As três obras inéditas trazem aos leitores contos tradicionais do Egito, Coreia e Havaí, apresentando lendas que revelam a fantasia, aventuras e encanto presentes no cotidiano
Para os pais que quiserem desfrutar de uma programação literária com conteúdo lúdico e educativo, essa é a hora! A série infantil Contos Maravilhosos, composta pelos livros Contos Maravilhosos – Oriente Médio (Egito), Contos Maravilhosos – Ásia (Coreia) e Contos Maravilhosos – Pacífico (Havaí), será lançada no dia 26 de outubro, das 14h às 16h, no Museu A CASA do Objeto Brasileiro (loja) e terá distribuição gratuita.
O objetivo das três obras inéditas é difundir histórias infantis e juvenis de forma gratuita, introduzindo os pequenos ao mundo literário e apresentando a eles narrativas tradicionais de outros países, sendo assim uma opção fundamental para fazer com que as crianças possam saber mais sobre a cultura de outros continentes e exercitar a imaginação.
A realização é do ISPAC (Instituto São Paulo de Arte e Cultura), Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Contos Maravilhosos – Oriente Médio (Egito)
Tradução/Adaptação: Maria Carolina Gonçalves
Ilustração: Melissa Lagôa
O livro reúne seis contos clássicos do Egito Antigo: “O marinheiro náufrago”, “O camponês e o operário”, “As aventuras de Sinué”, “Setna e o livro mágico”, “A tomada de Jopa” e “O destino do príncipe”. As histórias exploram um universo de animais falantes, objetos mágicos e decisões que transformam vidas, ambientadas em cidades como Mênfis e Copto, no delta do rio Nilo.
Essas narrativas foram originalmente escritas em papiros, o principal material utilizado para registrar textos na época. O papiro, produzido a partir de uma planta nativa do Egito, foi fundamental para a preservação de decretos e histórias por séculos, embora muitos documentos tenham se perdido com o tempo.
Os escribas desempenhavam um papel essencial ao registrar essas histórias. Quando alguns papiros foram encontrados incompletos, a imaginação ajudou a preencher as lacunas, mantendo vivas as narrativas que sobreviveram ao passar dos séculos.
Contos Maravilhosos – Ásia (Coreia)
Tradução/adaptação: Serena Park
Ilustração: Melissa Lagôa e Sung Ju Na
As histórias deste livro, que há séculos emocionam e encantam as crianças da Coreia, têm uma conexão profunda com a vida, os costumes e a religião deste povo. Agora, leitores brasileiros também têm a oportunidade de se fascinarem com esses contos tradicionais coreanos, que trazem ao presente ensinamentos do passado e transmitem sabedoria ancestral.
O livro reúne narrativas que surgiram desde os primórdios da nação coreana, trazendo lições de vida por meio de deuses, feitiços, animais encantados e também pessoas comuns, cujas histórias oferecem fascínio e aprendizados igualmente valiosos. As lendas relatadas aqui se mantiveram vivas ao longo do tempo por terem sido compartilhadas de geração em geração.
Contos Maravilhosos – Pacífico (Havaí)
Tradução/Adaptação: Yara Camillo
Ilustração: Ivan Coutinho
O livro é composto por seis contos que foram traduzidos e adaptados da obra “Legends of Gods and Ghosts – Hawaiian Mythology”, de William Drake Westervelt. A autora reuniu e traduziu, diretamente do idioma havaiano, relatos sobre os costumes, mitos e folclore, revelando o modo como o povo havaiano sentia e percebia o mundo. Além de trazer temáticas fascinantes e novas ao leitor, a obra também é um estudo etnológico enriquecedor.
Entre as informações e referências importantes sobre a cultura havaiana, estão histórias originalmente publicadas há mais de um século. A adaptação procurou preservar a essência do original, ao mesmo tempo em que apresenta as lendas em formato de conto.
Nesta obra, o leitor é convidado a mergulhar nas lendas e paisagens havaianas, conhecendo mais sobre a atmosfera mágica de um povo ancestral cujos descendentes ainda habitam as ilhas do Havaí.
Serviço
Lançamento – Contos Maravilhosos
Local: Museu A CASA do Objeto Brasileiro – loja (Av. Pedroso de Morais, 1216 – Vila Madalena, São Paulo – SP, 05420-001)
Data: 26 de outubro de 2024
Horário: Das 14h às 16h
Obs.: O evento é gratuito e aberto ao público, bastando chegar ao local no dia e horário mencionados.
Compartilhe