O longa é uma co-produção brasileira e será distribuído no país pela Vitrine Filmes
O filme ZAFARI, co-produção entre Brasil, Peru, México, França, Chile, República Dominicana e Venezuela, será exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, contando com a presença da diretora venezuelana Mariana Rondón nas sessões dos dias 27 e 28 de outubro.
O longa, que já foi apresentado no Festival de San Sebastián, acontece em uma sociedade distópica onde não há mais água, comida ou esperança. A chegada de um hipopótamo ao zoológico desencadeia uma avalanche de conflitos entre vizinhos de classes sociais opostas, porque ele é o único que ainda tem o suficiente para comer. O humor e o suspense guiam a busca da protagonista Ana por soluções para os problemas cotidianos, mas, quando se dá conta de que está prestes a entrar em um mundo dominado pela barbárie, ela decide fugir.
ZAFARI é distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes e conta com a produção da brasileira Klaxon Cultura Audiovisual, além da Sudaca Films, Paloma Negra Films, Still Moving e Quijote Films.
A diretora Mariana Rondón tem no currículo filmes como POSTALES DE LENINGRADO (2007) e PELO MALO (2013), que conquistou o prêmio Concha de Oro no Festival de San Sebastián. Rondón, junto com a roteirista Marité Ugás, traz em ZAFARI um olhar sobre a complexidade humana em tempos de crise.
Segundo o cineasta Michael Labarca, que comentou a obra no Letterboxd, “o ritmo e a tensão de ZAFARI te mantêm em expectativa constante. […] É uma metáfora linda da luta por território, onde o binário de bons e maus não se aplica”. Essas reflexões ecoam a realidade de muitas regiões do mundo, com destaque para a Venezuela, país de origem da diretora.
As exibições na Mostra de São Paulo acontecerão nas seguintes datas:
- 27/10 às 20:10 no Espaço Augusta – Sala 2
- 28/10 às 15:40 no Cinesystem Frei Caneca – Sala 2
- 29/10 às 13:30 na Reserva Cultural – Sala 2