A Fundação Dorina participa de um painel para discutir a importância de livros em formatos acessíveis. Alguns dos principais títulos e formatos estarão em exposição no evento
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, confirma participação no 15° Seminário Internacional Biblioteca Viva, evento que acontece entre os dias 10, 11 e 12 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). O evento, organizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, tem como tema, este ano, a inteligência artificial para a inclusão.
Programado para o dia 10 de setembro de 2024, das 17h às 17h15, o painel ‘Conta um Conto – Contação de Histórias para Todos’ (projeto selecionado da Fundação que foi viabilizado pelo PROAC), irá abordar a adaptação e a importância de livros para os formatos acessíveis, como tinta braille e terá como painelista articuladora da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Perla Assunção.
Além do painel, a Fundação Dorina estará presente durante todo o evento, das 8h às 17h, em um estande no saguão do seminário para cadastramentos e exposição de livros acessíveis.
Além da adaptação de livros para o modelo inclusivo, a Fundação Dorina oferece consultoria para tornar redes sociais, sites, vídeos, aplicativos e espaços físicos mais acessíveis, com validação especializada de pessoas cegas e com baixa visão. A equipe é composta por profissionais altamente capacitados, prontos para desenvolver soluções sob medida que garantam inclusão e acessibilidade plena.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Mais detalhes aqui no site.
Compartilhe