Fora dos Palcos (por Peter P. Douglas)

            Fora dos Palcos (Off The Stage aka Zhui Yue, 2022), longa-metragem dramático chinês, com 123 minutos de duração, exibido durante a 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo (2024).

            Mergulha no mundo da ópera Yueju através dos olhos de Qi (Saifei He), uma atriz famosa que enfrenta uma doença grave. Ao retornar para casa na esperança de se reconectar com seus três filhos, Qi se depara com a indiferença de dois deles, desencadeando uma série de revelações sobre eventos passados. O filme, dirigido competentemente por Liang Qiao, é uma exploração de temas familiares e a busca por redenção, entrelaçados com a cultura rica e as tradições da ópera chinesa.

            A música, essencial em qualquer filme que aborde a ópera, é bem executada. A cinematografia do filme é uma das suas maiores forças, capturando a estética e o ambiente da ópera de maneira quase poética, o que contribui significativamente para a atmosfera do filme.

            No entanto, o filme luta para manter um equilíbrio entre a representação autêntica da cultura e a necessidade de uma narrativa coesa. Em alguns momentos, o longa parece mais uma coleção de cenas desconexas do que uma história fluída. Isso é particularmente evidente na maneira como o filme lida com os flashbacks, que, embora sejam cruciais para a compreensão da história, às vezes interrompem o fluxo da narrativa principal.

            Em termos de enredo, faz bom um trabalho ao destacar as complexidades das relações familiares e o impacto da tradição e da modernidade na vida dos personagens. No entanto, a execução desses temas é por vezes superficial, não explorando totalmente o potencial dramático que o enredo oferece. A revelação dos eventos passados é feita com cuidado, mas a resolução parece apressada, deixando algumas perguntas sem resposta.

            Em resumo, “Fora dos Palcos” é um filme que tenta abordar muitos temas importantes e tem momentos de verdadeira beleza, mas no final, parece não alcançar todo o seu potencial. Certamente encontrará seu público entre aqueles que têm uma afinidade pela ópera Yueju e pelo cinema que explora dinâmicas familiares complexas. No entanto, para o espectador médio, pode faltar o impacto necessário.

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