As Polacas (por Peter P. Douglas)

            As Polacas (2023), longa-metragem nacional dramático, distribuído pela Imagem Filmes, estreia, oficialmente, nos cinemas brasileiros, a partir do dia 12 de dezembro de 2024, com classificação indicativa 16 anos e 127 minutos de duração, dirigido por João Jardim.

            A trama segue Rebeca (Valentina Herszage), uma jovem que chega ao Rio de Janeiro com seu filho pequeno, Joseph, na esperança de se reunir com seu marido. No entanto, ela descobre que ele morreu, e, sozinha em um país estrangeiro, recorre à ajuda de Tzvi (Caco Ciocler), um empresário que a leva para um bordel. De repente, Rebeca se vê presa em um ciclo de exploração e violência.

            O filme se passa em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, e é inspirado na história real das mulheres judias que saíram da Europa e migraram para o Brasil no início do século XX, em busca de uma vida melhor, mas que acabaram sendo exploradas em bordéis. A narrativa aborda a crueldade com que essas mulheres foram tratadas, obrigadas a se prostituir para sobreviver.

            O longa tem uma excelente produção de arte, que soube recriar com precisão o cenário do início do século XX. As performances fortes de todo o elenco, também merecem elogios, assim como, a direção de João Jardim que soube temperar seu drama com momentos de tensão.

            No entanto, o filme opta por mostrar a violência contra as mulheres de uma forma que com certeza irá gerar controvérsias. Algumas cenas parecem fetichizar o sofrimento feminino, ao invés de oferecer uma crítica mais profunda e sensível sobre a exploração e a opressão. E o desfecho pareceu apressado, bem como, o texto exibido após o fechamento, que não é de forma alguma condizente com o que se viu.

            Em resumo, “As Polacas” é um filme que oferece uma visão importante e perturbadora sobre um capítulo sombrio da história, mas que pode não agradar a todos devido à sua abordagem, por vezes, sensacionalista. É uma excelente dica para quem aprecia “novelas” de época.

Compartilhe