“Moti”, de André Okuma, e “Green Gray Black Brown”, de Yuyan Wang, foram os grandes premiados nas Mostras Competitivas Nacional e Internacional

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2025 – A 34ª edição do Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro encerrou hoje sua programação na cidade depois de apresentar 156 filmes brasileiros e internacionais de 25 países, em sete dias de evento presencial, com todas as sessões gratuitas no cinema Estação Net Botafogo, que também foi palco da cerimônia de premiação. Os vencedores do Grande Prêmio das mostras Competitiva Nacional e Internacional, respectivamente, foram “Moti”, de André Okuma (São Paulo), e “Green Gray Black Brown”, de Yuyan Wang (China, França e Coréia do Sul), que estão automaticamente qualificados a concorrerem a uma indicação no Oscar® 2026 na categoria Melhor Curta-Metragem. Nesta edição, a organização comemorou o número recorde de inscrições: 4.600 produções de 160 países.
Foram anunciados também os ganhadores das demais categorias do festival, que contou com o patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, através do edital da LPG, e do Itaú Unibanco. A promoção é do Canal Brasil, Canal Like e Canal Futura e o apoio institucional é do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, Goethe Instituto no Rio de Janeiro e Escritório de Quebec em São Paulo.
Na competição nacional, “O Amor Não Cabe Na Sala”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira (Bahia), também arrematou o Prêmio de Melhor Direção, e “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (Santa Catarina e São Paulo), conquistou o Prêmio Especial do Júri.
Na competição internacional, “Things Hidden Since The Foundation of the World”, de Kevin Walker e Irene Zahariadis (EUA), foi o vencedor na categoria Melhor Direção. O Prêmio Especial do Júri foi para “The Poison Cat”, de Tian Guan (China).
Os melhores filmes das mostras Panorama Carioca e Panorama Latino-Americano foram, respectivamente, “Doença É Vida”, de Rogério Cavalcante e Castro (Rio de Janeiro) e “Babilônia”, de Duda Gambogi (Cuba). O curta “O Colecionador de Cheiros de Nucas Femininas”, de Natália Damião e Ana Clara Vidal de Negreiros (Paraíba), foi o vencedor do Prêmio Primeiros Quadros.
O vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas foi “Arame Farpado”, de Gustavo de Carvalho – que recebe R$ 15 mil. Já o vencedor do Prêmio Canal Like foi “Moti”, de André Okuma (São Paulo), o grande ganhador da Competição Nacional do festival. Além disso, o Prêmio Melhor Projeto do 27º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem concedeu o primeiro lugar para “A Voz do Mestre”, de Renato Sircilli (São Paulo) e “Monami”, de Diego dos Anjos (Rio de Janeiro).
JÚRI – Este ano, os jurados da Competição Nacional foram Fredi Klutasz (curadora e programadora do festival Interfilm Berlin), Kaare Aguerre (editor, produtor e programador audiovisual envolvido com oficinas e curadorias no Uruguai) e Eduardo Lurnel (roteirista e produtor executivo com atuação em animações e séries documentais). Para a Competição Internacional, o júri foi composto por Mónica Delgado (crítica de cinema, curadora e professora universitária no Peru), Rosa Miranda (cineasta e arte-educadora com foco em narrativas étnico-raciais e atuação política) e Rodrigo Sombra (professor universitário, pesquisador e organizador de livros sobre cinema e cultura).
SOBRE EXIBIÇÃO DOS CURTAS NO ITAÚ CULTURAL PLAY
A plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro Itaú Cultural Play irá exibir de 1º a 15 de maio uma seleção de produções desta edição do Curta Cinema: “Mãe da Manhã”, de Clara Trevisan; “Mandinga de Gorila”, de Luzé e Juliana Gonçalves; “Javyju”, dirigido pelo cineasta Carlos Eduardo Magalhães e pela cacica Guarani Kunha Rete; “Inflamável”, de Rafael Ribeiro; “O Primo Holandês”, de Nuno Lindoso; “Kabuki”, de Tiago Minamisawa; e “Mexeu Comigo”, de Danilo Rodrigues, João Hiago Oliveira e Sara Maylyne. Os sete curtas-metragens presentes na plataforma integram as categorias Mostra Competitiva Nacional, Mostra Competitiva Primeiros Quadros e Panorama Carioca. O acesso gratuito à IC Play pode ser feito em www.itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.
