Zafari (por Casal Doug Kelly)

            Zafari (2024), longa-metragem dramático, co-produção Brasil, Peru, México, França, Chile e República Dominicana, distribuído pela Vitrine Filmes, exibido durante a 48º Mostra Internacional de Cinema de SP, com classificação indicativa 12 anos e 100 minutos de duração.

            Dirigido por Mariana Rondón, mergulha nas complexidades da sobrevivência em um contexto de crise. A trama transporta o espectador para um cenário distópico, onde a escassez de recursos essenciais como água e comida é uma realidade brutal. O envio, pelo governo, de um hipopótamo ao zoológico, localizado do lado de um prédio residencial, desencadeia uma série de eventos que expõem tensões entre vizinhos, seja pelo uso de uma piscina, seja pelo fato de o animal ser o único que realmente tem o que comer. Através dos olhos de Ana, uma personagem que busca soluções para os problemas cotidianos, somos levados a uma jornada, em que a realidade sombria do mundo em que vive logo se torna aparente, forçando-a tomar a decisão de fugir para evitar a barbárie crescente.

            Os atores, incluindo Daniela Ramirez e Francisco Denis, apresentam performances convincentes, transmitindo a deterioração emocional e física de seus personagens, que lutam para encontrar lugar e propósito dentro do caos que os rodeia. A cena em que uma zebra é mutilada, reflete a brutalidade da situação e da decadência moral.

            A direção de Mariana Rondón, traz uma excelente abordagem para a história que, combina elementos de sátira feroz com uma crítica social aguda (que apesar de ser abordada como atemporal, claramente trata de seu país de origem, Venezuela). A cinematografia de Alfredo Altamirano captura a essência de um mundo à beira do colapso, aproveitando ao máximo o ambiente único do filme. Enquanto a montagem de Isabela Monteiro de Castro oferece um ritmo que mantém o público em extremo estado de tensão. O design de som de Lena Esquenazi e a música de Pauchi Sasaki complementam a atmosfera tensa do filme.

            Em resumo, “Zafari” é uma crítica social e política incisiva, que não só destaca a crise venezuelana, mas também traça um paralelo entre os humanos e os animais do zoológico, sugerindo uma reflexão sobre a capacidade de sobrevivência em condições extremas.

Assista ao trailer aqui .

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *