Confira a Programação Gratuita da Primeira Semana (07/11 a 13/11) do Festival de Cinema Italiano em São Paulo

Cinema Reag Belas Artes receberá a programação do Festival de 07/11 a 13/11. Confira abaixo os principais destaques

NASCIDA PARA VOCÊ (Nata Per Te): Divulgação

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL chega à sua 19ª edição na próxima quinta-feira, 07/11, com uma programação repleta de filmes inéditos e uma retrospectiva sobre o humor do cinema italiano.

Em São Paulo, o público poderá ver os filmes de forma gratuita no Cinema Reag Belas Artes. Entre os destaques da primeira semana estão os filmes inéditos TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO, dirigido por Erica Bernardini e escolhido pela Embaixada da Itália para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, NASCIDA PARA VOCÊ, de Fabio Mollo, que retrata a história real de Luca Trapanese, homem gay solteiro que adotou a bebê Alba com Síndrome de Down (rejeitada por outras famílias); o drama ÉRAMOS CRIANÇAS, de Marco Martani, que traz uma trama tocante sobre amizade e vingança, além de ROMEU É JULIETA, de Giovanni Veronesi, que acompanha a trajetória de uma jovem atriz que assume uma identidade masculina para interpretar o papel de Romeu.

TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO: Divulgação

Completam a programação desta primeira semana de filmes inéditos, os filmes CARACAS, o segundo longa dirigido pelo ator Marco D’Amore, uma adaptação do romance “Napoli Ferrovia” de Ermanno Rea, além de A ALMA EM PAZ, de Ciro Formisano e UM MUNDO À PARTE, de Riccardo Milani, marido da atriz e cineasta Paola Cortellesi, diretora do grande sucesso italiano do ano passado “Ainda Temos o Amanhã”.

Já entre os selecionados da Sessão Retrospectiva, destacam-se os clássicos A DUPLA EXPLOSIVA (1974), de Marcello Fondato, O OURO DE NÁPOLES (1954), dirigido por Vittorio De Sica, CONFUSÕES À ITALIANA (1954), de Mario Mattoli, GUARDAS E LADRÕES (1951), dirigido por Mario Monicelli e Steno, vencedor do Festival de Cannes em 1952, O PEQUENO DIABO (1988), dirigido e estrelado por Roberto Benigni, vencedor do Prêmio David di Donatello de Melhor Ator e TOTÒ A COLORI (1952), de Steno, o segundo longa do cinema italiano rodado inteiramente em cores.

Confira abaixo a programação completa da primeira semana do Festival de Cinema Italiano em São Paulo, no Reag Belas Artes:

07/11
20h40 – ÉRAMOS CRIANÇAS (Eravamo Bambini)

08/11
16h00 – CONFUSÕES À ITALIANA (Miseria e Nobilità)
20h40 – ROMEU É JULIETA (Romeo è Giulietta)

09/11
16h00   – UM MUNDO À PARTE (Un Mondo a Parte)
20h40 – O PEQUENO DIABO  PICCOLO DIAVOLO (Il Piccolo Diavolo)

10/11
16h00   – O OURO DE NÁPOLES (L’Oro di Napoli)
20h40 – TOQUINHO, ENCONTROS E UM VIOLÃO

11/11
16h00 – CARACAS
20h40 – TOTÒ A COLORI

12/12
16h00   – GUARDAS E LADRÕES (Guardie e Ladri) 
20h40 – NASCIDA PARA VOCÊ (Nata Per Te)

13/11

16h00 – A ALMA EM PAZ (L’anima in Pace)

20h40 – A DUPLA EXPLOSIVA (Altrimenti Ci Arrabbiamo)

A nova edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL começa para o público no próximo dia 7 de novembro e se estende até 8 de dezembro, para mais de 70 cidades do Brasil e também via streaming.