Confira abaixo a lista de premiados:
COMPETIÇÃO NACIONAL
Júri composto por Fredi Klutasz, Kaare Aguerre e Eduardo Lurnel.
Grande Prêmio da Competição Nacional
“Moti”, de André Okuma (São Paulo)
Prêmio de Melhor Direção
“O Amor Não Cabe Na Sala”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira (Bahia)
Prêmio Especial do Júri
“Kabuki”, de Tiago Minamisawa (Santa Catarina e São Paulo)
Menção Honrosa:
“Mãe da Manhã, de Clara Trevisan (Rio Grande do Sul)
“Fale a Ela o Que Me Aconteceu”, de Pethrus Tibúrcio (Pernambuco)
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Júri composto por Mónica Delgado, Rosa Miranda e Rodrigo Sombra.
Grande Prêmio da Competição Internacional
“Green Gray Black Brown”, de Yuyan Wang (China, França e Coréia do Sul)
Melhor Direção
“Things Hidden Since The Foundation of the World”, de Kevin Walker e Irene Zahariadis (EUA)
Prêmio Especial do Júri
“The Poison Cat”, de Tian Guan (China)
PRÊMIO CANAL BRASIL
Júri composto por Gustavo Cunha, Luisa Clasen (Lully) e Sé Souza.
“Arame Farpado”, de Gustavo de Carvalho
PRÊMIO CANAL LIKE
“Moti”, de André Okuma (São Paulo)
PRÊMIOS DE PÚBLICO
Panorama Carioca
“Doença É Vida”, de Rogério Cavalcante e Castro (Rio de Janeiro)
Panorama Brasil
“Procura-se uma Rosa”, de Júlia Moraes (Rio de Janeiro)
Panorama Latino-Americano
“Babilônia”, de Duda Gambogi (Cuba)
PRIMEIROS QUADROS
Júri composto por Mariana Seivalos, Galba Gogóia e Clara Chroma.
Prêmio “Primeiros Quadros” de Melhor Filme:
“O Colecionador de Cheiros de Nucas Femininas”, de Natália Damião e Ana Clara Vidal de Negreiros (Paraíba)
Prêmio “Especial Primeiros Quadros” de Melhor Direção:
“Mexeu Comigo”, de João Hiago Oliveira, Danilo Rodrigues e Sara Maylyne (Sergipe)
PRÊMIO MELHOR PROJETO DO 27º LABORATÓRIO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGEM
Júri composto por Clara Ferrer, Karen Akerman e Matheus Peçanha.
Premiados:
“A Voz do Mestre”, de Renato Sircilli (São Paulo)
“Monami”, de Diego dos Anjos (Rio de Janeiro)
Os dois projetos receberão os seguintes prêmios de nossos parceiros:
• Prêmio Edina Fuji – Naymovie no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em locação de equipamentos de iluminação e maquinária, da Naymovie;
• Encode DCP, oferecido pela Link Digital;
• Recursos de acessibilidade para os filmes, oferecidos pela Conecta Acessibilidade;
• Quatro semanas de Ilha de Edição, oferecidos pela Conspiração Filmes;
• Três horas de consultoria em sound designer e três horas de mixagem, oferecidos pela
Bando Sonoro.
Menção honrosa (os dois filmes selecionados receberão consultoria de roteiro da Clara Ferrer):
“Gosto de Amora”, de Erik Gasparetto (Paraná)
“Carpe Diem”, de Mayra Costa (Alagoas)
Compartilhe