Segundo longa do cineasta em inglês traz Elle Fanning, Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Lukas Gage, Tracy Letts, Elena Anaya e Pamela Anderson
Poucas semanas depois de estrear nos cinemas “Motel Destino”, seu mais recente projeto produzido no Brasil, Karim Aïnouz já deu início às filmagens de “Rosebush Pruning”, seu segundo longa-metragem internacional depois de “Firebrand” (2023). Rodado na Espanha, o filme conta com uma constelação de atores: Elle Fanning (“A Complete Unknown”, “The Great”), Callum Turner (“Masters of the Air”, “The Boys in the Boat”), Riley Keough (“Daisy Jones & The Six”, “Zola”), Jamie Bell (“All of Us Strangers”, “Rocketman”), Lukas Gage (“The White Lotus”, “Euphoria”), Tracy Letts (“Lady Bird”, “Ford vs Ferrari”), Elena Anaya (“A Pele Que Habito”, “MotherFatherSon”) e Pamela Anderson (“The Last Showgirl”, o futuro “The Naked Gun”). A produção é da MUBI, The Match Factory e The Apartment (uma empresa Fremantle).
“Estou muito animado para dar vida a este roteiro audacioso e instigante, que desafia nossas noções de família tradicional e de patriarcado, com este brilhante elenco de atores que admiro há muito tempo”, celebra o diretor.
Efthimis Filippou (“Kinds of Kindness”, “O Sacrifício do Cervo Sagrado”, “O Lagosta”) assina o roteiro, enquanto Viola Fügen e Michael Weber produzem para a The Match Factory, que também cuida das vendas internacionais do longa. Simone Gattoni, da Kavac Film, responsável pela aquisição dos direitos de adaptação, também responde pela produção ao lado de Annamaria Morelli, da The Apartment (uma empresa Fremantle). Andreas Wentz e Juan Cano “Nono”, da Surfilm, são co-produtores na Espanha, enquanto Rachel Dargavel, da Crybaby, coproduz no Reino Unido. O filme é financiado pela MUBI, junto com The Apartment (uma empresa Fremantle), Metafilms, Anna Films e In Bloom, com apoio financeiro da German Federal Film Board, Film- und Medienstiftung NRW, Medienboard e do BFI.
Após várias colaborações com Aïnouz, Hélène Louvart (“A Vida Invisível”, “Firebrand” e “Motel Destino”) assina novamente a direção de fotografia. Outros membros da equipe criativa incluem a maquiadora Barbara Kreuzer (“Terra de Minas”, “I’m Your Man”), a figurinista indicada ao Oscar® Bina Daigeler (“Tár”, “Mother Mary”) e o diretor de arte Rodrigo Martirena (“A Vida Invisível”, “Veredicto”).
Nota aos editores: Kristen Stewart e Josh O’Connor, previamente anunciados, foram substituídos por Riley Keough e Callum Turner, respectivamente.
Sobre Karim Aïnouz
KARIM AÏNOUZ é um premiado diretor e roteirista. Nascido de mãe brasileira e pai argelino, estreou como diretor de longas-metragens com Madame Satã. Entre seus trabalhos estão Nardjes A., Aeroporto Central THF, O Abismo Prateado (Quinzena dos Realizadores de Cannes 2011) e O Céu de Suely (Horizontes de Veneza 2006). Em 2008, codirigiu a série de TV Alice para a HBO Latin America. Seu mais recente longa, Motel Destino, estreou na Competição de Cannes em maio de 2024, após os sucessos anteriores Firebrand (Competição de Cannes 2023) e A Vida Invisível, vencedor do prêmio principal da mostra Un Certain Regard em Cannes 2019 e de mais de 50 prêmios em todo o mundo.
Sobre The Match Factory
A The Match Factory é uma empresa de produção e vendas internacionais dedicada a trazer o melhor do cinema de autor para o mercado global. Nossa paixão é trabalhar com filmes de assinatura e visão de diretores de várias partes do mundo. Desde 2022, a The Match Factory faz parte da MUBI.
Estamos orgulhosos de representar filmes de cineastas como Maren Ade, Karim Aïnouz, Fatih Akin, Alice Rohrwacher, Thomas Arslan, Ritesh Batra, Marco Bellocchio, Laura Bispuri, Lukas Dhont, Sergey Dvortsevoy, Abel Ferrara, Michel Franco, Miguel Gomes, Ryusuke Hamaguchi, Tatiana Huezo, Jim Jarmusch, Aki Kaurismäki, Amat Escalante, Samuel Maoz, Pietro Marcello, Lucrecia Martel, Sebastian Meise, Nanni Moretti, Kornél Mundruczó, Christian Petzold, Kelly Reichardt, Carlos Reygadas, Gianfranco Rosi, Julian Rosefeldt, Felix van Groeningen, Wang Xiaoshuai e Apichatpong Weerasethakul, entre outros.
Sobre MUBI
MUBI é um serviço de streaming global, produtora e distribuidora de filmes dedicada a elevar o grande cinema. A MUBI cria, curadoria, adquire e promove filmes visionários, levando-os a audiências ao redor do mundo. A MUBI é um espaço para descobrir filmes ambiciosos de diretores icônicos e novos talentos, cuidadosamente escolhidos pelos curadores da plataforma. Com o MUBI GO, membros em países selecionados podem ganhar ingressos gratuitos semanalmente para ver os melhores novos filmes nos cinemas. Além disso, o Notebook, em formato impresso e digital, explora diversos lados da cultura cinematográfica.
Lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem: The Substance, de Coralie Fargeat, Priscilla, de Sofia Coppola, Passages, de Ira Sachs, Strange Way of Life, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Fallen Leaves, de Aki Kaurismäki, e High & Low — John Galliano, de Kevin Macdonald.
Entre as produções da MUBI estão Rosebush Pruning, de Karim Aïnouz, Bring Them Down, de Christopher Andrews, Witches, de Elizabeth Sankey, e Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross.
Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI se tornou a maior comunidade de amantes do cinema, disponível em 190 países e com mais de 16 milhões de membros ao redor do mundo. Em janeiro de 2022, adquiriu a empresa de vendas e produção The Match Factory e, em fevereiro de 2024, comprou uma participação majoritária na distribuidora de filmes Cinéart, do Benelux.
Sobre The Apartment
The Apartment é uma empresa fundada em 2020, parte do grupo Fremantle, que foca na criação e desenvolvimento de séries e longas-metragens em escala global, investindo na aquisição de propriedades intelectuais e em acordos exclusivos com talentos e roteiristas de renome internacional.
Entre as produções da The Apartment estão o filme indicado ao Oscar A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino, Priscilla, de Sofia Coppola, Noite Exterior, de Marco Bellocchio, Bones and All, de Luca Guadagnino, e várias séries aclamadas.
Compartilhe