematográfica” para anunciar os seus próximos espetáculos.
Nota: Um raro registro completo de Genésio Arruda, astro do primeiro filme sonoro brasileiro de longa-metragem: “Acabaram-se os otários” (Luiz de Barros, 1929). O material é valioso por também demonstrar uma peça autorreferencial, e metalinguística, de divulgação de espetáculos utilizando o próprio circuito das salas de exibição.
METEORANGO KID – O HERÓI INTERGALÁTICO
Brasil, 1969, 85 min, p&b, 14 anos
Direção: André Luiz Oliveira
Elenco: Antônio Luiz “Lula” Martins, Manoel Costa Jr., Milton Gaúcho, Nilda Spencer, Carlos Bastos
Sinopse: As aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia de seu aniversário. De forma absolutamente despojada, anárquica e irreverente, mostra sem rodeios o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. O anti-herói intergaláctico atravessa esse labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios libertários, deixando atrás de si um rastro de inconformismo e um convite a rebelião em todos os níveis.

Quinta-feira, 13 de fevereiro
19h – Sessão Pioneiros reencontrados
EM BUSCA DE MARIA (En busca de María)
Colombia, 1985, 16 min, cor
Direção: Luis Ospina e Jorge Nieto
Elenco: Jose María Arzuaga, Elsa Vásquez, Sandro Romero, Adriana Calero, José A. Moreno
Sinopse: O filme reúne técnicas de pesquisa histórica, entrevista e reconstrução cênica para resgatar a memória de “María”, o primeiro longa-metragem colombiano, realizado em 1922, baseado na novela homônima de Jorge Isaacs, da qual não existe cópia alguma, exceto um pequeno fragmento de 25 segundos de duração.
Nota: Cópia restaurada, gentilmente cedida pela Cinemateca de Bogotá.
O processo de restauração digital da obra cinematográfica “En busca de María” (1986) foi realizado a partir dos elementos originais de imagem e som em 35mm disponíveis na Coleção Fílmica Nacional da Cinemateca de Bogotá. O processo foi desenvolvido pela Cinemateca de Bogotá em coordenação com a Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano e Cinecolor México-Colômbia em 2017.
Prêmios: Melhor curta-metragem colombiano não narrativo, Medalha ao Mérito das Comunicações Manuel Murillo Toro, Prêmio Focine, Ministério das Comunicações, Bogotá – Colômbia, 1986;
Círculo Pré-Colombiano de Melhor Documentário, III Festival de Cinema de Bogotá, Colômbia, 1986;
India Catalina de Melhor Documentário, XXVI Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, Colômbia, 1986;
Danzante de Bronze, Certame Internacional de Curtas-Metragens Cidade de Huesca, Espanha, 1986.
LUIS PARDO
Peru, 1927, 49 min, p&b
Direção: Enrique Cornejo Villanueva
Elenco: Enrique Cornejo Villanueva, Teresa Arce, Carmela Cáceres, Sara Wernicke, Enrique Murillo, Federico de las Casas, Ernesto Otero, Vicente Nadal, César Cavero
Sinopse: Montagem dos materiais sobreviventes do primeiro longa-metragem peruano seguido de uma entrevista com o diretor do filme. A ficção narra a história do famoso bandoleiro, Luis Pardo, que testemunha o assassinato de sua irmã pelas mãos de César Pradera, uma figura muito influente. Ele busca vingança e se torna um bandoleiro, roubando dos ricos para dar aos pobres.
Nota: Em 2022, foi lançada uma versão mais curta e restaurada pela Filmoteca da Universidade Católica do Peru, a partir de cenas descartadas do filme original, sendo este o único material sobrevivente conhecido de um dos primeiros longas-metragens peruanos de ficção da história.
Este longa-metragem, restaurado a partir da única cópia completa localizada até o momento, foi resgatado graças à dedicação da Filmoteca PUCP, onde foi preservado em depósitos climatizados. A cópia em 16mm, colorida e legendada em inglês, era composta por três rolos que apresentavam um notável deterioro físico e químico, incluindo riscos e manchas causadas por projeções anteriores, além do início da síndrome do vinagre, um processo químico que afeta a estabilidade do material.

