Expocine 24: Maior convenção de negócios de cinema da América Latina encerra 11ª edição com mais de 2.000 inscrições

Exibidores, produtores e distribuidores se reuniram em 4 dias de evento para conferir novidades e debater o futuro do setor

Marcelo Lima, idealizador e organizador da Expocine (Créditos: Ellen Soares e Fabiano Bataglin)

A Expocine 24 encerrou sua programação nesta sexta-feira, 11 de outubro, com uma cerimônia no final da tarde no Cine Marquise, em São Paulo. Reunindo profissionais do audiovisual em quatro dias, o evento celebrou o sucesso da sua 11ª edição, que neste ano foi ampliada, contando com 50 painelistas convidados, dois pisos da feira de negócios com cerca de 70 expositores e mais de dois mil inscritos. Além disso, os presentes conferiram as já tradicionais homenagens à empresas do segmento de distribuição, produção e exibição pelo trabalho e excelência dedicados à indústria.

“Obrigado por estes quatro dias intensos. Fazendo um retrospectivo desde o início da feira, tivemos 14 distribuidoras apresentando seus line-ups, 14 painéis na sala Spcine, 6 oficinas na sala Ancine, mais de 70 marcas expostas na feira de negócios, a própria Expocine Decupa, que foi quando a gente começou os nossos trabalhos na terça-feira, além dos nossos homenageados de hoje.”, comentou Marcelo Lima, organizador da Expocine. 

Desta vez, quatro empresas receberam o troféu Expocine. No segmento de distribuição, o evento reconheceu o trabalho e a atuação da Paris Filmes, representada pelo CEO Marcio Fraccaroli, e também da DOWNTOWN FILMES, com o sócio e CEO Bruno Wainer. Ambos receberam o troféu das mãos de Marcelo Lima, CEO da TONKS/Expocine. 

Na área de produção, a Filmes de Plástico foi reconhecida pelos 15 anos de história no audiovisual produzido em Minas Gerais. Maurílio Martins, um dos sócios-fundadores da produtora, subiu ao palco para receber o prêmio da jornalista Barbara Demerov. 

E no mercado exibidor, o Cine Roxy, localizado em Santos, foi destaque pelos seus 90 anos de existência e sua tradição na Baixada Santista. Para receber a homenagem, o diretor geral do cinema Toninho Campos contou com a presença de Marcos Araújo, um de seus amigos de longa data.

A cerimônia de encerramento recebeu também a presença da presidente da Spcine, Lyara Oliveira, que ressaltou a importância da convenção para o mercado  audiovisual no país.

“Estarmos aqui é uma grande alegria. Tivemos dias de muita troca, de negócios, de conhecimento, de parcerias estabelecidas. E é isso que a gente acredita, que o ecossistema do audiovisual depende de eventos e encontros como estes para que as pessoas se relacionem, mais negócios aconteçam e todas as conexões fluam melhor.”   

Neste último dia, encerrando a programação de atividades, o público pode conferir dois bate-papos. O primeiro deles abordou a influência das redes sociais no consumo de cinema e o segundo trouxe para o centro da conversa o público cinéfilo, para falar das suas experiências no cinema. A Vitrine Filmes, Warner Bros. Discovery e Universal também concluíram as apresentações, trazendo os principais lançamentos do line-up 2024/2025.

Com a programação dividida entre o Cine Marquise e o Renaissance Hotel, os visitantes ainda puderam conferir o último dia da feira de negócios com mais de 70 expositores e muitas marcas de serviços e produtos apresentando suas principais novidades para os mercados de exibição, distribuição e produção cinematográfica. A Expocine 2024 teve o patrocínio de Barco, Big Poc, Christie, GDC, Harkness, HotSound, Ingresso.com, Kinoplex, LATC, Osram, Screen X, Sharp, Prawer Chocolates e Venda Bem.

Compartilhe