De 22 a 25 de outubro, na Cinemateca Brasileira (SP)
Refletindo o grande momento da animação brasileira, o V Encontro de Ideias Audiovisuais, evento de mercado promovido pela 49ª Mostra Internacional de Cinema, terá toda uma programação especial dedicada ao setor, na Cinemateca Brasileira. A entrada é gratuita e aberta ao público: basta fazer o credenciamento do evento.
A animação brasileira ganha um espaço especial no V Encontro num momento em que o mercado comemora uma excelente notícia: “Papaya”, longa de animação de Priscilla Kellen, vai ser distribuído na França pela Gebeka, empresa que está por trás dos filmes de Michel Ocelot (como “Kiriku e a Feiticeira”) e de “Meu amigo Totoro” e “Minha Vida de Abobrinha”, entre outros. A segunda edição da Mostrinha, braço da Mostra dedicado ao público infantojuvenil, vai exibir “Papaya” e outros três longas e sete curtas feitos em várias técnicas de animação.
Na sexta 24/10 às 11h, acontece a apresentação do segundo Mapeamento da Animação no Brasil, que propõe um estudo completo da cadeia produtiva do setor no país. A apresentação é de Alessandra Meleiro, pós-doutorada pela University of London e autora de 9 livros sobre a indústria audiovisual; e de Paulo Cidade, sociólogo pela USP. O encontro tem como convidados Adriana Pinto, presidente da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação); do produtor executivo Reynaldo Marchesini e de Cristianne Ly, idealizadora do Instituto Garotas do Motion.
Também na sexta 24/10, às 16h45, acontece a mesa de conversa Os Caminhos da Animação Independente. No painel, figuras cujas trajetórias marcam o pulso da animação contemporânea se reúnem para discutir como é possível fazer animação autoral e independente com liberdade, superando desafios e alcançando impacto internacional. Terá a participação dos animadores brasileiros Cesar Cabral, Rosana Urbes e Celia Catunda; dos portugueses David Doutel e Vasco Sá e da argentina Paola Becco.
No sábado 25/10 às 11h, o Estúdio Coala promove uma masterclass gratuita com o premiado animador canadense Félix Dufour-Laperrière. Sua obra revela uma tensão constante entre narrativa e exploração formal, mantendo uma forte relação com as artes visuais e contemporâneas. Entre suas criações destacam-se os longas Transatlantique(2014); Ville Neuve (2018), desenhado e pintado inteiramente com tinta sobre papel; Archipel(2020) e Death Does Not Exist (2025).
No Mercado de Animação, em parceria com o Encontro de Ideiais Audiovisuais, será realizado o one-to-one, espaço estratégico para fomentar conexões e parcerias entre produtores, estúdios e especialistas do setor. Produtores de cinema de animação selecionados pela Coala e Paula Becco, vão discutir seus projetos em reuniões individuais com importantes players do mercado brasileiro e internacional.
A programação inclui ainda o lançamento do livro Animação brasileira: 100 filmes essenciais, de Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, uma exposição de stop-motion e uma oficina de animação para crianças ministrada pelo animador Daniel Rabanea – não é necessária inscrição prévia. Confira a programação abaixo.
Sexta 24/10
11h – Mapeamento Animação no Brasil: o que revelam os dados sobre o desenvolvimento do setor?
Palco de Encontros
Neste encontro serão apresentados os resultados do estudo da cadeia produtiva da animação no Brasil. Por meio de um diagnóstico setorial e de dados, a pesquisa, que teve 536 respondentes, identificou perspectivas e gargalos; técnicas, serviços, processos e infraestrutura; e a participação da animação nos mercados nacional e internacional.
Apresentação do mapeamento: Alessandra Meleiro e Paulo Cidade
Convidados: Adriana Pinto, Reynaldo Marchesini e Cristianne Ly
16h45 – Mesa de conversa: Os caminhos da animação independente
Sala Grande Otelo
A animação independente Ibero-Americana vive um momento de enorme vitalidade. Neste painel, figuras cujas trajetórias marcam o pulso da animação contemporânea se reúnem para discutir como é possível fazer animação autoral e independente com liberdade, superando desafios e alcançando impacto internacional.
Com Cesar Cabral (Brasil), Paola Becco (Argentina), David Doutel (Portugal), Vasco Sá (Portugal), Rosana Urbes (Brasil) e Celia Catunda (Brasil)
Sábado 25/10
11h – Masterclass Coala de Animação – Félix Dufour-Laperrière
Sala Grande Otelo
O animador Félix Dufour-Laperrière apresentará sua trajetória na animação e abrirá espaço para perguntas do público. A sessão visa compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre a carreira no campo da animação.
15h – Lançamento do livro Animação
brasileira: 100 filmes essenciais, de Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva
Foyer Oscarito
Domingos 19 e 26/10
9h às 10h30 – Oficina infantil de animação
Foyer Grande Otelo
As atividades, alinhadas à Mostrinha, visam introduzir os participantes ao processo de criação animada. O objetivo é oferecer uma experiência prática no universo da animação.
As oficinas são gratuitas e a lotação será por ordem de chegada.
Máximo de 15 crianças menores de 6 anos, que precisam estar acompanhadas dos responsáveis durante as atividades.
De 16 a 29/10
Exposição – Stop Motion
Foyer Grande Otelo
Em parceria com o V Mercado de Ideias audiovisuais, a Coala Filmes, produtora com 25 anos de experiência em animação, apresentará uma exposição especial de bonecos e objetos originais utilizados em importantes produções como na série “ATK (Angeli the killer)” e no longa-metragem “Bob Cuspe”.
V Encontro de Ideias Audiovisuais
22 a 25 de outubro (quarta a sábado)
Horário: quarta das 19h às 22h; quinta a sábado das 10h às 20h
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – SP)
Entrada gratuita (sujeita a lotação da sala)
PATROCINADORES DO V ENCONTRO DE IDEIAS AUDIOVISUAIS
Neste ano, o V Encontro de Ideias Audiovisuais conta com o apoio da PETROBRAS, do BEIJING INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, da SPCINE e PREFEITURA DE SÃO PAULO, do SESC, do METRÔ e SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS, do INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e do BRITISH COUNCIL, da NETFLIX, da GLOBOFILMES, da ANCINE, da EMBRATUR, do PROJETO PARADISO, da APPA, TUDO VIRA CULT e da SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS do GOVERNO DO ESTADO de SÃO PAULO, da PORTUGAL FILM COMMISSION, da MUBI, da BIÔNICA FILMES, da CONSPIRAÇÃO, da AQUARIUS, da CORAÇÃO DA SELVA, do JOSÉ IGNACIO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, da COALA FILMES, do CANAL BRASIL, do + MULHERES, da LIVRARIA TRAVESSA, da ABRASIA, da VELOX TICKETS, da KIRO, da MISTIKA, da SONY PICTURES, da BARRY COMPANY, da CINÉPOLIS, da REVISTA QUATRO CINCO UM, da SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA da PREFEITURA DE SÃO PAULO, da MAV e da CAMERA PRESS.
PATROCINADORES DA 49ª MOSTRA
Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC, a colaboração da ANCINE, da EMBRATUR, da NETFLIX e do INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e BRITISH COUNCIL, o apoio do PROJETO PARADISO, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, da ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ, o apoio técnico da QUANTA, do CULTURA ARTÍSTICA e da CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.
Compartilhe