20h20 – Sessão Escavações inéditas
Sessão comentada pela Filmografia Brasileira, da Cinemateca
EM UM RANCHO DE CAVALOS NO RIO GRANDE (Auf einer Pferdefarm in Rio Grande!)
França/México, 1908, 1 min, cor/p&b
Sinopse: Num curral, um boiadero tenta domar um cavalo.
INDÚSTRIA DE SAL NA ARGENTINA (Industrias Argentinas – Salinas Chicas)
Argentina, 1910, 16 min, cor/p&b
Sinopse: Cura de sal nas salinas Chicas, de Bernardo Graciorena, na Argentina, incluindo impressionantes imagens das planícies de sal, máquinas movidas a mulas para raspar o sal e carregá-lo nos vagões ferroviários.
CANAVIAL NA ARGENTINA (Plantation de sucre en Argentine)
França/Argentina, 1909, 5 min, p&b
Sinopse: A indústria da cana-de-açúcar na Argentina: a fábrica, o trem, as casas de trabalhadores, os trabalhadores indígenas.
CAVALGADA PELO CHACO (Ride Through the Chaco)
Alemanha/Brasil, 1910, 5min, cor/p&b
Sinopse: Quatro homens cavalgando pela região do Chaco, na América do Sul encontram alguns indígenas e se aproximam de seu cotidiano.
VIAGEM AO BRASIL (Trip to Brazil)
Reino Unido/Brasil, 1910, 9 min, cor/p&b
Sinopse: Viagem ao Brasil do Tomaso Di Savoia, um navio que transportava emigrantes italianos de Gênova para o Rio de Janeiro.
PANORAMA DO RIO DE JANEIRO
França/Brasil, 1909, 4 min, cor/p&b
Sinopse: Cenas do Rio de Janeiro no começo do século XX: o mar, o bonde, pedestres caminhando na orla, a rua, as casas, um viaduto e o trânsito de veículos.
A MINA EL TENIENTE (El Mineral El Teniente)
Chile, 1919, 9 min, p&b
Direção: Salvador Giambastiani
Sinopse: Filme descritivo rodado em diferentes unidades temáticas, que apresenta a vida neste centro minerador que dá nome ao filme e dos habitantes da cidade de Sewell, em um contraponto que revela aspectos cotidianos do mineral, as condições de trabalho, as diferenças sociais e as festividades que reúnem seus habitantes, os jogos populares e a dança da cueca.
Nota: A versão original era um longa-metragem documental, com 12 rolos de extensão, que incluía títulos explicativos. Em 1955, uma cópia foi encontrada nos antigos depósitos da Braden Copper Company, proprietária na época do mineral.
O cineasta Patricio Kaulen e o diretor de fotografia Andrés Martorell realizaram uma restauração, mas o péssimo estado em que se encontrava os obrigou a adaptar uma copiadora especial. Resgataram as cenas mais representativas e, com texto de Raúl Aicardi, estrearam em 1957 como uma homenagem a Salvador Giambastiani sob o título Recuerdos del mineral El Teniente. Este material, que se pensava perdido, estava na Alemanha desde 1973, preservado nos laboratórios DEFA, e retornou ao Chile como uma doação do Arquivo Federal Alemão em 2001.
Versão restaurada em 2024.

Sexta-feira, 14 de fevereiro
19h – Sessão Expressões artísticas
ANTONIO RODA, GRAVADOR
Colombia, 1976, 9 min, cor
Direção: Antonio Montaña
Sinopse: É apresentado o trabalho de Antonio Roda, pintor colombo-espanhol radicado na Colômbia. Ele explica a técnica da gravura, mostra o processo e apresenta algumas das séries mais significativas do trabalho do artista.
Prêmio: Melhor curta-metragem de arte, Prêmio Internacional Miró, 1976.
Nota: Cópia restaurada em 2022, gentilmente cedida pela Cinemateca de Bogotá
O restauro foi feito por meio de captura quadro a quadro em resolução 4K, a partir de uma cópia positiva de exibição disponível no depósito cine DC0061 de Julio Luzardo, elemento conservado e preservado pela Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano. Esta obra foi restaurada digitalmente na Cinecolor Colômbia sob a coordenação da Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano e da Cinemateca de Bogotá.
POETAS CAMPONESES (Poetas campesinos)
México, 1979, 47 min
Direção: Nicolás Echevarría
Sinopse: Nicolás Echevarría segue um grupo local de circo – composto por um poeta e duas pequenas acrobatas – durante as festividades de San Felipe Otlaltepec, um lugar de Puebla cujos habitantes demonstram uma grande devoção aos seus espetáculos locais. A ponto de, sem perceber, serem participantes ativos no espetáculo.
Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia

