O filme traz a atriz italiana Paola Cortellesi na direção de seu primeiro longa-metragem
Assista ao trailer
AINDA TEMOS O AMANHÃ, estreia da atriz Paola Cortellesi na direção de longas, tem lançamento agendado para 04 de julho nos cinemas brasileiros pela distribuidora Pandora Filmes. O longa conta a história de uma mulher que passa a questionar seu papel na Roma pós-guerra, nos anos 1940, a fim de evitar que a sua filha (Romana Maggiora Vergano) tenha o mesmo destino que ela.
Um dos títulos pré-selecionados para representar o seu país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 e longa de abertura do último Festival de Roma, onde foi premiado pelo público, a produção surpreendeu as plateias italianas, tendo registrado mais de 5 milhões de espectadores, tornando-se um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenômeno Barbie, em 2023.
A cineasta narra com leveza a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos que aceita a vida de esposa e mãe que lhe foi destinada. No entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a comédia ‘a la italiana’ a um neo realismo pop, Cortellesi faz um filme que é um hino à liberdade. Uma obra original que surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.
A Itália reconheceu o longa com o prestigioso Prêmio italiano “Il Biglietto D´Oro” (O Ingresso de Ouro). Lançado em 26 de outubro de 2023 na Itália, o filme registrou uma impressionante bilheteria de 24 milhões de euros (125 milhões de reais) em pouco mais de um mês de exibição, um marco histórico na indústria cinematográfica do país.
Este é um triunfo significativo para a diretora em sua estreia como cineasta. AINDA TEMOS O AMANHÃ, apresentado em preto e branco, mantém sua relevância ao explorar a condição feminina na Itália dos anos 40, oferecendo uma narrativa profunda e emocionante, além de muito atual.
Sinopse:
Em uma Roma pós-guerra dos anos 40, dividida entre o otimismo da libertação e as misérias, vive Delia, uma mulher dedicada, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Esses são os papéis que a definem e ela está satisfeita com isso. Enquanto seu marido Ivano age como o chefe autoritário da família, Delia encontra consolo em sua amiga Marisa. A família se prepara para o noivado da filha mais velha, Marcella, que vê no casamento uma saída para uma vida melhor. No entanto, a chegada de uma carta misteriosa dá a Delia a coragem para questionar seu destino e de sua família e, talvez, encontrar sua própria liberdade. Entre segredos e reviravoltas, este drama emocionante explora o poder do amor e da escolha em tempos difíceis.
Ficha técnica
Título: C’È ANCORA DOMANI (Ainda Temos o Amanhã)
Roteiro: Furio Andreotti, Giulia Calenda, Paola Cortellesi
Direção: Paola Cortellesi
Música: Lele Marchitelli
Fotografia: Davide Leone
Elenco: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiora Romano
Edição: Valentina Mariani
País: Itália
Ano: 2023
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama
Sobre a Pandora Filmes
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.