O documentário estreia nos cinemas brasileiros em 13 de fevereiro com distribuição da Embaúba Filmes
![](https://casaldougkelly.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Cartaz_As-Cores-e-Amores-de-Lore-1-724x1024.jpg)
O aclamado cineasta Jorge Bodanzky estreia seu mais novo trabalho, AS CORES E AMORES DE LORE, um documentário que mergulha na vida e obra da pintora alemã Eleonore Koch. O filme estreia em 13 de fevereiro nos cinemas com distribuição da Embaúba Filmes, e promete não apenas resgatar a trajetória de uma das artistas mais influentes e enigmáticas da arte contemporânea brasileira, mas também revelar as emoções e complexidades por trás de sua produção artística.
O documentário é construído a partir de uma série de encontros entre o diretor Jorge Bodanzky e a pintora Eleonore Koch em seus últimos anos de vida. A obra revela, de forma intimista, algumas de suas ideias e aspectos de sua personalidade. As filmagens capturaram longas conversas e depoimentos valiosos, com um conteúdo histórico e pessoal profundo.
Eleonore Koch, mais conhecida como Lore, nasceu em 1926 na Alemanha e foi radicada no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, destacando-se por sua ousadia e inovação ao explorar o uso das cores e formas, além de sua busca constante pela renovação do olhar artístico. Sua trajetória não se limita às telas, mas reflete sua luta e paixão pela liberdade criativa em um período turbulento da história do país, marcado por ditadura militar e censura à produção cultural.
Com uma personalidade forte, criativa e, acima de tudo, independente, Lore foi a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação intensa. Sob sua orientação, aprendeu a técnica da têmpera, que passou a utilizar com frequência em suas obras, criando composições com formas reduzidas e cores profundas. O encontro com Volpi teve um impacto decisivo na trajetória artística de Lore, que preservou ao longo dos anos os pigmentos que ele mesmo preparava, utilizando-os em suas telas até o final de sua vida.
![](https://casaldougkelly.com.br/wp-content/uploads/2025/02/07_As-Cores-e-Amores-de-Lore.jpg)
Conhecido por sua habilidade em tratar de temas complexos e intimistas, o cineasta Jorge Bodanzky traz toda sua sensibilidade para este trabalho, tendo registrado os últimos 5 anos de vida da pintora, que trabalhou com a sua mãe, Rosa Bodanzky, na livraria Cosmos, em São Paulo, na década de 50. Interessado em ouvir sobre sua mãe, o diretor acabou por captar mais de 15 horas de conversas com a artista, em que ela falou sobre sua pintura e sobre os seus diversos casos amorosos, abordando temas profundos como sexualidade, feminismo, amadurecimento e solidão. ”Lore é uma personagem fascinante. Ela teve uma vida intensa, marcada por muita liberdade, como poucas mulheres de sua geração. A intenção do filme não é construir um apanhado biográfico ou histórico da artista, mas compor um retrato sensível e contemporâneo de seus pensamentos ao final da vida”, relata Bodanzky.
A narrativa fílmica traz uma imersão no universo de uma mulher que, ao longo de sua vida, usou as cores não apenas como uma técnica, mas como uma forma de entender e traduzir a complexidade da vida. A história de Eleonore Koch é uma das mais fascinantes do cenário artístico brasileiro e este documentário oferece uma janela única para o seu legado.
AS CORES E AMORES DE LORE estreia nos cinemas em 13 de fevereiro com distribuição da Embaúba Filmes.
Assista ao trailer
Sinopse Feito a partir de uma série de encontros entre o diretor Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch, única discípula de Volpi, radicada no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, o filme retrata os últimos anos da artista, que viveu livre e intensamente, dedicando sua vida à arte.Seleção Oficial | É Tudo Verdade (2024). |
Ficha TécnicaDireçãoJORGE BODANZKY Empresa ProdutoraESPAÇO LÍQUIDO AUDIOVISUAL Empresa CoprodutoraSPCINE RoteiroBRUNA CALLEGARI Consultoria e PesquisaFERNANDA PITTA, LUDMILLA FONSECA Pesquisa AdicionalJOAQUIM CASTRO, MARINA CIPIS ProduçãoBRUNA CALLEGARI Produção ExecutivaBRUNA CALLEGARI, RAFAEL BUOSI Direção de FotografiaJORGE BODANZKY Som DiretoJORGE BODANZKY, BRUNA CALLEGARI Montagem:BRUNA CALLEGARI Edição de Som:LUANA LEOBAS Desenho de Som e MixagemRICARDO ZOLLNER Trilha SonoraFLAVIA TYGEL ColoristaMARIA LUISA TINÔCO |