No livro “Liberte-se de crenças que aprisionam!”, o escritor Silvio Ferrérie recorre a um conhecimento histórico e prático para ajudar pessoas a conviverem com a dualidade interna
Quem consegue se encaixar na vida perfeita das redes sociais? E como dimensionar a complexidade de alguém com base nas publicações de um perfil na internet? Longe dessa imagem produzida no meio digital, Silvio Ferrérie publica o livro Liberte-se de crenças que aprisionam! Explorando a dualidade da Luz e Sombra para explicar como o ser humano não pode ser encaixotado em padrões, porque ele é mais profundo e dual do que algumas “caixas” sociais.
Com uma obra dividida em 17 capítulos curtos, o autor explora de que forma a ideia de luz e sombra está presente em diferentes épocas e crenças. Ao atravessar conhecimentos de todas as regiões do mundo, como o hinduísmo da Índia, a cultura maori da Nova Zelândia, a mitologia asteca do México, os conceitos filosóficos da China, as religiões de matrizes africanas e as tradições dos povos originários das Américas, ele reforça que a dualidade é essencial para a compreensão das pessoas.
De acordo com o pesquisador sobre espiritualidade, esse antagonismo integra as estruturas sociais, os dilemas éticos coletivos, as artes, a convivência com os outros e até o ecossistema natural. E é a busca constante pelo equilíbrio entre as duas energias que define questões como o sistema judicial, as compreensões entre bem e mal e as relações sociais.
“(…) Viver em harmonia com a dualidade não significa eliminar completamente as diferenças e as polaridades, mas sim encontrar um espaço de equilíbrio e aceitação. É um processo contínuo de crescimento e autoconsciência, onde aprendemos a dançar com as dualidades da vida e a encontrar beleza e significado na interconexão de todas as coisas. (…)”
(Liberte-se de crenças que aprisionam!, p. 120)
Após apresentar uma contextualização histórica e filosófica, ele convida os leitores a exercerem um autoconhecimento prático por meio de perguntas voltadas à transformação interna. Com espaço para anotação das respostas, a obra questiona sobre quais áreas do cotidiano precisam de mais atenção; como distinguir entre pensamentos construtivos e limitantes; que mudanças podem ser feitas na rotina para se entender melhor; e projeções de futuro focadas em desenvolvimento contínuo. Aceitar o aspecto dual, segundo Silvio Ferrérie, é o caminho para encontrar a própria autenticidade, distanciar-se de padrões nocivos e lidar com os altos e baixos da vida.
Enquanto convida o público a pensar sobre as ações individuais a serem adotadas no dia a dia, ele recomenda atividades que podem ser adaptadas com base nos contextos de cada um, como tempo de silêncio; prática da meditação; revisão semanal; feedback; período de desconexão digital; e práticas de gratidão, perdão e empatia. “Com insights sobre crescimento pessoal, converso com quem está passando por mudanças, crises ou jornadas de autoconhecimento e procura orientações e ferramentas para buscar um caminho mais equilibrado e consciente”, explica o autor.
FICHA TÉCNICA
Título: Liberte-se de crenças que aprisionam!
Subtítulo: Explorando a dualidade da Luz e Sombra
Autor: Silvio Ferrérie
ISBN: 978-65-5872-718-7
Páginas: 196
Onde comprar: Amazon
Sobre o autor: Nascido em São Paulo, Silvio Ferrérie é publicitário com atuação nas áreas de comunicação visual e têxtil. Em paralelo, sempre se dedicou a pesquisar temas extrafísicos, espiritualistas e filosóficos. Com participação ativa em centros espíritas universalistas, desenvolveu-se no campo de terapias holísticas e hoje realiza tratamentos com apometria. Liberte-se de crenças que aprisionam!: Explorando a dualidade da Luz e Sombra marca sua estreia como escritor.
Instagram do autor: @silvioferrerie