O FESTIVAL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália que, há três anos, lançou o projeto de exibir os filmes do Festival presencialmente no Brasil inteiro com o objetivo de divulgar a Cultura Italiana por meio do seu Cinema, conhecido no mundo inteiro pela sua criatividade e genialidade. O projeto virou um enorme sucesso e este ano estará presente em mais de 80 cidades e 120 salas de projeção.

A Pirelli é o patrocinador master do evento, pelo quarto ano consecutivo: “o Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil, onde a Pirelli contribui de forma significativa há quase um século”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.

  • SOBRE OS FILMES

ÉRAMOS CRIANÇAS (Eravamo Bambini)
Direção: 
Marco Martani
Elenco: Lorenzo Richelmy, Alessio Lapice, Lucrezia Guidone, Francesco Russo
País: Itália / Ano: 2024
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Em uma vila na costa calabresa, um homem de trinta anos é preso por ameaçar um policial com uma faca. Durante seu interrogatório, as histórias de quatro amigos de infância, todos traumatizados por um evento sangrento que presenciaram quando crianças, se entrelaçam. Um deles envia uma mensagem revelando sua intenção de voltar à vila para se vingar. Os amigos deixam suas vidas para encontrá-lo e impedir que cometa uma loucura. Ao chegarem, percebem que precisam confrontar o trauma que transformou suas vidas em um inferno. Éramos Crianças é uma história de amizade, vidas interrompidas e uma dolorosa contagem regressiva de vinte anos para uma vingança inevitável.

CONFUSÕES À ITALIANA (Miseria e Nobilità)
Direção: 
Mario Mattoli
Elenco: Totò, Sophia Loren, Enzo Turco
País: Itália
Ano: 1954
Duração: 1h 54 min
Gênero: Comédia
Sinopse: O filme é baseado na obra de Eduardo Scarpetta. A história segue Felice Sciosciammocca, um escrivão napolitano, e seu amigo Pasquale, que são contratados pelo Marquês Eugenio para se passarem por nobres e impressionarem o pai de sua amada Gemma, uma bailarina de origem humilde. A situação se complica com mal-entendidos e identidades secretas, culminando em uma comédia de erros e confusões familiares.
Classificação: 16 anos

ROMEU É JULIETA (Romeo è Giulietta)
Direção: 
Giovanni Veronesi
Elenco: Sergio Castellitto, Pilar Fogliati, Geppy Cucciari, Domenico Diele, Margherita Buy, Alessandro Haber
País: Itália / Ano: 2024
Duração: 102 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: O renomado diretor teatral Federico Landi Porrini (Sergio Castellitto) busca os atores perfeitos para sua produção de “Romeo e Giulietta”. Vittoria (Pilar Fogliati), uma jovem atriz, é rejeitada devido a seu passado, mas com a ajuda de sua amiga maquiadora (Geppy Cucciari), ela assume uma identidade masculina como Otto Novembre e consegue o papel de Romeo. Interpretar um homem revela-se um desafio tanto no palco quanto fora dele, especialmente quando seu namorado (Domenico Diele) é escolhido como Mercúcio. A experiência leva Vittoria a descobrir muito sobre si mesma e sobre os outros.

UM MUNDO À PARTE (Un Mondo a Parte)
Direção:
 Riccardo Milani
Elenco: Antonio Albanese, Virginia Raffaele, Sergio Saltarelli, Alessandra Barbonetti
País: Itália / Ano: 2024
Duração: 112 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: Michele Cortese (Antonio Albanese), um professor do ensino fundamental que, após 40 anos ensinando na caótica Roma, encontra a oportunidade de uma nova vida. Ele consegue uma transferência para o Instituto Cesidio Gentile, conhecido como Jurico: uma escola com uma única turma mista de crianças entre 7 e 10 anos, localizada no coração do Parque Nacional de Abruzzo. Com a ajuda da vice-diretora Agnese (Virginia Raffaele) e das crianças, Michele supera suas dificuldades com o ambiente rural e se integra à comunidade. Quando tudo parece estar indo bem, surge a notícia de que a escola será fechada em junho devido à falta de matrículas. Inicia-se então uma corrida contra o tempo para evitar o fechamento da escola a qualquer custo.