Sábado, 15 de fevereiro
16h – PRISIONEIROS DA TERRA (Prisioneros de la Tierra)
Argentina, 1939, 87 min, p&b
Direção: Mario Soffici
Elenco: Francisco Petrone, Ángel Magaña, Roberto Fugazot, Homero Cárpena, Raúl de Lange, Elisa Galvé, Agustín Barboza
Sinopse: Em uma plantação de erva-mate, um capataz sem escrúpulos descobre que um dos trabalhadores se apaixonou pela filha do médico da cidade e desencadeia uma guerra pessoal contra ele. A tensão cresce e os efeitos da violência se tornam irreversíveis, marcando um desfecho trágico e cruel.
Nota: Restaurado em 2018 pela Cineteca di Bologna no L’Immagine Ritrovata e pelo World Cinema Project da The Film Foundation, em associação com o Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken. Restaurado em 4k a partir de um positivo 35mm de primeira geração fornecido pela Cinémathèque française e um positivo 35mm de terceira geração fornecido pelo Národní filmový archiv. O financiamento foi fornecido pela Hobson/Lucas Family Foundation.

18h – MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO (Memorias del Subdesarrollo)
Cuba, 1968, 97 min, p&b
Direção: Tomás Gutiérrez Alea
Elenco: Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Núñez, Omar Valdés, René de la Cruz
Sinopse: Logo após a Revolução Cubana, Sérgio, um escritor de classe média alta, vê sua família fugir para os Estados Unidos. Enquanto o regime avança, ele perambula pelas ruas de Havana.
Nota: Restaurado pela Cineteca di Bologna no laboratório L’Immagine Ritrovata em associação com o Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC). A restauração foi financiada pela George Lucas Family Foundation e pelo World Cinema Project da The Film Foundation.

20h – A PAREDE VERDE (La muralla verde)
Peru, 1970, 116 min, cor, 18 anos
Direção: Armado Robles Godoy
Elenco: Julio Alemán, Sandra Riva, Raúl Martin, Lorena Duval, Enrique Victoria Jorge Montoro, Juan Bautista Font
Sinopse: Mario luta para obter um lote de terra agrícola na floresta, perto da cidade de Tingo María, com o objetivo de se estabelecer lá junto à sua família para se dedicar ao trabalho de colonização. São mostrados diferentes incidentes da vida da família, desde sua chegada à floresta.

Domingo, 16 de fevereiro
16h – OS HOMENS QUE EU TIVE
Brasil, 1973, 85 min, cor, 18 anos
Direção: Tereza Trautman
Elenco: Darlene Glória, Arduíno Colassanti, Gracindo Júnior, Gabriel Archanjo, Ittala Nandi, Milton Moraes
Sinopse: Pitty e Dode estão juntos há quatro anos e mantêm um relacionamento aberto em que relações extraconjugais são plenamente aceitas com consentimento mútuo. Ainda assim insatisfeita, Pitty afasta-se de Dode para trilhar seu próprio caminho.

18h – DOIS MONGES (Dos Monjes)
México, 1934, 80 min, p&b
Direção: Juan Bustillo Oro
Elenco: Víctor Urruchúa, Carlos Villatoro, Beltrán de Heredia, Emma Roldán, Magda Haller
Sinopse: Em um monastério de estilo gótico, um monge tenta matar outro com um crucifixo. Os dois homens então contam suas próprias versões de uma história de rivalidade romântica entre eles.
Nota: Cópia gentilmente cedida pela Coleção da Filmoteca UNAM

