Canal exibe também uma mostra especial no dia 13 de outubro, com filmes que foram destaque nas últimas edições
O Canal Brasil marca presença na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (de 17 a 30 de outubro) com nove coproduções, entre elas alguns dos filmes mais aguardados da temporada: “A Procura de Martina”, de Márcia Faria; “Baby”, de Marcelo Caetano; “Betânia”, de Marcelo Botta; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Malu”, de Pedro Freire; “Manas”, de Marianna Brennand; “No Céu da Pátria Nesse Instante”, de Sandra Kogut; “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi; e “Retrato de Um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes. Também fazem parte da programação dois filmes licenciados pelo canal: “Barba Ensopada de Sangue”, de Aly Muritiba, e “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert.
Na Mostra Brasil, o longa-metragem “A Procura de Martina”, de Márcia Faria, relata a história de uma idosa argentina de 75 anos que está em busca do seu neto, nascido em um cativeiro durante a ditadura militar no Brasil, há mais de 30 anos. Martina recebe o diagnóstico de Alzheimer e, ao mesmo tempo, descobre que o neto está no Rio de Janeiro. Em “Baby”, de Marcelo Caetano, acompanha Wellington (João Pedro Mariano), apelidado de Baby. O jovem acaba de sair de um centro de detenção e se vê perdido. “Betânia”, de Marcelo Botta, retrata a história de uma mulher de 65 anos que nasceu em uma aldeia no Maranhão. Em “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal, um neto aproveita os últimos dias de vida de sua avó ao lado de dois amigos. Já “Malu”, de Pedro Freire, conta a história de uma mãe conservadora e defensora da ditadura militar e de sua filha, uma atriz que se encontra desempregada e vive apegada ao passado.
Vencedor do GdA Director’s Award no Festival de Veneza, em setembro, “Manas”, de Marianna Brennand, gira em torno da jovem Marcielle (Jamilli Correa), de 13 anos, moradora da Ilha do Marajó, no Pará, que se vê imersa em um contexto de exploração sexual de crianças e adolescentes. O documentário “No Céu da Pátria Nesse Instante”, de Sandra Kogut, mostra como foi o período eleitoral no Brasil em 2022 e os desdobramentos da invasão ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal no dia 8 de janeiro de 2023. Em “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, a trama se passa no sertão de Goiás onde homens abandonados por suas mulheres sentem dificuldade de lidar com as próprias fragilidades e se revoltam um contra o outro. A produção venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado deste ano. E o longa-metragem “Retrato de Um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes, retrata a saga de dois irmãos católicos que fogem de uma guerra no Líbano em 1949 e embarcam em uma viagem rumo ao Brasil.
Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no Canal Brasil
Como um esquenta para a nova edição da Mostra Internacional de Cinema, o Canal Brasil também vai exibir, no dia 13 de outubro, a partir das 10h30, nove longas-metragens que foram destaques em edições anteriores do evento. A Maratona Mostra Internacional de Cinema em São Paulo reúne as produções: “Chico Rei Entre Nós”, de Joyce Prado (Prêmio do Público – Melhor Documentário Brasileiro em 2020); “Valentina”, de Cássio Pereira dos Santos (Prêmio do Público – Melhor Filme de Ficção Brasileiro); “A Felicidade das Coisas”, de Thais Fujinaga (Prêmio Abraccine e Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante em 2021); e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu (Prêmio da Juventude – Melhor Filme Brasileiro em 2013).
Também fazem parte da programação especial o documentário “Loki – Arnaldo Baptista”, de Paulo Henrique Fontenelle (Prêmio do Público – Melhor Documentário de Longa-Metragem Brasileiro em 2008); “Urubus”, de Claudio Borrelli (Prêmio do Público – Melhor Filme de Ficção Brasileiro e Prêmio da Crítica de Melhor Filme Brasileiro em 2021); “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes (Prêmio do Júri – Melhor Longa de Ficção; Prêmio Especial do Júri de Melhor Ator para João Miguel; e Prêmio da Crítica – Melhor Filme Brasileiro em 2005); “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia (Prêmio do Júri – Melhor Filme e Prêmio da Crítica em 2006); e “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, de Héctor Babenco (primeiro filme premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 1977).
Coproduções do Canal Brasil na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2024:
“A Procura de Martina”
Direção: Márcia Faria
Sinopse: Martina, que tem Alzheimer, procura seu neto há mais de três décadas. Ao descobrir que ele está no Brasil, sua longa e solitária jornada se torna uma luta intensa contra o tempo e o esquecimento.
“Baby”
Direção: Marcelo Caetano
Sinopse: Após ser liberado de um centro juvenil, Wellington se vê sem teto em São Paulo. Em um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, que o ensina a sobreviver nas ruas. O vínculo entre eles se transforma em um caso turbulento.
“Betânia”
Direção: Marcelo Botta
Sinopse: Não muito longe da Amazônia, há um deserto brasileiro onde Betânia tenta renascer enquanto o mundo acaba.
