Filmes “O Deserto de Akin”, “Salão de Baile: this is ballroom” e “Alma do Deserto” estão entre os destaques da programação
De 3 a 13 de outubro, o Festival do Rio realiza a sua 26ª edição, reunindo mais de 250 títulos nacionais e internacionais. Entre a programação, estão três filmes distribuídos pela RETRATO FILMES, distribuidora focada em obras independentes e autorais que busca expandir a circulação de produções brasileiras e co-produções latinas.
O DESERTO DE AKIN, dirigido por Bernard Lessa, faz sua estreia mundial na mostra Novos Rumos, da Première Brasil. O filme acompanha Akin, um médico cubano do Programa Mais Médicos, que vive no interior do Brasil e enfrenta uma difícil escolha após o fim do programa: voltar para Cuba ou permanecer no Brasil e se reinventar. A trama, que discute imigração e pertencimento, é estrelada por Reynier Morales, Ana Flávia Cavalcanti e Guga Patriota. A sessão aberta ao público acontece no dia 12 de outubro, às 16h15, no cinema Estação Net Rio 5, seguida de um debate com a equipe.
Outro destaque é SALÃO DE BAILE: this is ballroom, primeiro longa documental brasileiro sobre a cena ballroom do Rio de Janeiro, comunidade representada principalmente por pessoas pretas e LGBTQIAPN+. Dirigido por Juru e Vitã, o filme participa da Competição de Longas Documentários e já percorreu festivais internacionais, sendo eles: Festival Internacional de Documentários de Copenhagen – CPH:DOX, na Dinamarca. Em maio, entrou no Vox Feminae, sendo também o único brasileiro do festival na Croácia. Em junho, o documentário foi exibido em três mostras diferentes. A primeira é a TRANSlations: Seattle Trans Film Festival, nos EUA. Em seguida, o doc passou no Sheffield DocFest, sendo o único filme brasileiro do evento realizado no Reino Unido. No Brasil, o longa encerrou a 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.
Já ALMA DO DESERTO, coprodução entre Brasil e Colômbia, dirigida por Mônica Taboada-Tapia, integra a seção Première Latina. O longa acompanha Georgina, uma mulher trans da etnia Wayúu, que luta para recuperar sua identidade após um incêndio criminoso destruir seus documentos. O filme, que destaca a luta por direitos fundamentais, terá sua estreia nacional no dia 5 de outubro, às 21h30, no Estação NET Gávea, e outras sessões ao longo do festival.
Confira, abaixo, os horários e locais de exibição dos três filmes no Festival.
O DESERTO DE AKIN
Ficção 78′
Brasil – 2024
Direção: Bernard Lessa
Elenco: Reynier Morales, Ana Flávia Cavalcanti, Guga Patriota
- 11/10 – 18h45 – Estação NET Gávea 1 e 2 (sessão com convidados)
- 12/10 – 16h15 – Estação NET Rio 5 Botafogo (sessão aberta, seguida de debate)
SALÃO DE BAILE: this is ballroom
Documentário 94′
Brasil – 2024
Direção: Juru e Vitã
- 08/10 – 19h15 – Estação NET Gávea 4 e 5 (sessão com convidados)
- 09/10 – 13h30 – Cine Odeon – CCLSR
ALMA DO DESERTO
Ficção 87′
Brasil/Colômbia – 2024
Direção: Mónica Taboada-Tapia
- 05/10 – 21h30 – Estação NET Gávea 1 (sessão com convidados)
- 06/10 – 18h45 – Cinesystem Praia de Botafogo 5
- 07/10 – 14h – Cine Santa Teresa
- 14/10 – 17h – Estação NET Gávea 3