20h – O CHACAL DE NAHUELTORO (El chacal de Nahueltoro)
Chile, 1969, 89 min, p&b
Direção: Miguel Littin
Elenco: Nelson Villagra, Marcelo Romo, Héctor Noguera, Luis Alarcón, Shenda Román, Pedro Villagra, Rafael Benavente, Luis Melo, Jorge Yáñez, Rubén Sotoconil, Roberto Navarrete, Armando Fenoglio
Sinopse: Um fato real, um crime múltiplo que terminou com a execução do assassino, permite ao diretor a desmitificação de certos tabus ideológicos e o exame das condições sociais que ambientaram esse massacre. Baseado na vida de José del Carmen Valenzuela Torres, o filme aborda a história de um camponês alcoolizado e ignorante, da localidade de Nahueltoro, perto de Chillán, que em 1960 assassinou sua companheira e seus cinco filhos. Em 1963, e depois de aprender a ler e escrever, o chacal de Nahueltoro enfrentou um pelotão de fuzilamento.
Nota: Em 1970, foi agraciado com o prêmio OCIC no Festival Internacional de Berlim.

Quarta-feira, 19 de fevereiro
20h – PRISIONEIROS DA TERRA (Prisioneros de la Tierra)
Argentina, 1939, 87 min, p&b
Direção: Mario Soffici
Elenco: Francisco Petrone, Ángel Magaña, Roberto Fugazot, Homero Cárpena, Raúl de Lange, Elisa Galvé, Agustín Barboza
Sinopse: Em uma plantação de erva-mate, um capataz sem escrúpulos descobre que um dos trabalhadores se apaixonou pela filha do médico da cidade e desencadeia uma guerra pessoal contra ele. A tensão cresce e os efeitos da violência se tornam irreversíveis, marcando um desfecho trágico e cruel.
Nota: Restaurado em 2018 pela Cineteca di Bologna no L’Immagine Ritrovata e pelo World Cinema Project da The Film Foundation, em associação com o Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken. Restaurado em 4k a partir de um positivo 35mm de primeira geração fornecido pela Cinémathèque française e um positivo 35mm de terceira geração fornecido pelo Národní filmový archiv. O financiamento foi fornecido pela Hobson/Lucas Family Foundation.

Quinta-feira, 20 de fevereiro
19h – Sessão Expressões artísticas
ANTONIO RODA, GRAVADOR
Colombia, 1976, 9 min, cor
Direção: Antonio Montaña
Sinopse: É apresentado o trabalho de Antonio Roda, pintor colombo-espanhol radicado na Colômbia. Ele explica a técnica da gravura, mostra o processo e apresenta algumas das séries mais significativas do trabalho do artista.
Prêmio: Melhor curta-metragem de arte, Prêmio Internacional Miró, 1976.
Nota: Cópia restaurada em 2022, gentilmente cedida pela Cinemateca de Bogotá
O restauro foi feito por meio de captura quadro a quadro em resolução 4K, a partir de uma cópia positiva de exibição disponível no depósito cine DC0061 de Julio Luzardo, elemento conservado e preservado pela Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano. Esta obra foi restaurada digitalmente na Cinecolor Colômbia sob a coordenação da Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano e da Cinemateca de Bogotá.
POETAS CAMPONESES (Poetas campesinos)
México, 1979, 47 min
Direção: Nicolás Echevarría
Sinopse: Nicolás Echevarría segue um grupo local de circo – composto por um poeta e duas pequenas acrobatas – durante as festividades de San Felipe Otlaltepec, um lugar de Puebla cujos habitantes demonstram uma grande devoção aos seus espetáculos locais. A ponto de, sem perceber, serem participantes ativos no espetáculo.
Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia

20h – PALESTRA PROCESSOS DE RESTAURO NA CINEMATECA BRASILEIRA
Ministrada pela equipe do Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira. Debate com acessibilidade em Libras e transmissão pelo canal da Cinemateca Brasileira no YouTube

