De Andrei Tarkovsky, O Sacrifício chega à MUBI em 4K

Uma das obras mais estimadas do diretor russo integra a coleção Festival em Foco: Festival de Cannes, onde concorreu, em 1986, à Palma de Ouro

Serviço global de streaming, distribuidora e produtora, a MUBI disponibiliza a partir desta sexta-feira, 9 de agosto, a versão restaurada em 4K de O Sacrifício, produção de 1986 e último filme do diretor russo Andrei Tarkovsky. O título faz parte da coleção Festival em FocoFestival de Cannes.

Uma reflexão sobre o colapso da civilização, o filme foi aclamado não apenas na Suécia, mas também por um vasto público internacional. Além das premiações no Festival de Cannes, incluindo o Prêmio Especial do Júri, venceu o BAFTA de Melhor Filme em Língua Estrangeira e foi eleito o segundo melhor lançamento de 1986 pela conceituada revista Cahiers du Cinéma.

Filmado na ilha sueca de Gotland, O Sacrifício contou com uma equipe de filmagem majoritariamente sueca. O diretor de fotografia de Ingmar Bergman, Sven Nykvist, esteve por trás das câmeras, enquanto o elenco incluiu Erland Josephson (Um Olhar a Cada Dia), Susan Fleetwood (Persuasão) e Allan Edwall (Os Emigrantes), entre outros. 

SinopseAlexander, um ator aposentado, está comemorando seu aniversário com familiares e amigos quando um anúncio na TV avisa sobre a iminente Terceira Guerra Mundial e uma catástrofe nuclear. Diante de uma crise existencial, Alexander promete renunciar a tudo o que preza para evitar o desastre.

Compartilhe