O PEQUENO DIABO  PICCOLO DIAVOLO (Il Piccolo Diavolo)
Direção:
 Roberto Benigni
Elenco: Roberto Benigni, Walter Matthau, Stefania Sandrelli, Nicoletta Braschi
País: Itália
Ano: 1988
Duração: 1h 41min
Gênero: Comédia / Fantasia / Romance
Sinopse: Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos “ares”;, o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retornar para a “casa” e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador passa a armar as maiores confusões, já que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.
Premiações: Prêmio David di Donatello: Vencedor: Melhor Ator (Roberto Benigni); Prêmios Golden Ciak: Vencedor: Melhor Ator (Roberto Benigni)
Classificação: 16 anos

O OURO DE NÁPOLES (L’Oro di Napoli)
Direção:
 Vittorio De Sica
Elenco: Totò, Sophia Loren, Lianella Carell
País: Itália
Ano: 1954
Duração: 2h 18min
Gênero: Comédia / Drama
Sinopse: Nesta antologia de histórias ambientadas em Nápoles, maridos e esposas navegam pela fidelidade, traição, uma variedade de vícios e a grande guerra dos sexos. Sophia Loren, aos 20 anos, interpreta a esposa calorosa do pizzaiolo local.
Destaque: Seleção Oficial Festival de Cannes em 1955. Filme de pré-abertura do 81º Festival de Cinema de Veneza, comemorando o 50º aniversário da morte de Vittorio De Sica e o 70º aniversário do filme. Vittorio De Sica, que também interpreta o papel do Conde Próspero, era conhecido por escolher atores diretamente das ruas. Ele ofereceu o papel do Conde Próspero ao advogado Alfredo Jelardi, que conheceu em um tribunal em Nápoles. Apesar de se identificar com o personagem Jelardi recusou a proposta, e sugeriu que De Sica interpretasse o papel, inspirado nele.
Classificação: 16 anos

TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO
Direção:
 Erica Bernardini
Elenco: Toquinho, Ornella Vanoni, Pedro Bial, Ivan Lins, Roberto Rivellino, Jane Duboc,.
País: Brasil / Itália Ano: 2024
Duração: 90 minutos
Gênero: Documentário
Sinopse: Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e adultos no Brasil e no mundo. Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como “Toquinho”. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revive momentos marcantes da carreira de Toquinho. As canções de Toquinho transitam por diferentes décadas e sua trajetória musical é um registro da história da música popular brasileira com reconhecimento nacional e internacional.

CARACAS
​​Direção: 
Marco D’Amore
Elenco: Toni Servillo, Marco D’Amore, Lina Camelia Lumbroso
País: Itália / Ano: 2024
Duração: 109 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Giordano Fonte (Toni Servillo) é um escritor napolitano que vagueia por uma Nápoles que envolve e aterroriza, mas ao mesmo tempo fascina, uma cidade que ele não reconhece mais após muitos anos. Acompanhado por Caracas (Marco D’Amore), um homem da extrema direita prestes a se converter ao Islamismo, ambos buscam uma verdade existencial que parece inalcançável. Giordano narra o amor impossível entre Caracas e Yasmina (Lina Camelia Lumbroso), enquanto atravessam uma cidade onde todos lutam para não se perder e encontrar salvação. No meio do caos, tanto Caracas quanto Giordano sonham em despertar de um pesadelo para um dia cheio de luz. Baseado no romance “Napoli Ferrovia” de Ermanno Rea, este é o segundo filme do ator Marco D’Amore como diretor.

