Eduardo Coutinho recebe homenagem do Canal Brasil com maratona de filmes

A programação reúne clássicos como “Cabra Marcado para Morrer” e “Jogo de Cena”

“Santo Forte”, “Edifício Master”, “Cabra Marcado para Morrer” e “Jogo de Cena” são alguns dos sucessos de Eduardo Coutinho que fazem parte da maratona no Canal Brasil

O Canal Brasil exibe, no próximo domingo, dia 28 de julho, a partir das 11h, a Maratona Eduardo Coutinho, em homenagem aos mais de 50 anos de carreira do diretor e documentarista, que morreu em 2014. Fazem parte da programação os clássicos “Santo Forte”, “Babilônia 2000”, “Últimas Conversas”, “O Fim e o Princípio”, “Cabra Marcado para Morrer”, “Edifício Master” e “Jogo de Cena”.

A maratona abre com “Santo Forte”, um documentário que entra na intimidade de católicos, umbandistas e espíritas da favela Vila Parque da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro. Coutinho investiga o cotidiano popular e as apropriações religiosas através das diversas experiências dos moradores da comunidade. O documentário ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado de 1999 e os prêmios de Melhor Filme, Roteiro, Montagem e o Prêmio da Crítica no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 1999.

Já em “Babilônia 2000” uma equipe de filmagem acompanha os preparativos do réveillon nas favelas Chapéu Mangueira e Babilônia, em Copacabana, no Rio de Janeiro. No documentário “Últimas Conversas”, Eduardo Coutinho entrevista estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro e conversa sobre suas vidas, o que esperam do futuro em paralelo a diversas sensações e sentimentos dos jovens. O longa-metragem é o décimo quarto e último trabalho da carreira do cineasta.

O documentário “O Fim e o Princípio” foi filmado no Sítio Araçás, no município de São João do Rio do Peixe. No longa, idosos desta comunidade rural contam sobre suas vidas, marcadas pela humildade, alegria e força do sertão nordestino. Em “Edifício Master”, Coutinho e sua equipe mostram o cotidiano dos moradores do Edifício Master, localizado em Copacabana, composto por 276 apartamentos conjugados, revelando suas histórias. A obra levou o Kikito de Melhor Documentário no Festival de Gramado em 2002.

A Maratona Eduardo Coutinho encerra com o longa-metragem “Jogo de Cena”. A partir de um anúncio de jornal, o cineasta convida mulheres para contarem sobre suas vidas. De 83, 23 são escolhidas para serem filmadas e, depois, atrizes consagradas, como Andréa Beltrão, Fernanda Torres e Marília Pêra, interpretam, a seu modo, as mesmas histórias.

Eduardo Coutinho foi um dos maiores cineastas e documentaristas do Brasil. Coutinho se interessou pela área do cinema nos anos 1950 quando estava estudando Direito. O diretor recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o primeiro Kikito de Cristal da história do Festival de Cinema de Gramado, em 2007.

Maratona Eduardo Coutinho

Domingo, 28/07, a partir das 11h

Santo Forte (1999) (80′)

Horário: Domingo, 28/07, às 11h

Classificação: 12 anos

Direção:  Eduardo Coutinho

Sinopse: Entre uma missa campal celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo e, meses depois, a comemoração do Natal, o documentário penetra na intimidade dos católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca. Cada um a seu modo, eles crêem na comunicação direta com o sobrenatural através da intervenção de santos, orixás, guias ou do Espírito Santo.

Babilônia 2000 (2000) (81′)

Horário: Domingo, 28/07, às 12h20

Classificação: 12 anos

Direção:  Eduardo Coutinho

Sinopse: No Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, uma equipe de filmagem acompanha os preparativos para o Réveillon e ouve os moradores sobre suas expectativas para o ano 2000.

Últimas Conversas (2015) (87′)

Horário: Domingo, 28/07, às 13h40

Classificação: 12 anos

Direção:  Eduardo Coutinho

Sinopse: Último filme dirigido por Eduardo Coutinho. Nele, o cineasta entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre suas vidas, sentimentos e expectativas para o futuro.

O Fim e o Princípio (2005) (110′)

Horário: Domingo, 28/07, às 15h10

Classificação: Livre

Direção:  Eduardo Coutinho

Sinopse: Um filme que começa do zero. Sem pesquisa prévia, sem personagens, sem lugares, nem temas específicos, uma equipe de filmagem chega ao sertão da Paraíba, no nordeste do Brasil, em busca de pessoas com histórias para contar. Na aldeia de São João do Rio do Peixe, eles chegam ao Sítio Araçás, uma comunidade rural de 86 famílias, a maioria parentes. Com uma menina de Araçás como mediadora, os moradores, em sua maioria idosos, contam sua história de vida, marcada pelo catolicismo popular, por uma hierarquia, por um senso de família e honra em um mundo em rápido desaparecimento.

Cabra Marcado para Morrer (1984) (119′)

Horário: Domingo, 28/07, às 17h

Classificação: 12 anos

Direção: Eduardo Coutinho

Sinopse: No anos 60, um camponês é assassinado e sua história, contada num filme. Com o golpe de 1964, a filmagem foi interrompida. 17 anos depois, o diretor retoma questões adormecidas.

Edifício Master (2002) (110′)

Horário: Domingo, 28/07, às 19h

Classificação: 12 anos

Direção: Eduardo Coutinho

Sinopse: O dia-a-dia e a rotina de 37 famílias que vivem em um enorme edifício de 12 andares em Copacabana, Rio de Janeiro: seus dramas, aspirações, revelações íntimas, solidões e sonhos.

Jogo de Cena (2007) (106′)

Horário: Domingo, 28/07, às 20h50

Classificação: 12 anos

Direção: Eduardo Coutinho

Sinopse: Após um anúncio de jornal, as mulheres comuns contam parte das suas histórias de vida ao diretor Eduardo Coutinho, que são depois recriadas pelas atrizes, ressaltando os limites entre verdade, ficção e performance.


Compartilhe