Festival Varilux de Cinema Francês 2024 – conheça os 7 Artistas convidados desta edição

Conheça a Delegação Artística

Marc Salbert, roteirista

Filme no Festival: Apenas Alguns Dias

Escritor e jornalista na rádio.

Seu primeiro livro, Amour, gloire et dentiers foi publicado em 2017.

Em 2015 escreveu De l’influence du lancer de minibar sur l’engagement humanitaire, seu segundo romance, adaptado para o cinema por Julie Navarro, com o título Apenas Alguns Dias.

Matthieu Delaporte, Diretor

Filme no Festival: O Conde de Monte Cristo

Depois de estudar História e Ciências Politicas, escreve e dirige Musique de Chambre, um curta de ficção premiado em diversos festivais. Ingressa então no canal francês Canal+ onde, entre 1996 e 2001, é responsável pela escrita de ficção para o programa Le Vrai Journal. Como roteirista, ele desenvolve inúmeras séries e longas-metragens.

Xavier Legrand, Diretor

Filme no Festival: O Sucessor

Se formou no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris, onde atuou em várias peças. Em 2012, dirige o curta-metragem Avant que de tout perdre. Aproveitando esse sucesso, adapta a produção para o longa Custódia (Jusqu’à la garde), lançado em 2018. Realiza o videoclipe da música Pas plus le jour que La nuit de Alex Beaupain, que é parte de uma campanha de conscientização da CIIVISE (Comissão Independente sobre Incesto e Violências Sexuais contra Crianças). Após seis anos de Custódia, retorna com o Sucessor.

Marie-Josée Croze, Atriz

Filme no Festival: Madame Durocher

Nascida em Montreal e francesa desde 2012, começa no cinema em 1992, num filme de Gilles Carle, La Postière. Em 1999, ganha reconhecimento com Maelström de Denis Villeneuve. Com o filme As Invasões Bárbaras, de Denys Arcand, se consagra em 2003. Depois, trabalha com autores como Laurence Ferreira Barbosa, Jean-Pierre Denis, Laurent Tirard, Guillaume Canet. A atriz continua sua jornada trabalhando em diversos países para diversos diretores, incluindo Wim Wenders, James Franco, Roberto Ando e Daniel Auteuil.

Patrick Mille, Ator

Filme no Festival: O Conde de Monte Cristo

Nascido em Lisboa em 1970, faz sua estreia nas telas sob a direção de Gérard Lauzier na comédia Mon père, ce héros em 1991. Lançando sua carreira, e levando-o à televisão. Nos anos 2000, retorna ao cinema, em comédias como La Doublure de Francis Veber e Jungle de Matthieu Delaporte. Tem seu primeiro filme como diretor, Mauvaise Fille, em 2012. Quatro anos depois, em 2016, volta a dirigir com Going to Brazil. Ator versátil, participa de diversas adaptações de obras de Alexandre Dumas.

Raphaël Personnaz, Ator

Filme no Festival: Bolero, Melodia Eterna

Nascido em 1981, inicia carreira no teatro e na televisão antes dos filmes de cinema. Em 2010, interpreta o marido de Karin Viard em Les Invités de mon père de Anne Le Ny e o Duque de Anjou em La Princesse de Montpensier de Bertrand Tavernier. Em 2011, em La Chance de ma vie e em Anna Karenina de Joe Wright. Em Três Mundos de Catherine Corsini, em 2012, tem um ponto de virada em sua carreira. O ano de 2013 é prolífico. Em 2016, atua em Dans les forêts de Sibérie de Sylvain Tesson, pelo biopic Noureev de Ralph Fiennes e pelo thriller Persona non grata, dirigido por Lisa Jespersen.

Jeanne Boudier, Atriz

Filme no Festival: Madame Durocher

Atriz francesa nascida na cidade do Rio de Janeiro. Estuda drama na escola francesa de interpretação Cours Florent e, em 2022, integra o Conservatoire National d’Art Dramatique, em Paris. Debuta na tela grande, protagonizando o drama Deslembro (2018), de Flavia Castro, ao lado de Eliane Giardini. Em 2022, aparece no filme de TV Un Destin, de Sonia Rolland, e volta a protagonizar um filme brasileiro, interpretando Marie Durocher em Madame Durocher, de Dida Andrade e Andradina Azevedo. Em 2023 atua em De Gaulle, de Antonin Baudry e, em 2024 na série Netflix Young Millionaires, de Igor Gotesman.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *