Fúria da Natureza (por Aline Miranda)

Aline Miranda

Em 2018, Kerala sofreu a pior enchente dos últimos 100 anos na história do estado indiano. A catástrofe deixou mais de 400 mortos e 200 mil desabrigados. Esse episódio é retratado em “Fúria da Natureza”, filme de 2023.

Quando as chuvas causam inundações, pessoas comuns tornam-se heróis em meio ao caos. Durante o dilúvio de 2018 em Kerala, várias histórias se entrelaçam: um ex-militar ajuda um lojista cego, uma repórter enfrenta obstáculos no trabalho e uma família de pescadores sobrevive a uma tempestade. Enquanto uma mulher luta para equilibrar carreira e vida pessoal, um casal busca seu lugar no mundo.

Dirigido por Jude Anthany Joseph, o longa já introduz o tema a partir da lembrança das “Inundações de 1999”, como é conhecido até então, o pior dilúvio da história de Kerala em 1924.

Nessa abertura, depoimentos de filhos de sobreviventes da catástrofe chamam a atenção: “Só me lembro do que meu pai me contou”; “O estado inteiro ficou submerso”; “Tinha uma colina que foi totalmente destruída”.

O debate sobre as possíveis causas das inundações: rio cheio que inundou X barragem que vazou, também é apresentado trazendo uma reflexão sobre como o estado de Kerala estaria preparado na atualidade para receber novas catástrofes: enquanto o governo afirma que isso nunca mais iria se repetir, a iminência das chuvas assusta a população.  

Na primeira hora do filme, temas como casamento, vida profissional, prosperidade, família, entre outros, mostra a vida comum que os habitantes de Kerala levavam antes do início das chuvas.

Uma cena chama a atenção por trabalhar todos os sentidos do espectador: um homem cego é ajudado pelo amigo a “enxergar” o que está acontecendo a redor. O amigo descreve o ambiente e o cego usa de outros sentidos, como audição e olfato.

Alguns temas foram retratados de maneira interessante no filme, como: as atitudes do governo como reação às enchentes; a relação dos turistas com o cenário caótico e o uso das redes sociais como meios de comunicação de interesse público diante da calamidade.

O elenco conta com os atores: Tovino Thomas, Asif Ali, Aparna Balamurli, Lal, Kalaiyarasan, Sudheesh, Indrans, Renji Panicker, Gauthami Nair, Kunchacko Boban, Vineeth Sreenivasan, Tanvi Ram, Narain, Aju Varghese.

O longa é instrutivo para quem quer saber um pouco mais sobre as enchentes de Kerala de 2018, porém, o modo como as histórias paralelas foram desenvolvidas, dificulta o entendimento da narrativa, além de tornar o filme cansativo.

Compartilhe