Exibida em forma de maratona, série nacional resgata cinco personagens femininas que tiveram uma participação ativa no processo da emancipação brasileira de Portugal
Neste sábado, em que se comemoram os 202 anos da Independência do Brasil, o History exibe a série documental inédita Mulheres Pela Independência, em cinco episódios. Dirigida por Nina Kopko, a série documental da Multiverso Produções destaca cinco mulheres que tiveram participação importante e ativa no processo de independência do país: Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Filipa, Imperatriz Leopoldina e Bárbara Alencar.
Os episódios retratam a importância histórica de cada uma dessas personagens nesta fase da História brasileira, suas questões, anseios, situação naquele momento e visão de sociedade. A série faz um importante resgate de figuras femininas e estuda seus ecos em nossa sociedade. O History exibe maratona especial com todos os episódios de Mulheres pela Independência, a partir das 17h40.
17h40
Ep. 1 – Condenada por sua atuação na Revolução Pernambucana de 1817, Bárbara de Alencar é retratada pela História como uma mulher revolucionária, contestadora e à frente do seu tempo, além de ter sido a primeira presa política do Brasil. Mas… será que foi isso mesmo?
18h15
Ep. 2 – Os livros de História descrevem a Imperatriz Leopoldina como “mãe”, “passiva”, “feia”, “deprimida” e “corna mansa”. Este episódio mostra a relevância de sua inteligência e articulação política para a independência do Brasil e sua paixão pelas ciências.
18h50
Ep. 3 – O que tornou Joana Angélica um marco na História não foi uma obra, um apoio, uma assinatura, mas uma fatalidade: seu assassinato. Para entender porque uma freira teve sua morte conectada à Independência do Brasil, é preciso deixar de lado a Corte do Rio de Janeiro, os documentos e os acordos diplomáticos e enxergar como o processo de emancipação não foi tão pacífico em todo o país.
19h20
Ep. 4 – Se há uma pessoa que resume a ideia de “guerreira da independência”, esta é Maria Quitéria. Afinal, ela pegou em armas, se vestiu de homem e se infiltrou em um exército em que mulheres não eram oficialmente permitidas. No entanto, ao longo da História, o uso de sua figura de “heroína nacional” serviu a interesses bem específicos em diferentes épocas.
19h55
Ep. 5 – Para falar de Maria Filipa, protetora da Ilha de Itaparica, é preciso entender que existem lógicas de registro de memória que são tão importantes e marcantes para nossa História quanto qualquer documento oficial ou estátua no meio de um parque.
Classificação Indicativa: 10 anos
Sobre HISTORY
HISTORY é o líder incontestável em conteúdos históricos e produções originais, oferecendo entretenimento inteligente e relevante. HISTORY apresenta séries como Trato Feito, Caçadores de Relíquias, Loucos Por Carros e Alienígenas do Passado, combinadas com superproduções históricas como Eu Conheci Jesus, Knightfall e produções exclusivas para a América Latina, como Desafio Sob Fogo América Latina, Desastres em Tempo Real e a vencedora do Emmy Internacional, O Jesuíta. HISTORY alcança mais de 76 milhões de lares. HISTORY faz parte do portfólio da A+E Networks América Latina.
historylatam.com
instagram.com/canalhistory/
twitter.com/CanalHistory
https://www.tiktok.com/@history_bra