A programação conta com nove longas-metragens estrelados por ela, como “A Ostra e o Vento”, “O Homem que Copiava” e o aclamado “O Lobo Atrás da Porta”, que completa 10 anos de lançamento nos cinemas
No dia 26 de outubro, a partir das 14h, o Canal Brasil vai exibir uma maratona de filmes dedicada à trajetória de Leandra Leal, que começou a atuar aos 7 anos e, hoje, aos 42, acumula prêmios de atuação, incluindo dois Kikitos no Festival de Gramado e três troféus Grande Otelo. Na mostra especial, serão exibidos os longas “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr; “O Homem que Copiava”, de Jorge Furtado; “Mato Sem Cachorro”, de Pedro Amorim; “Estamos Juntos”, de Toni Venturi; “Bonitinha, Mas Ordinária”, de Moacyr Góes; “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra; “Chatô: O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes; “Cazuza – O Tempo Não Pára”, de Sandra Werneck e Walter Carvalho; e “O Rio nos Pertence”, de Ricardo Pretti.
O filme que abre a maratona é o clássico “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr. No longa, a jovem Marcela (Leandra Leal) vive com o pai, o faroleiro José (Lima Duarte), e Daniel (Fernando Torres) em uma ilha afastada do exterior. Seu pai quer protegê-la a qualquer custo e a impede de conhecer o mundo. Em “O Homem que Copiava”, de Jorge Furtado, André (Lázaro Ramos) se apaixona por Sílvia (Leandra Leal) e faz de tudo para conhecê-la melhor. Em “Mato Sem Cachorro”, de Pedro Amorim, Deco (Bruno Gagliasso) conhece seus novos dois amores e companheiros: a radialista Zoé (Leandra Leal) e o cachorro Guto e começam a viver como uma família. Na sequência, em “Estamos Juntos”, de Toni Venturi, Carmem (Leandra Leal) é uma jovem médica que se muda da pequena cidade de Penedo, no Rio de Janeiro, para viver sozinha em São Paulo.
Também integra a maratona o longa “Bonitinha, Mas Ordinária”, de Moacyr Góes, em que Edgard (João Miguel) vive o dilema de casar-se com a filha do seu patrão, Maria Cecília (Letícia Colin), por dinheiro, enquanto está apaixonado por Ritinha (Leandra Leal), uma mulher humilde que trabalha para sustentar sua família. Já no filme “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra – que completa 10 anos de lançamento nos cinemas -, Rosa (Leandra Leal) é amante de Bernardo (Milhem Cortaz), pai de uma criança desaparecida. Eles são interrogados pela polícia e o delegado descobre uma rede de mentiras, vinganças e ciúmes envolvendo-os. Em “Chatô: O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes, Lola (Leandra Leal) é uma das ex-esposas de Assis Chateaubriand (Marco Ricca), em uma narrativa que conta a história de um dos magnatas da televisão brasileira. No longa-metragem “Cazuza – O Tempo Não Pára”, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, Leandra Leal interpreta Bebel Gilberto, uma grande amiga de profissão e de vida do cantor Cazuza.
O filme que encerra a maratona é “O Rio nos Pertence”, de Ricardo Pretti. Após dez anos longe do Rio de Janeiro, Marina (Leandra Leal) recebe um cartão postal misterioso e retorna para a cidade em busca de respostas. Aos poucos, paranoias e sonhos começam a se confundir com a realidade.
Maratona Leandra Leal
Horário: Sábado, dia 26/10, a partir das 14h
“A Ostra e o Vento” (1997) (111’)
Horário: Sábado, dia 26/10, às 14h
Classificação: 12 anos
Direção: Walter Lima Jr.
Sinopse: Marcela vive com o pai, o faroleiro José, e o velho Daniel numa ilha. Ela segue sua vida reclusa até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir os anseios de viver intensamente.
“O Homem que Copiava” (2003) (123’)
Horário: Sábado, dia 26/10, às 16h
Classificação: 14 anos
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: André (Lázaro Ramos) tem 20 anos, segundo grau incompleto e trabalha como operador de fotocopiadora em uma papelaria de Porto Alegre. Ele mora com a mãe e, no tempo livre, gosta de desenhar histórias em quadrinhos. Sua rotina é passar os dias lendo fragmentos das coisas que copia. André é apaixonado por Sílvia (Leandra Leal), a vizinha que ele observa com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, o rapaz tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um presente para a mãe na loja onde ela trabalha. Para isso, ele vai com a ajuda de Marinês (Luana Piovani) e Cardoso (Pedro Cardoso).
“Mato Sem Cachorro” (2012) (101’)
Horário: Sábado, dia 26/10, às 18h05
Classificação: 12 anos
Direção: Pedro Amorim
Sinopse: Deco e Zoé se conheceram quando ele quase atropelou Guto, cachorro que desmaia quando animado. Mas, após um relacionamento de dois anos, eles se separam e Deco tenta tomar as rédeas da situação, além de ficar com o cão.
“Estamos Juntos” (2011) (95’)
Horário: Sábado, dia 26/10, às 20h10
Classificação: 14 anos
Direção: Toni Venturi
Sinopse: Situado no centro de São Paulo, um drama sobre uma jovem médica solitária que descobre uma doença terminal enquanto se envolve com dois homens e uma comunidade de Sem-Teto.
“Bonitinha, Mas Ordinária” (1994) (104’)
Horário: Sábado, dia 26/10, às 21h45
Classificação: 16 anos
Direção: Moacyr Góes
Sinopse: Em seu filme “Bonitinha, mas ordinária”, o renomado escritor brasileiro Nelson Rodrigues trabalha com a ideia da tentação que assola o homem desde o início dos tempos (parte da condição humana, por assim dizer).
“O Lobo Atrás da Porta” (2013) (101’)
Horário: Sábado, dia 26/10, às 23h20
Classificação: 16 anos
Direção: Fernando Coimbra
Sinopse: O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.
“Chatô: O Rei do Brasil” (2016) (102’)
Horário: Domingo, 27/10, à 1h
Classificação: 14 anos
Direção: Guilherme Fontes
Sinopse: A história de Assis Chateaubriand, o primeiro magnata da comunicação no Brasil. Devido à sua influência durante o final dos anos 1930 até o início dos anos 1960, ele passou a ser chamado de Cidadão Kane Brasileiro.
“Cazuza – O Tempo Não Pára” (2004) (97’)
Horário: Domingo, 27/10, às 2h45
Classificação: 16 anos
Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho
Sinopse: A vida louca e breve do rockeiro Cazuza é o foco da cinebiografia dirigida por Sandra Werneck em parceria com Walter Carvalho. A sede de liberdade permeava a trajetória de Cazuza (Daniel de Oliveira). Embalado por canções que marcaram uma geração, o longa-metragem acompanha a carreira do cantor e compositor, desde o encontro com o grupo Barão Vermelho até o precoce desfecho causado pela Aids, em 1990. Adepto da experimentação, o artista vivia intensamente. Sempre ao lado do filho, Lucinha Araújo (Marieta Severo) foi o pilar da resistência de Cazuza frente ao vírus HIV. Corajosamente, o músico encarou a doença e não abriu mão dos poucos prazeres que lhe restavam.
“O Rio nos Pertence” (2013) (75’)
Horário: Domingo, 27/10, às 4h20
Classificação: 14 anos
Direção: Ricardo Pretti
Sinopse: Após 10 anos longe da cidade do Rio de Janeiro, Marina (Leandra Leal) recebe um cartão postal misterioso que a faz retornar à cidade. Sem saber claramente os motivos que a fizeram retornar, ela procura por respostas. Aos poucos, sua mente é conturbada com paranoias e os sonhos começam a se confundir com a realidade.
Compartilhe