Sexta-feira, 21 de fevereiro
18h – Sessão Pioneiros reencontrados
EM BUSCA DE MARIA (En busca de María)
Colombia, 1985, 16 min, cor
Direção: Luis Ospina e Jorge Nieto
Elenco: Jose María Arzuaga, Elsa Vásquez, Sandro Romero, Adriana Calero, José A. Moreno
Sinopse: O filme reúne técnicas de pesquisa histórica, entrevista e reconstrução cênica para resgatar a memória de “María”, o primeiro longa-metragem colombiano, realizado em 1922, baseado na novela homônima de Jorge Isaacs, da qual não existe cópia alguma, exceto um pequeno fragmento de 25 segundos de duração.
Nota: Cópia restaurada, gentilmente cedida pela Cinemateca de Bogotá.
O processo de restauração digital da obra cinematográfica “En busca de María” (1986) foi realizado a partir dos elementos originais de imagem e som em 35mm disponíveis na Coleção Fílmica Nacional da Cinemateca de Bogotá. O processo foi desenvolvido pela Cinemateca de Bogotá em coordenação com a Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano e Cinecolor México-Colômbia em 2017.
Prêmios: Melhor curta-metragem colombiano não narrativo, Medalha ao Mérito das Comunicações Manuel Murillo Toro, Prêmio Focine, Ministério das Comunicações, Bogotá – Colômbia, 1986;
Círculo Pré-Colombiano de Melhor Documentário, III Festival de Cinema de Bogotá, Colômbia, 1986;
India Catalina de Melhor Documentário, XXVI Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, Colômbia, 1986;
Danzante de Bronze, Certame Internacional de Curtas-Metragens Cidade de Huesca, Espanha, 1986.
LUIS PARDO
Peru, 1927, 49 min, p&b
Direção: Enrique Cornejo Villanueva
Elenco: Enrique Cornejo Villanueva, Teresa Arce, Carmela Cáceres, Sara Wernicke, Enrique Murillo, Federico de las Casas, Ernesto Otero, Vicente Nadal, César Cavero
Sinopse: Montagem dos materiais sobreviventes do primeiro longa-metragem peruano seguido de uma entrevista com o diretor do filme. A ficção narra a história do famoso bandoleiro, Luis Pardo, que testemunha o assassinato de sua irmã pelas mãos de César Pradera, uma figura muito influente. Ele busca vingança e se torna um bandoleiro, roubando dos ricos para dar aos pobres.
Nota: Em 2022, foi lançada uma versão mais curta e restaurada pela Filmoteca da Universidade Católica do Peru, a partir de cenas descartadas do filme original, sendo este o único material sobrevivente conhecido de um dos primeiros longas-metragens peruanos de ficção da história.
Este longa-metragem, restaurado a partir da única cópia completa localizada até o momento, foi resgatado graças à dedicação da Filmoteca PUCP, onde foi preservado em depósitos climatizados. A cópia em 16mm, colorida e legendada em inglês, era composta por três rolos que apresentavam um notável deterioro físico e químico, incluindo riscos e manchas causadas por projeções anteriores, além do início da síndrome do vinagre, um processo químico que afeta a estabilidade do material.

Sábado, 22 de fevereiro
18h – Sessão Trabalhadores, uni-vos!
GREVE
Brasil, 1979, 37 min, cor/p&b
Direção: João Batista de Andrade
Elenco: Augusto Nunes
Sinopse: Os acontecimentos principais da greve dos metalúrgicos do ABC, liderada por Lula em março de 1979, são narrados ao mesmo tempo em que se procura contextualizá-los no momento político brasileiro. Depoimentos de operários militantes revelam as razões objetivas que os conduziram a esse movimento sólido e transformador.
A LUTA DO POVO
Brasil, 1980, 30 min, cor
Direção: Renato Tapajós
Elenco: David José
Sinopse: A partir do enterro do operário Santo Dias da Silva, o filme aborda o movimento operário entre 1978 e 1980; movimentos como Movimento contra a Carestia, Movimento das Favelas, Movimento de Saúde, Luta dos posseiros do Vale da Ribeira, o Primeiro de Maio de 1979, greve dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo em 1980, terminando com o 1º de maio de 1980.
A CAUSA (La causa)
México, 1974, 30 min, cor
Direção: Arturo Ripstein
Sinopse: Entrevista com o líder chicano César Chávez, dirigente da União dos Trabalhadores Rurais, que fala sobre os problemas da população mexicana que reside em alguns estados dos Estados Unidos. A luta de um movimento que enfrenta as pressões sociais e econômicas para preservar uma cultura e identidade próprias, evitando o desarraigamento.
Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia

20h – TAMBÉM SOMOS IRMÃOS
Brasil, 1949, 85 min, p&b, 12 anos
Direção: José Carlos Burle
Elenco: Grande Otelo, Aguinaldo Camargo, Vera Nunes, Jorge Dória, Sérgio de Oliveira, Agnaldo Rayol, Jece Valadão, Ruth de Souza, Átila Iório
Sinopse: Um viúvo que não pode ter filhos e decide adotar quatro crianças: duas brancas e duas negras. Com o passar dos anos, o racismo vivido cotidianamente pelos dois personagens negros se acentua, transformando-se em verdadeiras humilhações.
Nota: A restauração de “Também Somos Irmãos” foi feita pela Cinemateca Brasileira a partir de materiais remanescentes em 16mm.

