Festival acontece entre os dias 7 de novembro a 8 de dezembro, conta com filmes inéditos e uma Sessão Retrospectiva com clássicos italianos e estará presente em mais de 70 cidades e no streaming para todo Brasil
O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL chega à sua 19ª edição com diversos títulos já confirmados. Com início no dia 7 de novembro e término em 8 de dezembro deste ano, o evento conta com uma programação gratuita de filmes inéditos e uma retrospectiva sobre o humor do cinema italiano. Até o momento, mais de 70 cidades foram confirmadas e irão exibir as obras do Festival. Confira a lista completa das praças aqui. Além disso, todos os longas do Festival estarão disponíveis no streaming.
Abaixo, confira cinco títulos imperdíveis que estarão disponíveis durante o Festival.
- 1 – ADEUS, GAROTO (CIAO, BAMBINO)
Longa de Edgardo Pistone compõe a Mostra Inédita do Festival. Na trama, acompanhamos Attilio, um jovem que vive em um bairro popular de Nápoles, e recebe a missão de proteger uma jovem prostituta. Com o passar do tempo, o protagonista acaba se apaixonando por ela, mas não pode admitir abertamente. É neste momento que seu pai é liberado da prisão e pede que Attilio salde uma dívida por ele. Por conta disso, Attilio se vê diante de uma escolha difícil: o amor pela garota ou a lealdade ao pai.
- 2 – O OURO DE NÁPOLES (L’ORO DI NAPOLI)
Grande clássico de 1954 do diretor italiano Vittorio De Sica, O Ouro de Nápoles está presente no Festival na Programação de Filmes Clássicos e é uma antologia de histórias ambientadas em uma das mais icônicas cidades da Itália: Nápoles. No total, são seis relatos no longa: o de uma vendedora de pizza com humor instável e que acaba de perder seu anel; um palhaço que está sendo explorado por um mafioso; uma prostituta que se casa; o funeral de uma criança morta; um jogador fracassado e um professor que diz ter e vender sabedoria. Na medida certa, as histórias trazem o verdadeiro espírito caótico de uma cidade italiano conhecida por seu caos.
- 3 – EU, CAPITÃO (IO, CAPITANO)
A obra de Matteo Garrone, ainda que não inédita no Brasil, será homenageada e será exibida no Festival de Cinema Italiano. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, acompanhamos na trama a jornada dos jovens irmãos Seydou e Moussa que decidem deixar sua cidade, Dakar, no Senegal e buscar uma nova vida na Itália.
- 4 – O PEQUENO DIABO (IL PICCOLO DIAVOLO)
Obra de 1988, o longa faz parte da Programação da Retrospectiva da Comédia Italiana. Na trama, Roberto Benigni é o diabo em pessoa e está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca por novos “ares”, ele decide encarnar-se em uma mulher chamada Giuditta. Um padre provinciano, então, é chamado e realiza o exorcismo. O que o membro da Igreja Católica não sabe, porém, é que o personagem de Begnini vai virar sua vida de cabeça para baixo.
- 5 – TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO
Presente na Mostra de Filmes Inéditos, o documentário é dirigido por Erica Bernardini e traz depoimentos de amigos e conhecidos de Antonio Pecci, popularmente conhecido como Toquinho. O longa traz imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e celebra os 56 anos de carreira desse ícone da música.
O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália. Três anos atrás, a Embaixada da Itália lançou o projeto de exibir os filmes do Festival também presencialmente no Brasil inteiro com o objetivo de divulgar a Cultura Italiana por meio do seu Cinema, conhecido no mundo inteiro pela sua criatividade e genialidade. O projeto virou um enorme sucesso e este ano estará presente em mais de 120 salas de projeção.
O Festival tem, pelo quarto ano consecutivo, o patrocínio da Pirelli, como patrocinador master do festival. “O Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil, onde a Pirelli contribui de forma significativa há quase um século”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.
