Francis Ford Coppola recebe o prêmio Leon Cakoff da 48ª Mostra

‘Megalópolis’, filme inédito no Brasil do diretor, encerra o evento em 30 de outubro. Cineasta americano estará presente

O cineasta americano Francis Ford Coppola vai receber o Prêmio Leon Cakoff da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A entrega vai ocorrer no encerramento do evento, em 30 de outubro. A cerimônia será seguida da exibição do filme mais recente do diretor, Megalópolis, que estreou no Festival de Cannes e ainda é inédito no Brasil. O longa é distribuído no Brasil pela O2 Play, que viabilizou a vinda de Coppola ao país.

Coppola vai receber a honraria por sua inegável contribuição ao desenvolvimento do audiovisual nas últimas cinco décadas. A escolha deste artista mitológico para receber o Prêmio Leon Cakoff da 48ª Mostra reconhece seu papel visionário, sua arte da desmesura e a fé no cinema que ultrapassa o tempo. 

O cineasta revela seu papel central para a transformação cinematográfica através da sua filmografia, que inclui títulos como a trilogia O Poderoso Chefão, o premiado A Conversação, os recentes Velha Juventude e Tetro, além do épico Apocalipse Now

A exibição de Megalópolis encerra a Mostra após a distribuição dos prêmios do evento em 30 de outubro. O longa, um épico romano ambientado em uma versão imaginada da América moderna, foi gestado pelo cineasta por 40 anos. Ele apostou sua fortuna para concluí-lo. “Assim como não se pode gerar um bebê sem fazer amor, não é possível criar sem correr riscos”, Coppola gosta de dizer em entrevistas.

O longa é ambientado na cidade de Nova Roma, que abriga um conflito entre César Catilina (Adam Driver), um artista brilhante que tenta construir um futuro utópico e idealista, e o prefeito Franklyn Cícero (Giancarlo Esposito), um homem comprometido com um status quo retrógrado que perpetua a ganância, os interesses particulares e a divisão na sociedade. Entre eles está a socialite Julia Cícero (Nathalie Emmanuel), filha do prefeito, cujo amor por Cesar dividiu sua lealdade, forçando-a a descobrir o que ela realmente acredita que a humanidade merece. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *