Canal Brasil exibe cinco curtas inéditos no mês de agosto

Premiados filmes como “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite” e “O Último Rock” estão na programação

Cenas de “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite” e “O Último Rock”. Fotos: Divulgação

Entre os dias 2 e 27 de agosto, o Canal Brasil exibe em sua grade cinco curtas-metragens inéditos: “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite”, “Pequenas Insurreições”, “As Marias”, “O Último Rock” e “Dinho”. Este último integra a programação da Sessão Especial Hermila Guedes, em homenagem à atriz, que será exibida pelo canal no dia 27 de agosto, a partir das 20h30. Em 2023, os curtas “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite” e “O Último Rock” conquistaram o Prêmio Canal Brasil de Curtas no valor de R$15 mil nos Festival de Cinema de Vitória e no Festival de Cinema de Gramado, respectivamente.

A volta de uma mulher indígena para sua antiga aldeia em um mundo pós-apocalíptico é a história do primeiro curta-metragem de ficção científica do diretor Vladmir Seixas, “Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite”. O premiado curta vai ao ar no dia 2 de agosto, às 19h. O Canal Brasil também exibe “Pequenas Insurreições”, de William de Oliveira, no dia 20 de agosto, às 19h30. O curta narra a história de um grupo de mulheres que participam de um processo seletivo para uma vaga como babá e compartilham suas vivências. 

No dia seguinte, 21 de agosto, às 19h30, o também premiado “O Último Rock”, dirigido por Diego de Jesus, apresenta um grupo de jovens que se reúnem para fazer uma festa antes do isolamento na pandemia de Covid-19. Já no dia 22 de agosto, às 19h30, “As Marias”, dirigido por Dannon Lacerda, acompanha a história de trigêmeas do Mato Grosso do Sul, que relatam suas trajetórias. O curta-metragem foi premiado como Melhor Filme do Panorama Latino Americano do Festival Curta Cinema de 2024.

A programação de curtas inéditos em agosto finaliza com “Dinho”, de Leo Tabosa, cujo protagonista tem uma vida marcada por abandonos, até que sua mãe biológica retorna à sua vida.

Há 26 anos, o Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. Um júri convidado pelo Canal Brasil e composto por jornalistas especializados em cinema escolhe o melhor curta em competição, que recebe o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil.

“Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite” (2023) (13’)

Horário: Sexta, 2 de agosto, às 19h 

Classificação: Livre

Direção: Vladimir Seixas

Sinopse: As memórias de uma mulher indígena enlutada que decide retornar à sua antiga aldeia na Floresta Amazônica em um mundo pós-apocalíptico.

“Pequenas insurreições” (2023) (13’)

Horário: Terça, 20/08, às 19h30

Classificação: 12 anos

Direção: William de Oliveira

Sinopse: Na sala de espera de uma agência de babás, um grupo de mulheres compartilha experiências, reflete sobre suas vidas e decide fazer um pacto.

“O Último Rock” (2023) (24′)

Horário: Quarta, 21/08, às 19h30

Classificação: 12 anos

Direção: William de Oliveira

Sinopse: Um grupo de jovens negros se reúne para uma festa antes de ficarem em lockdown por causa da covid-19. Eles conversam sobre música, artes, trabalho e o futuro incerto, sem saberem quando poderão se encontrar novamente.

“As Marias” (2023) (17’)

Horário: Quinta, 22/08, às 19h30

Direção: Dannon Lacerda

Sinopse: Vivendo em uma sociedade conservadora, as trigêmeas rompem a barreira da invisibilidade e do silêncio narrando passagens comoventes de suas vidas em Guia Lopes da Laguna (MS), região de fronteira com o Paraguai.

“Dinho” (2023) (20′)

Horário: Terça, 27/08, às 21h

Direção: Leo Tabosa

Sinopse: Livre

Sinopse: A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.

Compartilhe