SOBRE OS FILMES
O PEQUENO DIABO PICCOLO DIAVOLO (Il Piccolo Diavolo)
Direção: Roberto Benigni
Elenco: Roberto Benigni, Walter Matthau, Stefania Sandrelli, Nicoletta Braschi
País: Itália
Ano: 1988
Duração: 1h 41min
Gênero: Comédia / Fantasia / Romance
Sinopse: Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos “ares”;, o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retornar para a “casa” e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador passa a armar as maiores confusões, já que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.
Premiações: Prêmio David di Donatello: Vencedor: Melhor Ator (Roberto Benigni); Prêmios Golden Ciak: Vencedor: Melhor Ator (Roberto Benigni)
Classificação: 16 anos
O OURO DE NÁPOLES (L’Oro di Napoli)
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Totò, Sophia Loren, Lianella Carell
País: Itália
Ano: 1954
Duração: 2h 18min
Gênero: Comédia / Drama
Sinopse: Nesta antologia de histórias ambientadas em Nápoles, maridos e esposas navegam pela fidelidade, traição, uma variedade de vícios e a grande guerra dos sexos. Sophia Loren, aos 20 anos, interpreta a esposa calorosa do pizzaiolo local.
Destaque: Seleção Oficial Festival de Cannes em 1955. Filme de pré-abertura do 81º Festival de Cinema de Veneza, comemorando o 50º aniversário da morte de Vittorio De Sica e o 70º aniversário do filme. Vittorio De Sica, que também interpreta o papel do Conde Próspero, era conhecido por escolher atores diretamente das ruas. Ele ofereceu o papel do Conde Próspero ao advogado Alfredo Jelardi, que conheceu em um tribunal em Nápoles. Apesar de se identificar com o personagem Jelardi recusou a proposta, e sugeriu que De Sica interpretasse o papel, inspirado nele.
Classificação: 16 anos
TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO
Direção: Erica Bernardini
Elenco: Toquinho, Ornella Vanoni, Pedro Bial, Ivan Lins, Roberto Rivellino, Jane Duboc,.
País: Brasil / Itália Ano: 2024
Duração: 90 minutos
Gênero: Documentário
Sinopse: Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e adultos no Brasil e no mundo. Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como “Toquinho”. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revive momentos marcantes da carreira de Toquinho. As canções de Toquinho transitam por diferentes décadas e sua trajetória musical é um registro da história da música popular brasileira com reconhecimento nacional e internacional.
ADEUS, GAROTO (Ciao, Bambino)
Direção: Edgardo Pistone
Elenco: Marco Adamo, Anastasia Kaletchuk
País: Itália / Ano: 2024
Duração: 109 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: No final do verão de seus dezenove anos, Attilio, um jovem que vive em um bairro popular de Nápoles, recebe a missão de proteger uma jovem prostituta do Leste Europeu. Sem poder admitir abertamente, Attilio acaba se apaixonando por ela. No entanto, quando seu pai é libertado da prisão e precisa saldar uma dívida considerável, Attilio se vê diante de uma escolha difícil: o amor pela garota ou a lealdade ao pai. Sua liberdade e sua vida, até então estáveis, estão em jogo.
Classificação: 16 anos
EU, CAPITÃO (Io,Capitano)
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo
País: Itália / Bélgica
Ano: 2023
Duração: 121 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: O filme conta a jornada de aventura de dois jovens, Seydou e Moussa, que saem de Dakar para chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea através dos perigos do deserto, dos horrores dos centros de detenção na Líbia e dos perigos do mar.
Prêmios e Festivais: Foi, sem dúvida, o filme italiano mais importante de 2023; Leão de Prata do Festival de Veneza 2023; Nomeação ao OSCAR 2024 Melhor Filme Estrangeiro; Nomeação ao Golden Globe 2024 Melhor Filme Estrangeiro; David de Donatello 2024: 7 Prêmios, entre eles Melhor Filme e Melhor Diretor; Nastri d’Argento 2024: 6 Prêmios, entre eles Melhor Filme e Melhor Diretor; The Golden Globe Awards 2024: indicações para melhor filme em idioma diferente do inglês; EFA – European Film Awards 2023: Nomeações para Filme Europeu; O filme já participou em mais de 30 festivais em todo mundo.
Classificação: 16 anos