Canal Brasil exibe a Trilogia da Terra de Glauber Rocha

A programação especial reúne três longas-metragens icônicos do cineasta, entre eles “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, que completa 60 anos

“Deus e o Diabo na Terra do Sol”; “Terra em Transe”; e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”. Crédito: Divulgação.

Em 2024, o icônico filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) completa 60 anos e o Canal Brasil preparou uma programação especial dedicada à Trilogia da Terra de Glauber Rocha. Na próxima quarta-feira, dia 23 de outubro, exibe em sequência a partir das 21h o filme que marcou o Cinema Novo e outros dois sucessos do cineasta: “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969).

Em “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, segundo longa-metragem de Glauber Rocha, o vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) assassina seu patrão explorador. Ele foge com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal encontra abrigo em uma comunidade de Monte Santo, na Bahia, formada por seguidores do Beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento dos pobres. Porém, o movimento preocupa a Igreja e os fazendeiros e, por se sentirem ameaçados, contratam o matador de aluguel Antônio das Mortes (Maurício do Valle). Othon Bastos interpreta Corisco, um cangaceiro do grupo de Lampião e sobrevivente de um massacre ao bando na vida real.

Na sequência, em “Terra em Transe”, Paulo Martins (Jardel Filho) é um jornalista e poeta que tem seus sonhos revolucionários feridos um por golpe de Estado na cidade fictícia de Eldorado. Ele decide reavaliar sua trajetória e se junta à líderes políticos. Enquanto isso, o senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) quer se tornar imperador de Eldorado, mas detesta seu povo. O longa-metragem garantiu os prêmios Luis Buñuel e Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) no Festival de Cannes em 1967.

A Sessão Especial Trilogia da Terra encerra com a exibição de “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, o primeiro longa em cores de Glauber Rocha e a continuação de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. A história se inicia quando um grupo de cangaceiros apresenta o personagem Antônio das Mortes (Maurício do Valle), que recebe a tarefa de eliminar os cangaceiros da região. Mas, no caminho, ele se depara com a realidade e as dificuldades enfrentadas pelo povo sertanejo e começa a repensar sobre sua perspectiva de vida. O filme recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes em 1969.

Sessão Especial Trilogia da Terra

Horário: Quarta, dia 23/10, a partir das 21h30

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) (120’)

Horário: Quarta, 23/10, às 21h30

Classificação: 16 anos

Direção: Glauber Rocha

Sinopse: Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Terra em Transe (1967) (118’)

Horário: Quarta, 24/10, às 23h30

Classificação: 14 anos

Direção: Glauber Rocha

Sinopse: País fictício da América Latina, Eldorado é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder. No centro dos acontecimentos, está o cínico jornalista Paulo Martins.

O Dragão Da Maldade Contra O Santo Guerreiro (1969) (110’)

Horário: De quarta para quinta, 24/10, à 1h20

Classificação: 14 anos

Direção: Glauber Rocha

Sinopse: De Glauber Rocha, a obra é uma das mais simbólicas do Cinema Novo Brasileiro. Ela acompanha Antônio das Mortes, um matador que aceita eliminar cangaceiros rebeldes, mas acaba envolvido com a causa do grupo. 

Compartilhe