Domingo, 23 de fevereiro
16h – A PAREDE VERDE (La muralla verde)
Peru, 1970, 116 min, cor, 18 anos
Direção: Armado Robles Godoy
Elenco: Julio Alemán, Sandra Riva, Raúl Martin, Lorena Duval, Enrique Victoria Jorge Montoro, Juan Bautista Font
Sinopse: Mario luta para obter um lote de terra agrícola na floresta, perto da cidade de Tingo María, com o objetivo de se estabelecer lá junto à sua família para se dedicar ao trabalho de colonização. São mostrados diferentes incidentes da vida da família, desde sua chegada à floresta.

18h – APUROS DO GENÉSIO
Brasil, 1940, 3 min, p&b, livre
Direção: Sul América Filme
Sinopse: Um esquete encenado pelo multiartista humorista Genésio Arruda, trazendo uma “brincadeira cinematográfica” para anunciar os seus próximos espetáculos.
Nota: Um raro registro completo de Genésio Arruda, astro do primeiro filme sonoro brasileiro de longa-metragem: “Acabaram-se os otários” (Luiz de Barros, 1929). O material é valioso por também demonstrar uma peça autorreferencial, e metalinguística, de divulgação de espetáculos utilizando o próprio circuito das salas de exibição.
METEORANGO KID – O HERÓI INTERGALÁTICO
Brasil, 1969, 85 min, p&b, 14 anos
Direção: André Luiz Oliveira
Elenco: Antônio Luiz “Lula” Martins, Manoel Costa Jr., Milton Gaúcho, Nilda Spencer, Carlos Bastos
Sinopse: As aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia de seu aniversário. De forma absolutamente despojada, anárquica e irreverente, mostra sem rodeios o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. O anti-herói intergaláctico atravessa esse labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios libertários, deixando atrás de si um rastro de inconformismo e um convite a rebelião em todos os níveis.

20h – Sessão Festas e tradições
1937 CARNAVAL PAULISTA
Brasil, 1937, 10 min, p&b, livre
Direção: Rossi-Rex Film
Elenco: Antonieta Rudge
Sinopse: Carnaval de 1937 em São Paulo: os preparativos, as avenidas decoradas, os desfiles, os bailes populares, a rainha do carnaval.
SUL: SUDESTE 2604 (Sur: sureste 2604)
México, 1974, 22 min, cor
Direção: Paul Leduc
Elenco: Carol Gustafson, Max Kerlow, Martin LaSalle, Carlos Velo
Sinopse: No futuro, um casal se esconde de seus perseguidores nas ruínas arqueológicas de Tulum, nas praias de Cozumel e no tumulto de um dia de feira em uma aldeia indígena.
Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia
DIA DO MÉXICO (Día de México)
México, 1974, 10 min, cor
Direção: Rubén Gámez
Sinopse: Durante o sexênio do presidente Luis Echeverría Álvarez, foi organizado em Washington um dia de convivência México-Estados Unidos. Crianças e adultos norte-americanos participaram da atividade, onde casais de dançarinos mexicanos realizaram danças regionais. Foi um dia de música folclórica, danças e exposições de artesanato e comida mexicana.
Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia
TESHUINADA: SEMANA SANTA TARAHUMARA
México, 1979, 52 min, cor
Direção: Nicolás Echevarría
Elenco: Guillermo Sheridan
Sinopse: O documentário apresenta a Semana Santa dos rarámuris no povoado de Batopilas. Na celebração, se reúnem habitantes das vilas vizinhas para compartilhar danças, jogos e lutas rituais; tudo isso acompanhado sempre do teshuino: bebida embriagante preparada com milho fermentado.
Prêmio: Melhor documentário (Nicolás Echevarría) da XXII Entrega dos Arieles da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas, México, 1980.
Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia

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