TOTÒ A COLORI 
Direção:
 Steno
Elenco: Totò, Isa Barzizza, Mario Castellani
País: Itália
Ano: 1952
Duração: 1h 44min
Gênero: Comédia
Sinopse: No primeiro filme italiano a ser rodado em cores, Totò interpreta um músico chamado Antonio Scannagatti, que tem grandes esperanças de vender sua composição, “Epopea italiana”, para Tiscordi, um dos mais importantes empresários italianos. Será que ele vai conseguir?
Classificação: 16 anos

GUARDAS E LADRÕES (Guardie e Ladri) 
Direção:
 Mario Monicelli e Steno
Elenco: Totò, Aldo Fabrizi, William Tubbs
País: Itália
Ano: 1951
Duração: 1h 45min
Gênero: Comédia / Drama
Sinopse: Um habilidoso trapaceiro é preso, mas consegue escapar e se esconder. O policial que o perseguia perderá o emprego se não conseguir recapturá-lo. A busca é longa, mas, no final, ele descobre a residência do fugitivo. No entanto, o policial se apega à família, que não sabe de nada, e, em acordo com o ladrão, decide não revelar a prisão, justificando a ausência com uma suposta viagem. 
Prêmios: O filme venceu três prêmios e recebeu uma indicação: Festival de Cannes de 1952: Vencedor de Melhor Roteiro para Piero Tellini; Indicado ao Grande Prêmio do Festival para Mario Monicelli e Steno; Italian National Syndicate of Film Journalists, Totò venceu o prêmio de Melhor Ator Protagonista; Nos Jussi Awards de 1954, Aldo Fabrizi venceu o Diploma de Mérito como Melhor Ator Estrangeiro.
Classificação: 16 anos

NASCIDA PARA VOCÊ (Nata Per Te) 
Direção:
 Fabio Mollo
Elenco: Pierluigi Gigante, Teresa Saponangelo, Barbora Bobulova, Alessandro Piavani
País: Itália / Ano: 2023
Duração: 113 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: “Nascida Para Você” é a história de Luca (Pierluigi Gigante) e Alba: um homem e uma menina que precisam desesperadamente um do outro, mesmo que o mundo ao seu redor ainda não esteja pronto para aceitá-los juntos. O tribunal de Nápoles está à procura de uma família para Alba, uma recém-nascida com síndrome de Down, abandonada no hospital. Luca, solteiro, homossexual e católico, sempre teve um forte desejo de paternidade e luta para obter a guarda de Alba. Quantas famílias “tradicionais” devem recusar antes que Luca possa ser considerado?

A ALMA EM PAZ (L’anima in Pace) 
Direção: 
Ciro Formisano
Elenco: Livia Antonelli, Donatella Finocchiaro, Lorenzo Adorni
País: Itália / Ano: 2023
Duração: 88 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Dora, uma jovem de 25 anos com um caráter duro, trabalha como entregadora de compras e também como traficante de drogas para sustentar sua família desestruturada. Sua mãe, Lia, recém-saída da prisão, e seus irmãos gêmeos foram separados dela. Dora sonha em reconstruir sua vida e recuperar os irmãos. A chegada de Andrea, um jovem médico em formação, oferece a ela uma chance de redenção, mas o relacionamento sincero entre os dois é ameaçado quando Yuri, seu fornecedor de drogas, descobre o romance.

A DUPLA EXPLOSIVA (Altrimenti Ci Arrabbiamo)
Direção: 
Marcello Fondato
Elenco: Bud Spencer, Terence Hill, Deogratias Huerta
País: Itália
Ano: 1974
Duração: 1h 32min
Gênero: Comédia / Ação
Sinopse: Ben (Bud Spencer) e Kid (Terence Hill), rivais nos ralis, ganham juntos uma Dune Buggy. Para decidir quem fica com o carro, eles se desafiam em uma competição para ver quem come mais salsichas e bebe mais cervejas. O bar do parque de diversões onde corre a competição é destruído por uma gangue, e a Dune Buggy acaba pegando fogo. De rivais, os dois se transformam em aliados para obter justiça. 
Classificação: 16 anos

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *