Expocine 24 inicia apresentando as expectativas para o setor no próximo ano

Evento seguirá até o dia 11 de outubro debatendo a nova realidade do mercado e as demandas para o futuro

Maior convenção de negócios de cinema da América Latina, a Expocine começou ontem, dia 8 de outubro, a sua 11ª edição e deu início a uma diversa programação que, até sexta-feira, dia 11, abordará em palestras, painéis e oficinas sobre a nova realidade do mercado audiovisual brasileiro e as demandas para o futuro. A abertura, realizada no Cine Marquise, em São Paulo, reuniu exibidores e profissionais do mercado, além de nomes importantes do segmento audiovisual, como Leandro Pardi, superintendente de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, uma das apoiadoras do evento. 

“A Spcine é uma empresa de cinema e audiovisual ligada à prefeitura da Cidade. Existe desde 2016 e desde o primeiro ano apoia a Expocine, justamente por entender que espaços de troca como esse são fundamentais para a nossa existência e para o setor. Será uma honra poder compartilhar as nossas novidades com todos vocês”, comentou Pardi sobre a importância dos painéis e conteúdos da Expocine para o desenvolvimento e o crescimento do setor.

Marcelo Lima, idealizador e organizador da Expocine, destacou que nesta edição a convenção está alinhada com a retomada do setor. 

“Começamos o nosso trabalho para esta edição na primeira segunda-feira pós Expocine 23 para trazer o melhor conteúdo. Este ano, junto aos expositores, conseguimos dobrar o tamanho da feira de negócios, então estamos voltando aos patamares pré-pandemia de geração de negócios. Este ano, também tivemos um recorde de distribuidoras querendo apresentar suas novidades para o mercado exibidor. Destaque em especial para o cinema nacional, em que teremos uma presença forte de produções de alta qualidade nas telas de cinema pelos próximos meses.”.

Marcelo Lima, idealizador e organizador da Expocine (Créditos: Ellen Soares e Fabiano Bataglin)

Para encerrar o dia de abertura do evento, a H2O Filmes abriu as apresentações das distribuidoras, que também irão acontecer na sala Barco do Cine Marquise, apresentando em primeira mão ao mercado brasileiro seu line-up de lançamentos para o fim do ano e já antecipando novidades para 2025. 

Expocine Decupa

Durante o dia de terça-feira, ainda ocorreu a 2ª edição do Expocine Decupa, que reuniu estudantes e profissionais que possuem interesse ou já atuam no setor audiovisual para bate-papos com os diversos profissionais responsáveis pela animação brasileira “Arca de Noé”. O filme estreia somente em 7 de novembro nos cinemas.

Seguindo uma programação pensada especialmente para os participantes, os presentes assistiram 15 minutos inéditos do longa e puderam conhecer em detalhes as principais etapas de trabalho da produção, desde roteiro, produção e distribuição até a trilha sonora e dublagem. Entre os palestrantes convidados, estava o diretor Sérgio Machado, que contou algumas curiosidades sobre a concepção do projeto, que já é considerado a maior animação nacional da história.

“A ideia sempre foi trazer uma homenagem para Vinicius (de Moraes) em tela, que fizesse jus ao peso dele para a cultura brasileira, com muita brasilidade, mas ao mesmo tempo que também fosse universal. E a maior prova de que conseguimos é que o filme já foi vendido para mais de 70 países antes mesmo do seu lançamento.”, comentou.

Diretor da animação ‘Arca de Noé’ Sérgio Machado no Expocine Decupa (Créditos: Ellen Soares e Fabiano Bataglin)

Programação até o fim da semana

Até sexta-feira, dia 11 de outubro, a Expocine promove mais de 30 horas de programação voltada aos diferentes segmentos do mercado audiovisual em dois espaços: o Cine Marquise e o Renaissance Hotel, separados por apenas 150 metros de distância, na região da Avenida Paulista. As palestras, que acontecem no Renaissance Hotel, trazem à tona pautas como o futuro da indústria, formação do público desde infância, políticas públicas no audiovisual, sustentabilidade, a ascensão de produções de True Crime e Cinebiografias, o impacto das redes sociais no consumo de cinema, entre outras.

O Cine Marquise seguirá abrindo suas portas para as aguardadas apresentações das distribuidoras. Paris Filmes, Kolbe Arte, Elo Studios e Imagem Filmes, Sony Pictures, O2 play, Diamond Films, Disney, Warner Bros., Universal Pictures e Vitrine Filmes são as próximas a mostrar suas novidades para o mercado. Completando a programação do espaço, nos próximos dias ainda acontecerão novas oficinas com executivos e profissionais do setor.

Já no Renaissance Hotel, o mercado se encontra para a tradicional feira de negócios, que neste ano foi ampliada para dois andares, e traz mais de 70 expositores e marcas de serviço e produtos apresentando suas principais novidades para os mercados de exibição, distribuição e produção cinematográfica. A Expocine 2024 conta com patrocínio de Barco, Big Poc, Christie, GDC, Harkness, HotSound, Ingresso.com, Kinoplex, LATC, Osram, Screen X, Sharp, Prawer Chocolates e Venda Bem.

Confira a programação completa pelo site do evento.

Compartilhe