“Kasa Branca”
Direção: Luciano Vidigal
Sinopse: Dé não tem família e cuida sozinho de sua avó, com Alzheimer, tratada pelo sistema público de saúde. Acompanhado de seus dois maiores amigos, Adrianim e Cardosinho, Dé enfrenta os problemas do cotidiano.
“Malu”
Direção: Pedro Freire
Sinopse: Malu, uma atriz desempregada de 50 anos que vive das memórias de seu passado glorioso, divide uma casa em uma favela do Rio de Janeiro com sua mãe conservadora, enquanto também lida com um relacionamento conturbado com sua própria filha.
“Manas”
Direção: Marianna Brennand
Sinopse: Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da figura da irmã que partiu, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.
“No Céu da Pátria Nesse Instante”
Direção: Sandra Kogut
Sinopse: Rodado ao longo do ano de 2022, o filme acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023. Através do olhar e da vivência de alguns personagens envolvidos no processo das eleições, mergulhamos num Brasil de tensão e expectativa, onde coexistem realidades paralelas, que têm dificuldade de se enxergar mutuamente. Um registro de um momento na história do país onde a democracia esteve seriamente em jogo.
“Oeste Outra Vez”
Direção: Erico Rassi
Sinopse: No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.
Maratona Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no Canal Brasil
Horário: Domingo, 13/10, a partir das 10h30
Chico Rei Entre Nós (2020) (94’)
Horário: Domingo, 13/10, às 10h30
Classificação: Livre
Direção: Joyce Prado
Sinopse: Chico Rei Entre Nós é um documentário sobre o rei congolês Chico Rei, que foi escravizado lutando pela sua liberdade e de seu povo, em Minas Gerais. O longa aborda as diversas consequências da escravidão brasileira na vida dos negros de hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva.
Valentina (2015) (95’)
Horário: Domingo, 13/10, às 12h05
Classificação: 12 anos
Direção: Cássio Pereira dos Santos
Sinopse: O filme conta a história de Valentina, uma jovem trans que se muda para o interior de Minas com a mãe, Márcia (Guta Stresser), para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a escola começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente (Rômulo Braga) para realizar a matrícula.
A Felicidade das Coisas (2021) (87′)
Horário: Domingo, 13/10, às 13h35
Classificação: 12 Anos
Direção: Thais Fujinaga
Sinopse: Paula sonha em construir uma piscina para os filhos na sua modesta casa de praia. Quando os planos se desfazem por conta de problemas financeiros, ela se vê cada vez mais sufocada pelo peso das responsabilidades.
O Menino E O Mundo (2013) (80’)
Horário: Domingo, 13/10, às 15h
Classificação: Livre
Direção: Alê Abreu
Sinopse: Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Loki – Arnaldo Baptista (2009) (122’)
Horário: Domingo, 13/10, às 16h20
Classificação: Livre
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Sinopse: A história de talento e superação de um dos maiores nomes do rock brasileiro. Arnaldo Baptista tem sua incrível trajetória revelada nesta cinebiografia, dirigida por Paulo Henrique Fontenelle. Produzido, finalizado e distribuído de forma independente pelo Canal Brasil – que, pela primeira vez, assinou a produção de um longa-metragem –, o documentário é embalado por músicas que marcaram época. Depoimentos fortes e imagens raras ilustram a rica e muitas das vezes misteriosa vida do compositor, cantor, baixista e pianista. A narrativa é, ao mesmo tempo, poética, dramática e divertida, costurada com delicadeza por entrevistas emocionantes, enquanto o artista pinta um imenso e emblemático quadro.
Urubus (2020) (113′)
Horário: Domingo, 13/10, às 18h20
Classificação: 16 anos
Direção: Claudio Borrelli
Sinopse: Trinchas e o seu bando de grafiteiros arriscam as suas vidas a escalar edifícios altos para aí assinarem os seus nomes. Quando ele se apaixona por Valéria, uma estudante de pós-graduação em arte, eles abanam a cena artística internacional.
Cinema, Aspirinas e Urubus (2005) (99’)
Horário: Domingo, 13/10, às 20h10
Classificação: 14 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera um bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Antero Tenente, representante do governo, foi abandonado preso de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião e, agora, quer vingança. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.
O Cheiro do Ralo (2006) (112’)
Horário: Domingo, 13/10, às 21h50
Classificação: 16 anos
Direção: Heitor Dhalia
Sinopse: O dono de uma loja de empenhos compra itens usados de habitantes locais desesperados, tanto para jogar jogos de poder perverso como para ganhar a vida, mas quando compra um banheiro, ele perde todo o controle.
Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia (1977) (120’)
Horário: Domingo, 13/10, às 23h30
Classificação: 16 anos
Direção: Hector Babenco
Sinopse: Anos 1960. Lúcio Flávio é mais um bandido que motiva o surgimento do Esquadrão da Morte. Paralelamente a um assalto, uma ação policial o captura. Entre fugas e prisões, seu destino está selado.
Compartilhe