Dois curtas representam Salvador na 28ª edição do FAM

Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado de 5 a 11 de setembro com produções de 14 países 

“Buraco de Minhoca”, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques, e “Movimentos Migratórios”, de Rogério Cathalá, participam da Mostra Curtas

Associação Cultural Panvision divulgou os filmes selecionados para o 28º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, que será realizado de 5 a 11 de setembro, na capital catarinense. Um dos mais tradicionais festivais de cinema do país reúne nesta edição 66 produções de 14 países: Argentina, Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia, EUA, França, Inglaterra, Israel, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela, sendo que alguns participam em coproduções. Do Brasil, estão representados 13 estados (Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo), e também o Distrito Federal. 

Da Bahia, dois curtas-metragens representam Salvador na Mostra Curtas. “Buraco de Minhoca”, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques, conta a história de Tião, uma criança de 5 anos, que busca entender os acontecimentos que envolvem sua família e a doença de sua mãe, que a leva para longe dele. Já em “Movimentos Migratórios”, de Rogério Cathalá, Pedro é um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem a sua própria condição.

O FAM 2024 teve mais de 800 produções inscritas e 17 curadores do Mercosul participaram da seleção. “Temos 46% de filmes inéditos no Brasil e 78% inéditos em Santa Catarina, incluindo ineditismo mundial e filmes com única e exclusiva exibição no FAM que passarão por teste de audiência. O ineditismo é importante para dar mais espaços de oportunidades de lançamento, mas também precisa sempre ser notada a pluralidade das histórias e de quem as conta”, explica a diretora de Programação da Panvision, Marilha Naccari. 

As exibições serão no Cine Show do Beiramar Shopping, e as demais atividades do Festival, no Majestic Palace Hotel. As questões sociais, música, meio ambiente e espiritualidade são os temas mais presentes nos filmes este ano. A Panvision destaca que 27 filmes possuem o Selo Marias de Cinema. O título simboliza o reconhecimento de filmes que retratam mulheres de maneira mais complexa, que traçam seus próprios caminhos e que, fugindo dos “padrões” , saem da sombra de personagens masculinos.

Os filmes concorrem ao Troféu Panvision pelo Júri Popular e Oficial, além de mais de R$ 100 mil em produtos e serviços das empresas especializadas em audiovisual parceiras da Panvision: Aktoro, CoolTunes, DOT, JLS, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie e PluralTec. O melhor curta-metragem brasileiro escolhido por um júri formado por jornalistas e críticos de cinema ganhará o Prêmio Canal Brasil de Curtas e, além do troféu Canal Brasil, receberá R$15 mil em dinheiro. 

O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Compartilhe