Academia Internacional de Cinema (AIC) – Semana de Orientação 2025 acontece entre os dias 17 e 20 de fevereiro

O ano letivo está prestes a começar, e como já é tradição, a Academia Internacional de Cinema (AIC) abre o calendário letivo com a Semana de Orientação. Em sua 19ª edição, o evento discute o processo criativo de profissionais do audiovisual, com bate-papos e exibição de filmes entre os dias 17 e 20 de fevereiro. 

Nesta edição, a escola recebe o ator Antonio Saboia, as diretoras Sabrina Fidalgo e Viviane Ferreira, e o diretor de fotografia Adrian Teijido. 

Confira a programação completa do evento, conheça os convidados e faça sua inscrição ao final da matéria

Programação Completa e Convidados

Dia 17/02 – Antonio Saboia 

  • 17h: Exibição do filme Deserto Particular, de Aly Muritiba (2h) 
  • 19h30: Bate-papo com Antonio Saboia 

Antonio Saboia, ator franco-maranhense, estudou teatro na Webber Douglas Academy of Dramatic Art. Com mais de 14 filmes no currículo, incluindo Ainda Estou Aqui (Walter Salles), que segue em cartaz nos cinemas com mais de 4 milhões de espectadores no Brasil. Antonio ganhou prêmios de melhor atuação por Deserto Particular (Aly Muritiba), Órbitas da Água (Susanna Lira) e de ator coadjuvante em Lamparina da Aurora (Frederico Machado). 

Entre outros grandes filmes com a participação de Antonio estão Bacurau (Kleber Mendonça), Os Últimos Dias de Gilda (Gustavo Pizzi), O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra), O Mecanismo (José Padilha), Rotas do Ódio (Susanna Lira) e Felizes para Sempre? (Fernando Meirelles). 

Dia 18/02 – Sabrina Fidalgo 

  • 18h: Exibição dos filmes Rainha (31′) e Alfazema (24′), de Sabrina Fidalgo 
  • 19h30: Bate-papo com a diretora Sabrina Fidalgo 

Sabrina Fidalgo, capa da revista Veja SP e considerada uma das “diretoras de um novo tempo” no cinema nacional. Multipremiada diretora de cinema, roteirista e artista visual brasileira. Em 2018, foi nomeada pela publicação norte-americana BUSTLE como uma das “36 Female Filmmakers Across the Globe Who Are Breaking Ground In Their Own Country”. Estudou artes cênicas na UNI-RIO, cinema na Escola de TV e Cinema de Munique (Alemanha) e foi bolsista na Universidad de Córdoba, na Espanha. 

Seus filmes de curta e média-metragem já foram exibidos em mais de 300 festivais ao redor do mundo. O média Rainha (2016) ganhou mais de 30 prêmios e foi selecionado no Rotterdam International Film Festival. Seu curta Alfazema (2019) ganhou o troféu de Melhor Filme do Júri Popular no 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, entre outros prêmios. 

Sabrina Fidalgo explora questões étnico-raciais e de gênero, criando novas subjetividades através de sua arte, com foco em iconografias de corpos racializados. Seus próximos projetos incluem o documentário Time to Change e o longa-metragem de ficção Karnaval. Desde 2021, ela também é colunista digital da revista Vogue Brasil. 

Dia 19/02 –  Viviane Ferreira 

  • 17h30: Exibição de Um Dia com Jerusa (74 min) 
  • 19h30: Bate-papo com Viviane Ferreira 

Viviane Ferreira é diretora e roteirista, responsável pelos longas Um Dia Com Jerusa (2020), Ó Pai Ó 2 (2023), além do documentário imersivo Afrolatinas: 30 anos em Movimentos (2024). Codirigiu o longa Pessoas: contar para viver (2019) e dirigiu diversos videoclipes e curtas-metragens. É presidente do Instituto Audiovisual Mulheres de Odun e sócia-fundadora da Odun Filmes. Foi diretora-presidente da SPCINE (2021-2023) e presidente da APAN – Associação dos Profissionais Negros do Audiovisual (2016-2021), presidente do Comitê de Seleção do filme representante do Brasil no Oscar 2021, e diretora artística do “Encontro Zózimo Bulbul de Cinema Negro – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas (2019-2020)”. 

Dia 20/02 –  Adrian Teijido 

  • 17h30: Exibição do longa O Rio do Desejo (1h47m) 
  • 19h30: Bate-papo com Adrian Teijido 

Adrian Teijido, nascido em Buenos Aires e naturalizado brasileiro, é diretor de fotografia de grandes sucessos do cinema nacional, como Ainda Estou Aqui (Walter Salles)Rio do Desejo (Sergio Machado), Marighella (Wagner Moura), O Palhaço (Selton Mello), Gonzaga de Pai para Filho (Breno Silveira), Elis (Hugo Prata), Narcos, entre outros. Recebeu diversos prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o Prêmio ABC de Cinematografia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *