“Feito Pipa”, longa cearense com Lázaro Ramos, começa a ser filmado em Quixadá

Longa com direção de Allan Deberton e distribuição da Paris Filmes conta a história de Gugu, um menino de 11 anos, e sua relação de cuidado com a avó com Alzheimer

As filmagens de “Feito Pipa”, novo longa de Allan Deberton, diretor do premiado “Pacarrete”, começaram em Quixadá, no Ceará, com duração de seis semanas. Com roteiro de André Araújo, a obra é produzida pela Deberton Filmes e Biônica Filmes, a distribuição é da Paris Filmes. 

O longa tem Lázaro Ramos no elenco como Batista e conta de maneira sensível e comovente a história de Gugu (filho de Lázaro na trama), um menino de 11 anos com trejeitos afeminados que vive com a avó, Dilma (Teca Pereira). Em razão do desenvolvimento do Alzheimer de sua avó ele é obrigado a viver com seu pai, que é um homem homofóbico e não aceita o jeito do garoto.

O elenco conta com Yuri Gomes (Gugu), Teca Pereira (Dilma) Georgina Castro, Carlos Francisco, Alda Pessoa, David Santos, Neidinha Castelo e os atores mirins Luan Vasconcelos, Beatriz Carwile, Pablo Vinicios, Nathyel Martins, Manuela Paulino e Enzo Takeshi.

Sinopse

Gugu, um menino queer e destemido, vive com sua avó Dilma, nas proximidades de uma barragem. Após anos de seca, as águas recuam e revelam as ruínas de uma antiga cidade, junto com os vestígios de um passado traumático. O ressurgimento dessas memórias desperta em Dilma os primeiros sinais de Alzheimer. Com medo de ser forçado a morar com o pai homofóbico, Gugu tenta esconder a doença, mas à medida que ela avança, Gugu, sob a ameaça de não poder ser a criança que é, mergulha com Dilma em um destino incerto, entre o esquecimento e a memória.

Sobre Allan Deberton

Produtor, diretor e roteirista premiado, formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense.  “Pacarrete”, seu longa de estreia como diretor, teve premiere mundial no 22th Shanghai Internacional Film Festival, indicado ao Golden Goblet Awards. Foi o grande vencedor do 47º Festival de Cinema de Gramado, com 8 Kikitos, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Juri Popular, Roteiro e Diretor. Dirigiu e escreveu episódios da série inédita “Uma Garota Comum”, da Disney Plus. Em breve, lançará comercialmente a comédia dramática “O Melhor Amigo”, versão longa-metragem do premiado curta homônimo.

Sobre a Paris Filmes

A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro®️ e o Oscar®️ de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme” e “Turma da Mônica”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário”, “Marighella”, “Meu Nome é Gal”, “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Jogos Mortais X” e “Minha Irmã e Eu” – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.

Sobre a Biônica

A Biônica Filmes foi fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho e já produziu 18 longa-metragens e 4 séries, acumulando mais de 75 prêmios e 100 seleções em festivais ao redor do mundo, incluindo uma indicação ao Emmy Internacional. Levou mais de 6 milhões de espectadores aos cinemas no Brasil, sendo responsável três vezes pelo top de bilheterias nacionais com os filmes “Os homens são de marte… e é pra lá que eu vou” (2014), “Turma da Mônica – Laços” (2019) e “Turma da Mônica – Lições” (2021). Um de seus filmes mais recentes, “Pedágio” (2023), uma coprodução com Portugal dirigida por Carolina Markowicz, estreou no Toronto International Film Festival e já passou por mais de 70 festivais – entre eles, San Sebastián, Roma Film Festival e o Prêmio Grande Otelo, onde venceu os prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme, acumulando mais de 20 prêmios desde seu lançamento. A Biônica também foi responsável por outras relevantes parcerias internacionais, como o filme “Carvão” (2022), coprodução com a Argentina que teve sua estreia no TIFF e foi premiada no Festival do Rio e Prêmio Grande Otelo, e “A Viagem de Pedro” (2022), coprodução com Portugal dirigida por Laís Bodanzky que venceu o prêmio de Melhor Direção no Festival do Rio e conquistou outros 20 prêmios nacionais e internacionais.= Em 2022 lançou no Globoplay a série “Turma da Mônica – A Série”, um live-action da história em quadrinhos mais popular do Brasil, e se prepara para o lançamento da segunda temporada em outubro de 2024. Atualmente, está realizando as filmagens do longa-metragem “O Filho de Mil Homens”, filme dirigido pelo indicado ao Oscar Daniel Rezende que estreará na Netflix. Também está finalizando o longa mais recente da renomada diretora Anna Muylaert e o filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, primeiro live-action do personagem de Mauricio de Sousa para os cinemas.


Sobre a Deberton Filmes

Produtora cearense dirigida por Allan Deberton e Marcelo Pinheiro. Produziu curtas-metragens exibidos em mais de 150 festivais no Brasil e no exterior, conquistando 76 prêmios. Coproduziu a série de TV “Lana & Carol” (Canal Futura) e o documentário “Do Outro Lado do Atlântico”, que estreou no Festival de Cinema de Havana. Em 2019, “Pacarrete”, de Allan Deberton, fez estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Xangai, indicado ao Golden Goblet Awards. O filme ganhou 8 Kikitos no Festival de Gramado; 8 Troféus Grande Otelo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e 8 Prêmios do Festival Sesc Melhores Filmes, além de diversos prêmios em outros 47 festivais, nacionais e internacionais. Em 2021, produziu o documentário “Transversais”, de Émerson Maranhão, disponível na Netflix.  Em 2024, prepara os longas “Feito Pipa” (coprodução Biônica Filmes e Warner Bros.) e “A Adoção” (coprodução Paramount Pictures e distribuição Califórnia Filmes). Em 2025, lançará o longa inédito “O Melhor Amigo” (coprodução Telecine, distribuição Vitrine Filmes). Outros projetos que desenvolve são “Esta Cidade é um Deserto sem Você”, escrito por Raul Damasceno; “A Mão que Balança a Rede”, longa de estreia de Georgina Castro;  “Amélia”, escrito por André Araújo e “Marcélia”, cinebiografia da premiada atriz Marcélia Cartaxo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *