![](https://casaldougkelly.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Um-Homem-Diferente.webp)
Um Homem Diferente (A Different Man, 2024), longa-metragem estadunidense de comédia dramática e suspense psicológico, distribuído pela Clube Filmes, estreia, oficialmente, nos cinemas brasileiros, a partir do dia 12 de dezembro de 2024, com classificação indicativa 16 anos e 112 minutos de duração, escrito e dirigido por Aaron Schimberg.
A trama segue Edward Lemuel (Sebastian Stan), um ator aspirante que sofre de neurofibromatose, uma condição que causa deformidades faciais. Edward, insatisfeito com sua aparência e vida, decide se submeter a um procedimento médico experimental que transforma completamente seu rosto. Após a cirurgia, ele assume uma nova identidade como Guy Moratz e finge que Edward morreu.
Com sua nova aparência, Guy se torna um agente imobiliário bem-sucedido e começa a viver uma vida que sempre desejou. No entanto, sua nova vida toma um rumo inesperado quando ele descobre que sua vizinha, Ingrid Vold (Renate Reinsve), uma dramaturga aspirante, está produzindo uma peça baseada na vida de Edward. Guy decide se candidatar ao papel principal na peça e é escolhido para interpretar seu antigo eu.
À medida que os ensaios avançam, Guy e Ingrid começam um relacionamento, mas ela permanece alheia à verdadeira identidade de Guy. Durante os ensaios, eles são visitados por Oswald (Adam Pearson), um homem com neurofibromatose que se interessa pela peça. Oswald rapidamente se torna amigo do elenco e da equipe, mas sua presença começa a perturbar Guy, que se sente ameaçado por sua confiança e carisma, mostrando que a beleza física nem sempre é o final feliz que supomos que será. Guy fica obcecado por Oswald, que ele vê como uma versão mais feliz e bem-sucedida de seu antigo eu.
Eventualmente, Ingrid decide substituir Guy por Oswald no papel principal, o que leva Guy a um colapso mental. Ele começa a perseguir Oswald, perde seu emprego e, em um ataque de raiva, invade o palco durante uma apresentação e ataca Oswald. Durante a briga, parte do cenário cai sobre Guy, quebrando suas pernas e braços. Enquanto se recupera, ele volta a morar em seu antigo apartamento ao lado de Ingrid, que agora, grávida, vive com Oswald.
Após uma tragédia, anos se passam e, um Edward envelhecido encontra Oswald e Ingrid, agora casados e bem-sucedidos, planejando sua aposentadoria. Durante um jantar, Edward luta para escolher algo do menu, e Oswald brinca que ele não mudou nada.
A mensagem que o filme claramente tenta passar é a de que não adianta nada mudar por fora (aparência externa), se não mudar também como se sente por dentro.
O filme, apesar de possuir um ritmo lento, quase se arrastando, é produzido com excelência. As próteses que Sebastian Stan usa, são tão bem projetadas (pelo mestre da maquiagem Michael Marino) que os espectadores que não se atentarem aos nomes do elenco, podem nem perceber quem estão assistindo.
As performances devem ser largamente elogiadas. Dos protagonistas ao elenco de apoio, é impossível dizer que alguém não se entregou durante a interpretação.
Em resumo, “Um Homem Diferente” é um filme que oferece uma visão intrigante e emocionalmente carregada sobre a busca por identidade e aceitação. Com performances caprichadas e uma narrativa envolvente, é uma obra que mostra que a mudança deve vir de dentro e não, apenas, de fora.